ENTENDA COMO INVESTIR EM LINKS PATROCINADOS PARA
OTIMIZAR SUA ESTRATÉGIA MARKETING.
O
marketing digital apresenta um amplo cenário para as empresas que buscam
alavancar os seus resultados.
Entre
as ferramentas mais utilizadas para esse fim, estão os links
patrocinados. Eles podem ser descritos como anúncios que aparecem nos
mecanismos de busca (e outros canais) quando pesquisamos por determinadas
palavras-chave. Essa estratégia é tão popular que representa mais da
metade dos investimentos em publicidade na internet.
Mas,
diante disso, surge uma dúvida: como utilizá-los de forma correta para
otimizar uma campanha de marketing?
Exatamente
para ajudar a resolver essa questão, listamos uma série de dicas que mostram
como investir em anúncios patrocinados de uma maneira que possa trazer os
resultados esperados. Veja quais são elas!
INVISTA EM UM BOM SITE
Algumas
empresas focam tanto em investir em links patrocinados que esquecem alguns
fatores que, mais do que itens complementares, também possuem grande
importância para converter a visita em uma venda.
Um
exemplo disso é a qualidade do site. Pouco adianta fazer um grande investimento em publicidade se a
página de vendas deixa a desejar.
Por
esse motivo, é fundamental oferecer uma boa experiência de navegação ao
cliente, focando em detalhes como uma boa localização dos produtos, descrição
detalhada e facilidade para realizar a compra.
Outro
aspecto importante está ligado à capacidade de acesso em dispositivos móveis.
Considerando que boa parte dos visitantes utiliza celulares e tablets para
navegar, é importante oferecer um design responsivo para atender a essa
demanda.
ENCONTRE OS PARCEIROS CERTOS
Gerenciar
uma empresa exige tempo e dedicação, afinal, são diversas tarefas logísticas
que precisam de atenção todos os dias.
Diante
disso, encontrar tempo para trabalhar na estratégia de marketing é um grande
desafio para muitos empreendedores. Contratar uma agência especialista
em marketing
digital é
uma maneira simples e funcional de solucionar essa questão.
Essa
decisão já pode ser considerada um diferencial, porém, como existem inúmeras
agências, o que realmente potencializa os resultados é encontrar aquela
que mais tenha a ver com a sua proposta. Considerando que toda empresa tem
seus pontos fortes, a pesquisa aqui deve ser direcionada a encontrar aquelas
que realmente possuam experiência em ajudar o cliente a investir em links
patrocinados.
Esses
cases de sucesso já dão uma boa amostra da capacidade da agência e se ela
está conectada com o que você busca. Na dúvida, sempre entre em
contato, explique seu projeto e observe detalhadamente o feedback recebido para
tomar a sua decisão.
O
tempo destinado para essa escolha é recompensado
durante o processo, afinal, quanto maior o conhecimento dos profissionais
envolvidos na elaboração e execução da estratégia, menor tende a ser o período
necessário para a tomada de decisões mais acertadas.
ESCOLHA AS PALAVRAS CORRETAS
Essa
pode até parecer uma dica óbvia, mas, na prática, não se trata de algo tão
simples assim de ser realizado. Quem já tentou fazer esse processo sozinho
certamente deve ter alguma história para contar sobre o assunto.
Algumas
palavras de destaque são muito disputadas, custam caro e trazem consigo uma
grande briga por espaço. Caso você tenha um concorrente maior, corre o
risco de ser engolido nessa “batalha publicitária”, o que certamente não está
dentro dos seus planos.
Qual
a solução para isso? Podemos dizer que a resposta para essa
pergunta passa por um estudo profundo das características dos seus
produtos, da busca do público e, principalmente, por encontrar palavras fortes
que não tenham todo esse grau de disputa.
Agindo
assim, você evita gastar dinheiro demais em palavras genéricas e correr o risco
de obter resultados abaixo do esperado.
Vale
lembrar que um dos segredos para obter os números desejados é contar com um
grupo de anúncios forte, o que passa
basicamente pela escolha das palavras mais adequadas.
ENTENDA QUEM É O SEU PÚBLICO
Com
base no item anterior, um dos pontos que devem ser trabalhados em uma análise
interna é entender o perfil do seu público. Essa definição possibilita
criar uma estratégia melhor segmentada e com mais chances de atrair pessoas
realmente interessadas no seu negócio.
Levando
em conta que as plataformas que trabalham com links patrocinados permitem
selecionar critérios para exibição dos anúncios, ter de forma clara as
características do seu público é fundamental para uma melhor utilização desses
recursos.
Gênero,
localização e faixa etária são alguns dos critérios que devem estar definidos
para que a estratégia possa ser bem otimizada.
MAPEIE A CONCORRÊNCIA
A
necessidade de entender as ações da concorrência sempre existiu. A diferença é
que é muito mais fácil realizar isso hoje em dia.
Quando
o assunto é investir em links patrocinados, é certo que boa parte dos seus
concorrentes utilizará a mesma estratégia. Essa é uma das razões de por
que você deve estar atento a isso para entender o posicionamento deles e
buscar se diferenciar.
Analisar
os pontos fracos e fortes dessas campanhas ajuda a construir um caminho mais seguro para montar uma
estratégia que seja realmente funcional.
UTILIZE MÉTRICAS DE AVALIAÇÃO
Um
dos recursos mais poderosos que se encontra ao investir em links patrocinados é
contar com métricas para avaliar o resultado da campanha em tempo
real. Número de visitas (diário, semanal e mensal) e o tempo de
permanência no site (que está totalmente ligado ao número de vendas) são
algumas delas.
Também
existem métricas mais aprofundadas, como o CAC (custo de aquisição por cliente)
e o ROI (retorno sobre investimento). Elas permitem entender os custos e o
lucro gerado por meio da utilização dessa estratégia.
Caso
qualquer número desses esteja abaixo do esperado, é possível realizar
alterações sem precisar começar uma nova campanha do zero.
A
facilidade de ir melhorando o desempenho no meio do caminho é um grande
diferencial e que mostra o quanto pode ser benéfico investir em links
patrocinados para conquistar o seu lugar ao sol.
Construir
uma presença
sólida na
internet parte desse processo de melhoria contínua. Com as dicas
apresentadas aqui, é possível avançar por uma
boa parte desse caminho, afinal, o conhecimento também se apresenta como um
grande diferencial para obter o sucesso desejado.
A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse
engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa,
criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e
criação de conteúdo para atrair novos clientes.
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negócio e alavanque sua empresa com o marketing digital!
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