Facebook Stories começa a ganhar força dos
influenciadores
Anúncios com preços mais atrativos tem tornado a
plataforma mais interessante para aqueles que podem diversificar os seus
investimentos em mídias sociais.
Nos últimos meses, o Facebook Stories
vem apresentando um crescimento tanto no uso quanto na procura por parte dos
anunciantes. Uma das razões para isso tem a ver com o seu principal
“concorrente”: o Instagram Stories. Ambas as plataformas pertencem à mesma
empresa.
O fato é que muitos anunciantes
perceberam que o custo de anunciar no Instagram aumentou.
Isso fez com que menos dinheiro fosse
colocado na plataforma e os influenciadores, recebendo menos, começaram a
buscar outras formas de divulgação.
Dessa forma, o Facebook Stories se colocou
como uma opção viável para receber anúncios.
A transição do dinheiro
entre as plataformas
De acordo com um artigo
publicado pelo Digiday, o dinheiro se move lentamente do Facebook para o Instagram
e vice-versa.
A ideia inicial do
Facebook era fortalecer a plataforma Instagram Stories, tornando o aplicativo
uma referência em vídeos. Porém, os anunciantes não acompanharam a empresa na
mesma velocidade que ela fez essas mudanças.
Assim como a mudança – ou a
diversificação – de anúncios do Facebook para o Instagram tem sido lenta,
aqueles que já haviam migrado têm voltado os seus olhos novamente para o
Facebook.
Na plataforma social, o número de
usuários é maior e o custo para se atingir mais pessoas acaba sendo mais
interessante.
Além disso, alguns especialistas
apontam que a conversão dos anúncios no feed principal já não é mais tão
atrativa quanto foi no passado, o que coloca o Stories como o caminho mais
viável para impactar o público dentro do Facebook.
Uma alternativa mais barata para os anunciantes
Os pequenos anunciantes, que desde o
início viram no Instagram Stories uma alternativa mais barata para divulgar os
seus produtos, estão preocupados com o aumento nos preços.
Por essa razão, o Facebook Stories
aparece como uma alternativa mais em conta e capaz de entregar números
similares – no entanto, para isso eles dependem que os influenciadores passem a
ser mais ativos também nesse canal.
A reportagem do Digiday cita o exemplo
da empresa Hopper, de reserva de passagens aéreas, que hoje direciona 40% da
sua verba para o Instagram Stories e 10% para o Snapchat.
O Facebook Stories só agora está
entrando nessa equação, e as perspectivas para ele são as melhores possíveis.
"Começamos a analisar o Facebook Stories como resultado para ver se seria
mais barato e, de certa forma, mais eficiente como compra de mídia quando não
há tantos anunciantes por lá", explica Simon Lejeune, responsável por
aquisição de usuários da Hopper.
Segundo números do próprio Facebook, o
Instagram Stories tem cerca de 400 milhões de usuários diários enquanto o
Facebook Stories está em 150 milhões de usuários/dia.
Esse número é um pouco menor que o do
Snapchat, que está em 190 milhões de usuários por dia. Por essa razão, o CPM do
Facebook Stories acaba sendo menor – e mais atrativo.
Embora não seja um pool grande o
suficiente para começar a tirar conclusões, podemos acompanhar como o público
entre os dois pode ser diferente, já que o Instagram provavelmente é mais
jovem, com mais usuários com experiência em tecnologia do que os usuários mais
antigos do Facebook.
Quando veiculamos uma campanha no
Instagram Stories, é fácil estendê-la para o Facebook Stories e comparar os
dois formatos”, completa.
Pense na melhor
estratégia para o seu negócio
Como já mencionamos, muito do sucesso
no Facebook Stories depende dos influenciadores que você, como empresa,
escolher. Por exemplo, aqueles que estão à mais tempo atuando por ali
certamente já conquistaram um público fiel acostumado a ver as mensagens por
meio dessa rede social.
Por isso, o mais importante é fazer
testes. Com a ajuda de uma agência especializada em marketing digital fica mais
fácil saber qual é o melhor caminho a seguir, de acordo com a sua verba, suas
necessidades e o seu público-alvo.
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