Coisas que reduzem o
abandono de carrinhos em lojas virtuais.
Você fez todos os esforços para
atrair o seu cliente para a loja virtual. Ele navegou, escolheu os produtos e
chegou até mesmo a coloca-los no carrinho, mas abandonou a compra antes da
conclusão.
Alguns elementos que reduzem o
abandono de carrinho precisam ser colocados em prática na sua empresa para
reduzir esses números.
Se você imagina que esse é um
problema exclusivo do seu negócio, saiba que infelizmente isso ocorre com uma
frequência maior do que você imagina. As razões para que isso ocorra são inúmeras,
mas podemos elencar algumas delas como sendo as mais comuns, para combatê-las,
há estratégias que comprovadamente vêm se mostrando bem-sucedidas. Vamos
conhecer algumas delas.
Instale uma barra SSL
“visual”
Elementos visuais sempre são um
incentivo para que o cliente siga em frente nas compras. Uma das razões que
frequentemente faz com que os consumidores desistam de uma compra no meio do
caminho é o fato de não conhecerem ou não confiarem completamente na loja em
questão. Em uma primeira compra, é difícil mesmo de resolver esse dilema.
Além dos certificados de
segurança necessários para uma compra virtual, que a sua loja deve ter, inclua
elementos visuais que indiquem para um consumidor mais leigo que as coisas
estão correndo como o esperado.
Há desde alternativas que
indicam que o domínio é válido e seguro textualmente até aquelas que exibem um
sinal verde na barra de endereços. Esses elementos deixam o usuário mais
confortável na hora da compra, ainda que ele não saiba exatamente qual é o significado
de cada um dos itens.
Exiba selos e
certificações
Se a sua loja virtual respeita
todos os procedimentos de segurança e conta com certificações e prêmios
decorrentes do bom trabalho e do baixo índice de reclamações, exiba essas
informações durante o processo de compra. Muitas lojas cometem o erro de deixar
esses dados apenas no rodapé da página e muitas vezes os consumidores sequer os
veem.
Tudo aquilo que possa ser
mostrado para que o consumidor se sinta mais seguro na hora da compra conta.
Isso inclui certificados SSL, ícones de formas de pagamento verificadas, badges
obtidas em avaliações, logomarca de parceiros e certificações antivírus e
antimalware.
Um estudo do Baymard Institute revelou
que 18% das pessoas abandonam os carrinhos por não confiar na página de
inserção de dados do cartão de crédito. Portanto, não dê margem para que os
seus clientes duvidem da sua credibilidade.
Siga padrões de cores
confortáveis para os clientes
Você já deve saber disso, mas
não custa reforçar que é importante que você contrate uma empresa profissional
para desenvolver o seu site. Quando se trata da opção do carrinho de compras,
então, essas precauções devem ser redobradas para que tudo funcione da melhor
forma possível.
Há diversos estudos de psicologia
do consumidor que apontam que certas cores despertam sensações mais agradáveis
do que outras em quem as vê. A posição de cada um dos elementos também não deve
ser aleatória, mas sim definida de acordo com o comportamento esperado em cada
uma das páginas.
Portanto, peça para a sua
equipe de desenvolvimento ou para a sua agência de marketing digital elaborar
propostas que possam resolver esses gargalos, reduzindo as chances de que o
consumidor deixe de lado a compra por não confiar naquilo que está visualizando.
Reforce as garantias e as
políticas de devolução
Enquanto o consumidor está
inserindo os dados do cartão de crédito, na cabeça de muitos deles vem a
seguinte pergunta: “mas e seu eu não gostar, tenho como devolver?”
Sites sérios têm essa informação,
mas ela nem sempre está em algum lugar visível ou de fácil acesso. Muitas vezes
é preciso procurar bastante até encontrar um link escondido que fala sobre
isso.
Antecipe-se às dúvidas dos seus
clientes e ofereça a eles segurança. Deixe em locais visíveis links claros que
levem objetivamente às respostas para essas perguntas. Prazo e condições para
devolução e as garantias que a loja cobre devem ser explicitadas sempre que
possível.
Isso traz o consumidor para o
seu lado e faz com que ele confie na sua empresa, pois aquelas que não são
sérias costumam esconder esse tipo de informação.
A
ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas redes
sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo para
atrair novos clientes.
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