ENTENDA O QUE É A
TECNOLOGIA MOBILE E POR QUE SUA EMPRESA DEVE ADOTÁ-LA
No
Brasil, 72% do
tempo despendido
na internet é dedicado à tecnologia mobile mais próxima de todos nós: os
smartphones. Isso não é exatamente uma novidade, já que a comunicação passou
por uma severa transformação nos últimos tempos e colocou nossas empresas onde
mais queríamos: lado a lado com o consumidor.
Mas
você sabe o que é tecnologia mobile? Entende como ela pode contribuir para o
crescimento da sua empresa? Não fique se perguntando: continue a leitura e
descubra agora mesmo!
O QUE É TECNOLOGIA MOBILE?
Toda
tecnologia que permite a uma pessoa se movimentar sem abdicar dela pode ser
considerada mobile. Neste sentido, temos usado esse recurso bem antes da
proliferação dos smartphones, com os notebooks.
Acontece
que a tecnologia mobile está cada dia mais ágil e compacta, permitindo que a
levemos no bolso ou na bolsa. Além dos smartphones e notebooks, temos os iPads,
tablets, minibooks, ultrabooks, entre outros. Isso sem falar em outras
peças-chave, como pendrives, cartões SD e HDs externos.
No
campo dos “serviços mobile”, podemos incluir o GPS, WiFi, Bluetooth, WAP e SMS.
Some aqui, ainda, todo o universo de aplicativos mobile que usamos diariamente
em nossos smartphones, desde redes sociais, até os apps de bancos, jogos e demais serviços.
Como
você pode notar, a lista de tecnologias mobile é extensa e tende a crescer
muito nos próximos anos.
TECNOLOGIA MOBILE: É MODISMO OU É PRA VALER?
Você
pode estar se perguntando se esse universo de recursos vai ser
passageiro — assim com os CDs, que substituíram os
vinis — ou se o avanço tecnológico é pra valer e sua empresa deveria
estar pensando em adotar a tecnologia mobile também.
Pois
os números não mentem: até 2020, 80% da população deve ter um telefone móvel! Em outubro de 2016, os acessos
à internet por meio de dispositivos mobile somaram 51% do total
mundial — ou seja, os desktops foram superados pela tecnologia
mobile.
Isso
porque dispositivos mobile são mais fáceis de usar, assim como os aplicativos
que os acompanham. Faça um teste simples: acessar seu internet banking pelo app
e pelo site do banco. Qual processo foi mais ágil e intuitivo?
As
tecnologias mobile são cada vez mais pensadas para facilitar o dia a dia do
usuário, o que gera uma identificação maior entre cliente e empresa. Por que ir
pelo caminho mais difícil se o consumidor pode realizar pagamentos por meio do
smartphone? Ou então, por que passar horas ao telefone com uma central de
atendimento se é possível tirar dúvidas via chat, mensageiro instantâneo ou
redes sociais?
A REALIDADE DO CONSUMIDOR MUDOU, E SUA EMPRESA PRECISA
MUDAR TAMBÉM!
Se
você pretende alcançar o sucesso nos próximos anos, precisa estar onde seus
clientes estão — e isso significa que a sua marca deve ser mobile.
Produtos e serviços também podem se transformar em soluções móveis, como nos
casos dos sistemas de gestão on-line ou das centrais de atendimento virtuais.
Ao
oferecer conforto e praticidade ao seu público prioritário, ele se sente
valorizado e passa a se relacionar com maior frequência com a sua empresa. Por
exemplo: imagine que um cliente acaba de ver um anúncio patrocinado da sua
marca com uma oferta. Ele não vai esperar para chegar em casa e acessar o site
da marca para realizar a compra: ele fará isso de imediato.
Caso
você tenha um app exclusivo da sua empresa, o processo é ainda mais fácil e
rápido: o usuário baixa o aplicativo — ou o acessa, caso já o
tenha — e realiza a compra em questão de segundos. Não há tempo para
que o consumidor mude de ideia, o que aumenta o número de conversões e, é
claro, o seu faturamento.
A
contribuição da tecnologia mobile vai além. Uma empresa que trabalha com
entregas pode monitorar os produtos desde o momento em que eles saem do estoque
até o instante em que são entregues ao cliente, reportando o status do pedido
ao consumidor. Essa facilidade deixa ambos tranquilos em relação ao processo de
logística.
As
carteiras digitais, tecnologias que permitem ao consumidor realizar pagamentos
on-line com o uso de aplicativos, também são cada vez mais comuns, assim como
os aplicativos
próprios das empresas, que oferecem uma gama enorme de facilidades aos usuários.
POR QUE TER MEU PRÓPRIO APLICATIVO?
A
tecnologia mobile oferece uma série de facilidades. Entre elas, podemos
destacar a possibilidade de a sua empresa ter um aplicativo próprio, que
conecte marca e consumidores no ambiente on-line.
Além
de se manter sempre presente na vida dos seus consumidores, um aplicativo
personalizado permite coletar informações importantes para compreender o
comportamento dos usuários e, assim, aprimorar seus produtos e serviços com
base em dados concretos.
A
melhor parte é que ter um aplicativo mobile pode ser menos complicado do que
você imagina!
COMO DESENVOLVER UM APP?
Seu
app é formado por duas partes: o painel administrativo e o recurso que é
instalado no dispositivo mobile do usuário. No painel administrativo, você faz
a gestão dos dados, podendo customizar telas, inserir ou retirar informações e
agregar novas categorias ou funções.
No
app baixado pelo usuário, ele terá acesso às funcionalidades e informações que
você disponibiliza no painel administrativo. Quando ele realiza uma ação, seu
banco de dados registra o acesso e os passos dados, permitindo que você extraia
relatórios analíticos sobre cada operação.
Assim,
você terá sempre uma fonte confiável de informação a respeito dos seus
clientes, ao mesmo tempo em que oferece conforto e praticidade no
relacionamento com sua empresa.
O
resultado de um aplicativo bem feito é maior interação entre empresa e
clientes, bem como maior engajamento e fidelização da sua comunidade de
usuários.
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contar com uma equipe de profissionais qualificados para tal
investimento — afinal, você quer resultados logo, certo?
Ter
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especialistas em bancos de dados, analistas de testes e um excelente gerente de
projetos é o diferencial que faz com que algumas marcas se destaquem no mercado
com uma tecnologia mobile e outras vejam seus investimentos perdidos.
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