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terça-feira, 29 de janeiro de 2019

OS BENEFÍCIOS DAS MÉTRICAS DE PERFORMANCE PARA A SUA EMPRESA.



OS BENEFÍCIOS DAS MÉTRICAS DE PERFORMANCE PARA A SUA EMPRESA.

Alguns gestores de marketing acabam pecando no momento de definir as métricas de performance para acompanhamento. Os valores a serem acompanhados não devem servir apenas para elevar o ego, mas sim para demonstrar o desempenho da campanha criada.


Pensando na empresa como um todo, o setor de marketing tem a função de atrair as oportunidades de negócio, gerando novos leads, agregando valor à marca, identificando possibilidades de mercado e ainda analisando a concorrência. Em paralelo, a equipe de vendas deve trabalhar em conjunto para transformar essas oportunidades em negócios concretizados.


Então, as métricas de performance nada mais são do que indicadores dos resultados da empresa, capazes de estabelecer uma linha entre as vendas e a lucratividade.

Pensando nisso, vamos levantar alguns dos principais benefícios em acompanhar as métricas de performance para a sua empresa:

Auxilia na otimização dos investimentos

Para mostrar como uma métrica de performance pode ser importante, vamos criar um exemplo bem prático e simples. Imagine que o seu negócio identificou duas estratégias interessantes: investir em links patrocinados no Google Adwords e criar uma campanha de anúncios no Facebook Ads.

Ambas as ações são ótimas, capazes de elevar bastante o conhecimento da marca e gerar um bom tráfego no site e conversões. Então, você resolveu aplicar R$1.500,00 no Adwords e R$1.000 no Facebook.

Passado um determinado tempo, você percebeu que suas vendas aumentaram bastante, muito devido aos investimentos. Então, chegou o momento de analisar as estratégias individualmente. É claro que, se ambas foram tomadas simultaneamente, uma pode interferir na outra, mas para efeito de exemplo, vamos considerar os resultados individuais.


Então, você observou que obteve um faturamento de R$5.000 por meio dos links patrocinados e R$3.500 na rede social. Agora, você precisa escolher uma das duas ações para direcionar o investimento.


A campanha no Adwords teve um faturamento maior, mas você deve levar em conta que o valor aplicado também foi superior. Nesse momento, surge a necessidade de calcular o ROI, ou Return On Investment. Traduzido ao português, Retorno Sobre o Investimento.


O ROI subtrai o investimento do faturamento, dividindo isso pelo investimento. Então, nesse exemplo, na primeira ação temos o ROI de 2,3, enquanto no Facebook Ads o ROI foi de 2,5. Ou seja, o segundo investimento foi mais eficiente, mesmo apresentando um valor menor de ganho.


A ideia por trás desse exemplo é mostrar que as métricas de marketing são fundamentais e elas devem ser usadas para otimizar os investimentos. Nesse caso que criamos, caso a empresa achasse necessário, ela deveria investir na ação com maior eficiência, conforme calculado e demonstrado.

Destaca as oportunidades de mercado

Outro grande benefício em acompanhar as métricas de marketing está relacionado às oportunidades de mercado. Se você não acompanha o que está acontecendo, pode deixar com que ótimas possibilidades sejam desperdiçadas.


A origem do tráfego, por exemplo, é uma das métricas de marketing importantes. Com ela, você é capaz de identificar de onde os seus visitantes estão surgindo e, dessa forma, direcionar seus esforços e investimentos nesse canal.

Ajuda na previsibilidade do mercado

O mercado, alguns nichos mais do que outros, sofrem de mudanças bruscas. Essas alterações podem ser ótimas para alguns, ao mesmo tempo que acabam com o negócio de outros.

Acompanhando de perto as métricas, a previsibilidade do mercado como um todo se intensifica. Você pode enxergar o início de grandes mudanças e adequar a sua empresa. O que poderia ser um grave problema passa a se demonstrar como uma importante vantagem competitiva.

Serve como embasamento para a tomada de decisões

Por fim, cada uma das métricas de marketing serve como embasamento para as decisões. Nem sempre o que é aplicável em um negócio dá certo em outro e tomar as decisões com base em achismos e crenças não faz nenhum sentido, como já dissemos, além de colocar os investimentos e o próprio negócio em risco.




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segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DAS MÉTRICAS DE PERFORMANCE.



ENTENDA A IMPORTÂNCIA DAS MÉTRICAS DE PERFORMANCE.


Quando falamos de investimento, fatalmente o acompanhamento deve estar ao lado. Nas ações de marketing isso não poderia ser diferente!

Como dissemos na introdução deste conteúdo, dentro do marketing digital as ações possíveis são bem variadas e cada uma delas apresenta ótimas oportunidades. Porém, nem tudo o que dá certo em uma empresa é receita de sucesso para outra.

É importante saber que cada nicho de mercado, cada tipo de público e produto necessita de estratégias focadas, pensadas caso a caso.

Em um cenário em que a concorrência está cada vez mais acirrada, os consumidores estão se tornando mais exigentes e a facilidade de compra em qualquer loja do mundo é aumentada, é preciso ter suas ações muito bem estudadas.

Um dos ótimos recursos do marketing digital é contar com ações de performance, ou mídia de performance. Essas estratégias são focadas em resultados e você tem o total controle do investimento.

Nas campanhas de mídia de performance, como um investimento em links patrocinados do Google, você estabelece o valor a ser pago pelo clique, assim como outras configurações.


Dessa forma, se não tiver cliques, não precisa pagar nada! Não tem aquelas taxas fixas de exposição ou manutenção que elevavam os custos das ações.


Porém, só criar uma estratégia de performance não adianta. O empreendedor não deve ficar acomodado com o fato de não precisar pagar pela falta do resultado.


O que ele deve fazer é conhecer as principais métricas e criar um acompanhamento frequente e eficiente, de forma a regular a campanha para que ela atinja o máximo desempenho.

A partir do acompanhamento, um gestor ou empreendedor pode focar nas ações que realmente geram resultados, priorizando os recursos. Se ele não faz isso, pode acabar destinando toda a sua verba para ações pouco ou nada eficazes. Uma coisa deve ficar muito clara: as decisões, quaisquer que sejam, não podem ser embasadas em achismos e crenças, mas sim em resultados concretos!



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domingo, 27 de janeiro de 2019

MÉTRICAS DE MARKETING.



MÉTRICAS DE MARKETING.

Quando pensamos nos diversos recursos que a internet gerou, tanto para lojas virtuais como também para empreendimentos locais, vimos que cada vez mais se torna necessário acompanhar cada passo dado nos negócios e os resultados.


As estratégias são bem variadas, basta ver o marketing digital com sua infinidade de possibilidades. Seja investir em uma campanha de links patrocinados, otimizar o site para a busca orgânica, explorar o poder do e-mail marketing ou ainda as redes sociais, cada ação precisa de um acompanhamento bem de perto.


É comum os casos em que empreendedores alcançam o sucesso rapidamente e, com a mesma velocidade ou até mais rápido, assistem seus negócios afundarem, com grandes oportunidades sendo desperdiçadas.


Então, para que você não entre nessa estatística e consiga ter sucesso com o seu negócio, criamos este conteúdo completo com as principais métricas de marketing.


Neste material, abordaremos os seguintes temas nessa semana:

·         A importância das métricas de performance (segunda-feira);
·         Os benefícios das métricas de performance para a sua empresa;(quarta-feira);
·         As principais métricas de marketing.(Sexta-feira).





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sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ERROS COMUNS NA APLICAÇÃO DE CRO EM UM SITE?





QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ERROS COMUNS NA APLICAÇÃO DE CRO EM UM SITE?


É bastante comum que erros sejam cometidos ao aplicar técnicas de CRO. Listamos os principais deles para que você logo abaixo.


Relevar estatísticas


Nem sempre uma pequena melhoria pode indicar o sucesso em uma ação de CRO. É preciso agir com critério e acompanhar os resultados continuamente, sem relevar as estatísticas de maneira exorbitante.


Copiar outros modelos


Nem sempre o que deu certo em outra empresa dará certo com a sua. Cada marca é única e tem particularidades próprias que podem sustentar o sucesso ou o fracasso de uma estratégia de otimização.



Se perder nos detalhes


Todas as suas estratégias precisam ser minuciosamente anotadas e desenvolvidas de acordo com aquilo que foi inicialmente planejado. Isso evita que você se perca nos detalhes e realize ações que possam atrapalhar os usuários, em vez de melhorar o acesso ao site.


Seguir ideias impostas


É preciso ter sempre em mente que hierarquia não significa autoridade. É de responsabilidade do profissional de marketing pesquisar o mercado e ações concretas e bem planejadas para mostrar aos seus superiores.



Assim, eles terão consciência de que meros palpites e achismos não geram resultados positivos, mas sim pesquisa e ações muito bem estruturadas e seguidas à risca, com foco nos três pilares anteriormente descritos: segmentação, conteúdo e design.



Conseguiu entender um pouco mais sobre otimização de conversão em sites? Como você pode perceber, são muitos os detalhes que devem ser levados em consideração. É por isso que contar com o auxílio de uma empresa especializada em marketing digital pode ser uma boa saída para você.





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quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O QUE É OTIMIZAÇÃO DE CONVERSÃO.



ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O QUE É OTIMIZAÇÃO DE CONVERSÃO.

Quem trabalha com marketing sabe da importância de as marcas estarem presentes em diversos canais para que o seu público-alvo as conheça e possam se tornar seus clientes.

Por isso é preciso ter um bom site, que traga resultados positivos para a empresa, mas para isso é importante que se saiba sobre otimização de conversão.

Você já ouviu falar nesse conceito? Por que será que a otimização de conversão é tão importante para uma empresa? E quais são as melhores ações e os principais erros cometidos ao desenvolver esse tipo de estratégia? Tudo isso será discutido nos tópicos a seguir. Acompanhe e fique bem informado sobre o assunto.

O QUE É A OTIMIZAÇÃO DE CONVERSÃO (CRO)?


A otimização de conversão de sites também é conhecida pela sigla em inglês CRO, que significa Conversion Rate Optimization. Trata-se de uma estratégia de marketing digital, cujo objetivo é aumentar os índices de conversão de um site.

A ideia, portanto, é de que o site da empresa que pratica o CRO consiga gerar mais leads ou, no caso dos e-commerces, fechar mais vendas dos produtos colocados no carrinho.

Cabe ressaltar aqui a importância de que esse tipo de estratégia seja baseada em métricas sustentadas, como o número de vendas feitas no site, a quantidade de pessoas que se cadastraram para assinar a newsletter ou baixar e-book por meio de uma landing page etc.

POR QUE A CRO É IMPORTANTE E COMO ELA SE APLICA AO CRESCIMENTO DA EMPRESA?


A importância da otimização de conversão se justifica pelo fato de que as empresas poderão analisar cuidadosamente os resultados tipos com as suas ações de marketing digital.

Se uma ação de divulgação do site nas redes sociais não estiver apresentando o resultado esperado, por exemplo, é possível pesquisar e analisar o que foi feito errado ou o que pode ser melhorado para que o CRO atinja melhores resultados.

Dessa forma, a organização terá embasamento de dados e métricas para traçar estratégias, o que trará melhores resultados, que contribuirão significativamente para o crescimento da empresa.

QUAIS SÃO AS MELHORES TÁTICAS PARA OTIMIZAR AS CONVERSÕES EM UM SITE?


Existem três táticas básicas para otimizar as conversões de um site. Se você atentar para cada uma delas, temos a certeza de que conseguirá ter bons resultados no seu site. Siga conosco e confira mais informações sobre cada uma delas, a seguir.

Segmentação


Conhecer o público-alvo é muito importante para uma estratégia de marketing, seja nos meios tradicionais ou digitais, porém apenas isso não é mais suficiente. Hoje em dia também é preciso criar personas, ou seja, personagens semifictícios, que são desenvolvidos a partir de pesquisas com o seu público.

Uma única marca pode ter perfis de público muito nichados, ou seja, mais de uma persona. Para dialogar com cada um desses nichos, devem ser criadas estratégias próprias, utilizando até mesmo de canais distintos, mas principalmente com uma linguagem e abordagem própria.

Para que o seu site converta mais, portanto, é preciso que as suas divulgações sejam direcionadas para personas bem desenvolvidas.

Conteúdo


É uma premissa básica, desde os primeiros modelos comunicacionais desenvolvidos, que a comunicação é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que para que uma parte tenha uma reação, é preciso que uma ação seja exercida sobre ela, gerando assim um diálogo entre as duas partes.

O marketing de conteúdo tem facilitado muito a possibilidade de que esse diálogo ocorra, pois as empresas podem criar materiais como textos, vídeos, áudios, infográficos, entre outros, com conteúdo que seja de interesse de seu público.

A ideia é que o seu site desenvolva conteúdos de qualidade e assim se destaque em buscas por termos genéricos em buscadores como o Google.

 

Design


O design é o terceiro pilar para o sucesso de uma estratégia para otimizar as conversões de um site, por meio da experiência do usuário. Para isso, é preciso adotar uma técnica que recebe a nomenclatura de User Experience ou Design UX.

Ao aplicar essa técnica, os designers e arquitetos da informação fazem uma série de estudos para que o site seja mais atrativo visualmente, bem como intuitivo e fácil de usar.

Isso evita que uma pessoa se interesse por um produto em um e-commerce, mas não faça a compra por achar o site difícil de usar, por exemplo.



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segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

FORMAS DE USAR O IGTV PARA AUMENTAR AS VENDAS DA SUA MARCA.


FORMAS DE USAR O IGTV PARA AUMENTAR AS VENDAS DA SUA MARCA.

No final de junho de 2018, o Instagram lançou o Instagram TV, ou IGTV — uma nova funcionalidade dentro do aplicativo, voltada para os usuários assistirem vídeos na vertical e com um conteúdo mais longo. A ideia da rede social é seguir a tendência de aumento do consumo de vídeo, que, segundo a Cisco, vai equivaler a 78% do tráfego de dados móveis até 2021.

Diante dessa novidade, muitas empresas vêm testando como a ferramenta pode ser útil para os seus objetivos de marketing. Por isso, selecionamos 6 maneiras de usar o IGTV com o potencial de aumentar as vendas da sua marca. Acompanhe!

CRIE TUTORIAIS

Os vídeos com tutoriais ou instruções de “como fazer” são um dos conteúdos mais populares nas redes sociais. Para termos uma ideia dessa notoriedade, basta observar a quantidade de inscritos em canais de dicas, de “do it yourself” (DIY) — ou “faça você mesmo” — e de culinária no YouTube, apenas para citar alguns.

Sendo assim, procure explicar como os seus produtos ou serviços funcionam e deixe bem claro quais são os benefícios deles para o dia a dia das pessoas. É essencial demonstrar como são úteis na prática para chamar a atenção da audiência.

Vale lembrar que o ideal é que todas as formas de conteúdo que listamos aqui sejam criadas especificamente para o IGTV ou que estejam no formato de vídeo vertical. Evite adaptar vídeos com orientação originalmente horizontal apenas para preencher seu canal do Instagram TV, de modo a não causar estranheza e não prejudicar a experiência dos espectadores.


FAÇA ENTREVISTAS

Promover entrevistas com os líderes da sua empresa é uma ótima oportunidade de mostrar para o público o que eles têm a dizer, além de aproximar os seguidores dessas figuras influentes da organização.

Como entrevistas que permitem ao convidado expor bem suas ideias levam tempo, seria difícil editar um material extenso para caber dentro de um minuto, que é o máximo permitido para vídeos no feed do Instagram.

Sendo assim, use o fato de o IGTV permitir a publicação de vídeos mais longos para produzir esse formato de conteúdo. Lembre-se: as perguntas devem abrir espaço para que o entrevistado diga a sua opinião sobre temas relevantes para a audiência e para a companhia, mas também é interessante que elas o permitam falar do negócio e do que ele tem a oferecer.


MOSTRE OS BASTIDORES

Outra forma válida de usar o IGTV é mostrar como são os bastidores da rotina de trabalho dos colaboradores da sua empresa. Afinal, é provável que muitos dos seus clientes e leads tenham curiosidade de saber como é o cotidiano de uma marca que eles admiram.

Nesses vídeos “por trás das câmeras”, você pode aproveitar a participação de alguns membros do seu time para passar informações de valor, o que pode envolver:

·         educar o público sobre um novo conceito ou uma tendência de mercado;
·         demonstrar um dos seus produtos ou serviços;
·         perguntar se o time está trabalhando em alguma novidade (desde que isso não seja sigiloso);
·         mostrar a preparação de eventos promovidos pela empresa.

Ao transmitir esses conteúdos com frequência, os usuários terão uma clareza muito maior de como é a cultura da empresa e como ela valoriza os seus colaboradores. Essa é uma excelente prática para despertar a empatia dos consumidores e transmitir a eles mais credibilidade.


APRESENTE WEBINARS


Outra vantagem dos vídeos mais longos do IGTV é que você pode usá-los para fazer webinars — seminários online em que é possível se aprofundar mais em determinado tema. Fornecendo conteúdo interessante e engajando o público, sua empresa vai demonstrar que conta com profissionais competentes, o que reflete na qualidade das soluções que ela tem a oferecer.

Tenha em mente que, ao contrário dos posts do Instagram, a plataforma permite incluir links clicáveis na descrição. Portanto, pense nisso quando for fazer as chamadas para a ação ao longo do vídeo. Use a atenção das pessoas a seu favor para incentivá-las a visitar o seu site ou uma landing page.


TIRE DÚVIDAS DA SUA AUDIÊNCIA


Já que os vídeos do Instagram TV permitem que o usuário escreva comentários, não deixe de verificá-los para saber como está a reação aos seus materiais. Use esse recurso também para coletar perguntas e dúvidas das pessoas. Elas servirão como fonte para novos vídeos com respostas aos principais questionamentos.

O formato de Q&A, sigla em inglês para “perguntas e respostas”, pode funcionar muito bem porque esclarece uma dúvida que pode ser de várias pessoas, mas que elas nem sempre tiveram disposição de perguntar. Ao final do vídeo, peça à audiência que envie mais perguntas para que você responda nos próximos vídeos.


COMENTE NOTÍCIAS DA ÁREA DE ATUAÇÃO DA SUA EMPRESA


Por último, mais uma maneira de mostrar à audiência que a sua empresa é uma referência no mercado em que atua: use o IGTV para comentar notícias importantes para o seu setor. É claro que isso depende da área na qual o seu negócio se insere, mas como as novidades têm um apelo bastante atraente com o público, é interessante estabelecer uma frequência para publicar esse tipo de programa.

Tome cuidado apenas para que o vídeo não pareça sério ou monótono demais. Ao mesmo tempo em que ele deve ser informativo — e é preciso ter atenção redobrada para não reproduzir informações falsas aqui —, o conteúdo precisa entreter os usuários para que eles retornem ao seu canal em busca das suas impressões sobre outras notícias.

Seguindo essas ideias você certamente vai descobrir quais formatos de material são mais adequados para a sua organização e que fazem mais sucesso com seus clientes e prospects. Faça testes e não se esqueça de usar o recurso insights do IGTV — que apresenta métricas como número de visualizações, likes, comentários e retenção da audiência — para mensurar os resultados e saber o que funciona melhor.




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