WhatsApp
para negócios agora possibilita que você fale diretamente com seu público-alvo.
Mensageiro mais popular do mundo aposta em recursos de gerenciamento para
que empresas possam conversar com seus clientes.
Com mais de 1 bilhão de usuários, o WhatsApp
é hoje uma das mais importantes ferramentas de comunicação que existem no
mundo. No Brasil, não é diferente e além das mensagens que trocamos no dia a
dia com os amigos o WhatsApp para negócios vem crescendo a passos largos.
Vendo que esse é um filão recheado de
oportunidades, a equipe de desenvolvimento do Facebook, empresa proprietária do
WhatsApp, está trazendo mais alguns benefícios e melhorias para o recurso
WhatsApp for Business na sua versão para Android. A ideia é disponibilizar essa
opção também em “call to actions” no Facebook.
Confira quais são os recursos que o
WhatsApp for Business está trazendo para os usuários:
Gerenciamento de
conversas em grande escala
A primeira novidade é a API do WhatsApp
for Business. Graças a ela, marcas e empresas podem implementar novidade no
atendimento ao cliente, centralizando as ações de comunicação no WhatsApp.
Assim, qualquer pessoa que iniciar uma
conversa com a sua empresa via aplicativo aparece em uma central de mensagens,
mais fácil de ser gerenciada pelos operadores.
Além disso, a API permite customizar o
envio de mensagens personalizadas e traz alguns recursos extras como
confirmação de envio, lembrete de hora marcada ou mesmo horário para retirada
de produtos. O melhor de tudo: essas mensagens não têm cobrança extra por
leitura.
Para aqueles mais ágeis outra vantagem:
se a resposta for dada em menos de 24 horas também não há cobrança.
Os encargos incidem apenas sobre
aqueles que demorarem mais do que esse prazo para responder aos seus clientes.
Ou seja: todos ganham.
No Brasil, esse recurso vem sendo
testado por algumas empresas já há alguns meses. Companhias como B2W, Wish,
Uber e MakeMyTrip são exemplos.
A avaliação, segundo o Facebook, tem
sido positiva por parte dos usuários, pois o serviço se mostra ágil e
confiável.
Ainda segundo informações do Facebook, em outros
países algumas empresas transformaram o WhatsApp em sua maior fonte de tráfego.
É o caso da empresa Sale
Stock, da Indonésia, que descobriu ainda que 90% dos clientes leem as mensagens
enviadas.
“O uso do WhatsApp teve um grande
impacto em nossa empresa e em nossos clientes, restando ainda muito potencial a
ser explorado.
A taxa de entrega, o envolvimento e a
facilidade de integrações não podem ser comparados a outros canais”, destaca
Wahyu Saputra, diretor de produtos da Sale Stock.
Anúncios do Facebook
integrados ao WhatsApp for Business
Para tornar a integração entre as
ferramentas Facebook e WhatsApp ainda maior, a rede social liberou um recurso
nos anúncios que permite direcionar os usuários para o WhatsApp for Business de
maneira bastante simples.
A solução encontrada foi criar um botão
“call to action” chamado “Enviar Mensagem”, cujo destino é o WhatsApp.
Quem utilizar esse recurso terá acesso
ainda a opções específicas de métricas no Gerenciador de Anúncios, podendo
avaliar melhor a eficácia das campanhas.
Entre as novas opções estão as
estatísticas do número de conversas iniciadas e o número de respostas
atribuídas aos anúncios veiculados.
Por fim, o recursos de “Enviar
Mensagem” diretamente para o WhatsApp está liberado para que as empresas o
implementem em seus sites ou mesmo na página do Facebook.
Nesses casos, entretanto, não há
estatísticas disponíveis relacionadas ao número de conversas iniciadas ou de
respostas.
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