Quais os benefícios de
alinhar o marketing com as vendas.
Uma empresa deve sempre buscar
maneiras de tornar seus processos mais eficientes. Tendo em vista que cada
departamento tem suas funções e responsabilidades em uma organização, os
setores de marketing e vendas são aqueles que criam e transformam as
oportunidades em lucro.
Assim, surgiu a ideia de unir
essas equipes em prol de melhores resultados. No post de hoje, portanto,
vamos mostrar como o Smarketing pode ajudar a obter resultados positivos nos
negócios. Confira para entender como aplicar essa estratégia!
As vantagens em unir marketing e vendas
O Smarketing surgiu com o
propósito de otimizar os recursos e criar estratégias mais eficientes,
garantindo maior lucratividade para a empresa. Não por acaso, muitas equipes já
aderiram a esse plano e estão colhendo os frutos. Mas, afinal, quais são as
vantagens possibilitadas?
É o que vamos mostrar agora:
1.
Estratégias de vendas mais
eficientes
Uma estratégia de vendas começa
no primeiro contato do potencial cliente com a marca. É criada uma jornada do
cliente, desde o reconhecimento de um problema, passando pela identificação da
solução, busca por informações, avaliação das ofertas e a decisão de compra.
Para que os leads percorram todo
o caminho e concluam um pedido, é preciso planejamento e ação, desse
modo, o setor de marketing faz a qualificação dos leads, fornecendo as
informações necessárias e obtendo dados sobre o potencial cliente.
Quando ele está pronto para a
compra, o lead é entregue à equipe de vendas, que faz um contato mais objetivo
e direcionado, com as informações obtidas anteriormente.
Com a união entre marketing e
vendas, essas estratégias serão mais eficientes, pois todo o processo será
planejado em conjunto. Com efeito, uma equipe precisa da colaboração da outra
para ser efetiva.
2. Melhor comunicação interna
Um dos principais passos para
unir marketing e vendas é incentivar a comunicação. Para isso, são planejadas
reuniões frequentes com todos os membros envolvidos. Afinal, quando se trabalha
isoladamente há muitos conflitos.
O marketing poderia alegar, por
exemplo, que cria as oportunidades, mas que o setor irmão não consegue
converter em pedidos. Já o setor de vendas se defende dizendo que os leads não
têm a qualificação necessária para a conversão.
Com a união, os times buscam
objetivos em comum, então os conflitos são deixados de lado em prol de
resultados. Consequentemente, a comunicação e a harmonia melhoram bastante.
3. Melhor aproveitamento das oportunidades
O mercado oferece diversas
oportunidades. Cabe às equipes aproveitá-las e convertê-las em lucro. O
Smarketing é capaz de aumentar consideravelmente esse aproveitamento. As metas
individuais que antes eram focadas não terão mais valia. Agora, o objetivo é aumentar
o lucro da empresa, que é um benefício para todos.
4. Compartilhamento das informações
No mundo dos negócios, informação
é poder e pode ser o grande diferencial para o sucesso. Então, nada mais
interessante que compartilhar dados entre as equipes que buscam os mesmos
objetivos.
Nesse sentido, a união entre
marketing e vendas tem como pilar o compartilhamento de todos os
dados relevantes. Qualquer informação que pode ajudar a criar estratégias mais
eficientes e alcançar os objetivos serão divididas.
Separadamente, com objetivos
distintos, o setor de marketing pode não passar todos os dados para o de
vendas, fazendo com que esse perca um negócio por isso. Da mesma forma, vendas
poderia guardar dados que fariam a diferença em uma estratégia de marketing.
O sucesso no negócio com o Smarketing
Como vimos em nosso artigo, a
união entre marketing e vendas pode promover vantagens incríveis a uma empresa.
Sem dúvida, as estratégias de vendas se tornarão mais eficientes, com todos os
envolvidos trabalhando em conjunto. A comunicação interna também será erguida e
isso pode influenciar em vários aspectos, até mesmo na satisfação e empenho dos
colaboradores.
Outro ponto que merece destaque é
o aproveitamento das oportunidades. Elas serão melhor trabalhadas e
desenvolvidas se os objetivos forem agrupados. A quarta vantagem é o
compartilhamento das informações, que se torna primordial na estratégia de
Smarketing.
Então, se as suas equipes ainda
trabalham isoladas, não perca mais tempo e promova essa união. Os resultados
serão incríveis.
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