COMO UMA ESTRATÉGIA DIGITAL
PODE TRAZER RESULTADO PARA PONTOS DE VENDAS FÍSICOS?
O marketing digital possui diversas
estratégias que podem beneficiar os negócios, sejam eles na internet ou mesmo
em pontos de vendas físicos. O aumento do alcance, a possibilidade de
mensuração e a otimização das ações são exemplos do que se pode obter ao
utilizar as ações online.
Por
isso, criamos este artigo em que mostraremos como a estratégia digital pode
promover melhores resultados na sua loja física. Confira!
MAIOR CREDIBILIDADE DA MARCA COM O MARKETING DE
CONTEÚDO.
O marketing de conteúdo é uma das grandes
ações presentes na estratégia digital. Com maior expansão do acesso à
internet, ganhamos possibilidades de tirar dúvidas, reconhecer problemas e
necessidades, comparar diferentes ofertas e escolher o que é mais interessante
para uma compra. Todo esse processo é chamado de jornada do cliente.
A
jornada começa quando uma pessoa identifica que possui um problema e que
precisa de uma solução. Então, ele começa a pesquisar sobre aquela necessidade,
os sintomas e as formas de resolver. Para atrair esse potencial consumidor, as
empresas criam e compartilham conteúdos relevantes.
São
materiais que ajudam o lead a ter certeza de estar fazendo uma boa compra,
desde os primeiros passos da jornada.
Então,
investir em marketing de conteúdo aumenta a credibilidade da marca e
atrai um grande tráfego de pessoas para dentro do site.
Outra
grande vantagem desse trabalho é que com conteúdos relevantes e mais acessos,
seu site se torna uma referência para os principais canais de busca na
internet, como o Google. Assim, suas páginas escalam posições na busca
orgânica, a não paga, e podem ocupar as primeiras posições das respostas,
gerando uma enorme taxa de cliques.
Se
você possui uma loja física e quer investir em marketing de conteúdo, a
quantidade de potenciais clientes que pode trabalhar para atrair até a sua loja
é enorme, além de colocar a sua empresa como uma referência no mercado sempre
que alguém utilizar a internet para buscar uma opção.
MELHOR AVALIAÇÃO DA EMPRESA COM SITES DE OPINIÃO
O
avanço da internet também aumentou as possibilidades de os clientes externarem
suas experiências com as marcas, sejam elas boas ou não. Para comparar as
empresas e encontrar a melhor opção, é comum utilizarmos as redes sociais ou
sites de opinião para avaliar as empresas.
Dessa
forma, se você trata bem os seus clientes e se preocupa em atender suas
necessidades, eles darão esse retorno nas avaliações, o que pode atrair mais
clientes para a sua loja.
AUMENTO DO ALCANCE COM AS REDES SOCIAIS
Utilizar
as redes
sociais é
uma grande estratégia digital para as empresas. Elas possuem um enorme
alcance e podem ser utilizadas para atrair um grande público para o seu
estabelecimento físico.
Você
pode, por exemplo, criar postagens no Facebook e patrocinar, investindo uma certa
quantia de dinheiro na campanha. Um ponto bem interessante dessa ação é a
possibilidade de limitar o público-alvo, selecionando apenas as pessoas da sua
região. Ainda, pode definir as características, como faixa etária e sexo, além
de interesses.
Outra
rede social que é muito interessante é o LinkedIn. Essa rede é voltada para o
mundo corporativo, em que as companhias trabalham para gerar valor à marca e
conquistar uma parcela maior do mercado.
Já
o Instagram é voltado para as imagens. Então, se você possui um restaurante,
por exemplo, é uma grande ideia utilizar essa plataforma para postar fotos dos
seus pratos e atrair novos clientes.
MELHORES INFORMAÇÕES NO GOOGLE MAPS
Como
já dissemos, utilizamos a internet para buscar dados sobre as empresas. Uma
ferramenta bem interessante nesse sentido é o Google Meu Negócio. Você cadastra
a sua empresa na plataforma, preenchendo diversas informações relevantes ao
público, como o horário de funcionamento, telefone para contato, site, fotos e
até mesmo o horário de pico.
Estar
presente na internet já deixou de ser uma opção se você quer alcançar grandes
resultados. Se um cliente não encontra as informações da sua empresa em uma
busca, certamente ele tentará uma outra opção.
MELHOR COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO EM DIFERENTES
CANAIS
O
marketing digital também permite que você crie canais de interação com o
público, estreitando o relacionamento e ajudando no processo de fidelização.
Você
pode usar as próprias redes sociais para manter contato com os clientes, tirar
dúvidas, responder questionamentos e avaliar o nível de satisfação com a sua
marca.
Além
dessa possibilidade, divulgue o telefone na internet, um e-mail para contato e,
se possível, é muito recomendado oferecer o chat online dentro do seu site.
Assim, seus potenciais clientes podem tirar dúvidas em tempo real e agilizar a
ida ao seu estabelecimento.
POSSIBILIDADE DE SEGMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS
RESULTADOS NA ESTRATÉGIA DIGITAL
Uma
importante vantagem do marketing digital é a possibilidade de segmentar o seu
público e avaliar os resultados obtidos a partir dos investimentos.
Como
já foi dito, você pode criar um anúncio nas redes sociais e limitar o
público-alvo pelo que é mais interessante ao negócio. Essa possibilidade também
é encontrada nos anúncios do Google, pela plataforma do Google Adwords.
Aliado
a isso, todos os seus investimentos podem ser analisados e relacionados ao
retorno. Por exemplo, se você investiu em um anúncio, divulgando um lançamento
de um produto na sua loja física, pode avaliar como foi esse impacto e quantas
vendas surgiram a partir dessa ação, calculando o retorno sobre o investimento.
MAIOR CONTATO COM SUA LISTA DE LEADS
Por
fim, não devemos nos esquecer do velho e bom e-mail marketing. Essa estratégia
digital é uma das mais antigas entre o marketing online, mas ainda é uma das
que possuem maior retorno.
Enviando
e-mails de forma estratégica você pode manter toda a sua lista de leads bem
atualizada quanto as novidades da marca. Uma boa dica é utilizar os materiais
do marketing de conteúdo, aumentando o interesse dos contatos e aproximando-os
do momento da compra.
Portanto,
como vimos em nosso artigo, uma estratégia digital pode ajudar muito a aumentar
as vendas da sua loja física. Tenha muita atenção a todas as dicas que foram
mostradas e veja como elas podem ser aplicadas no seu negócio para gerar
melhores resultados.
A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse
engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa,
criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e
criação de conteúdo para atrair novos clientes.
Fale com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu
negócio e alavanque sua empresa com o marketing digital!
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