OS BENEFÍCIOS DAS MÉTRICAS DE PERFORMANCE PARA A SUA EMPRESA.
Alguns gestores de marketing
acabam pecando no momento de definir as métricas de performance para
acompanhamento. Os valores a serem acompanhados não devem servir apenas para
elevar o ego, mas sim para demonstrar o desempenho da campanha criada.
Pensando na empresa como um
todo, o setor de marketing tem a função de atrair as oportunidades de negócio,
gerando novos leads, agregando valor à marca, identificando possibilidades de
mercado e ainda analisando a concorrência. Em paralelo, a equipe de vendas deve
trabalhar em conjunto para transformar essas oportunidades em negócios
concretizados.
Então, as métricas de
performance nada mais são do que indicadores dos resultados da empresa, capazes
de estabelecer uma linha entre as vendas e a lucratividade.
Pensando nisso, vamos levantar
alguns dos principais benefícios em acompanhar as métricas de performance para
a sua empresa:
Auxilia na otimização dos investimentos
Para mostrar como uma métrica
de performance pode ser importante, vamos criar um exemplo bem prático e
simples. Imagine que o seu negócio identificou duas estratégias interessantes:
investir em links patrocinados no Google Adwords e criar uma campanha de
anúncios no Facebook Ads.
Ambas as ações são ótimas,
capazes de elevar bastante o conhecimento da marca e gerar um bom tráfego no
site e conversões. Então, você resolveu aplicar R$1.500,00 no Adwords e R$1.000
no Facebook.
Passado um determinado tempo,
você percebeu que suas vendas aumentaram bastante, muito devido aos
investimentos. Então, chegou o momento de analisar as estratégias
individualmente. É claro que, se ambas foram tomadas simultaneamente, uma pode
interferir na outra, mas para efeito de exemplo, vamos considerar os resultados
individuais.
Então, você observou que
obteve um faturamento de R$5.000 por meio dos links patrocinados e R$3.500 na
rede social. Agora, você precisa escolher uma das duas ações para direcionar o
investimento.
A campanha no
Adwords teve um faturamento maior, mas você deve levar em conta que o
valor aplicado também foi superior. Nesse momento, surge a necessidade de
calcular o ROI, ou Return On Investment. Traduzido ao português, Retorno Sobre
o Investimento.
O ROI subtrai o investimento
do faturamento, dividindo isso pelo investimento. Então, nesse exemplo, na
primeira ação temos o ROI de 2,3, enquanto no Facebook Ads o ROI foi de 2,5. Ou
seja, o segundo investimento foi mais eficiente, mesmo apresentando um valor
menor de ganho.
A ideia por trás desse exemplo
é mostrar que as métricas de marketing são fundamentais e elas devem ser usadas
para otimizar os investimentos.
Nesse caso que criamos, caso a empresa achasse necessário, ela deveria investir
na ação com maior eficiência, conforme calculado e demonstrado.
Destaca as oportunidades de mercado
Outro grande benefício em
acompanhar as métricas de marketing está relacionado às oportunidades de
mercado. Se você não acompanha o que está acontecendo, pode deixar com que
ótimas possibilidades sejam desperdiçadas.
A origem do tráfego, por
exemplo, é uma das métricas de marketing importantes. Com ela, você é capaz de
identificar de onde os seus visitantes estão surgindo e, dessa forma,
direcionar seus esforços e investimentos nesse canal.
Ajuda na previsibilidade do mercado
O mercado, alguns nichos mais
do que outros, sofrem de mudanças bruscas. Essas alterações podem ser ótimas
para alguns, ao mesmo tempo que acabam com o negócio de outros.
Acompanhando de perto as
métricas, a previsibilidade do
mercado como um todo se intensifica. Você pode enxergar o início de
grandes mudanças e adequar a sua empresa. O que poderia ser um grave problema
passa a se demonstrar como uma importante vantagem competitiva.
Serve como embasamento para a tomada de decisões
Por fim, cada uma das métricas
de marketing serve como embasamento para as decisões. Nem sempre o que é
aplicável em um negócio dá certo em outro e tomar as decisões com base em
achismos e crenças não faz nenhum sentido, como já dissemos, além de colocar os
investimentos e o próprio negócio em risco.
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