GUIA BÁSICO DO INSTAGRAM ADS.
Uma das grandes ferramentas que
qualquer diretor ou gerente de marketing precisa conhecer e aplicar nos dias de
hoje é o Instagram Ads. Segundo uma pesquisa, essa rede social já apresenta um número incrível de 800
milhões de usuários ativos por mês. Então, esse é ou não é um grande canal
de comunicação?
Porém, além de simplesmente estar
presente na plataforma, é interessante conhecer os recursos de anúncios, com todas as suas
características, além de saber o procedimento correto para criar as campanhas e
ter bons resultados.
Por isso, criamos este guia básico que
vai lhe ensinar como utilizar o Instagram Ads.
O QUE É O INSTAGRAM ADS?
O Instagram Ads nada mais é do que a
plataforma de criação dos anúncios dentro da rede social, assim como existe
o Facebook Ads. Porém, existem algumas pequenas diferenças entre as duas
ferramentas, principalmente pelo perfil de postagens.
No Facebook as postagens são mais
amplas, desde textos grandes a vídeos. Com o Insta, como é carinhosamente
chamado pelo público, o forte apelo é visual, com imagens e vídeos.
Assim, esses tipos de mídias podem ser
combinados para gerar cliques, conversões, download de aplicativos e
outros objetivos interessantes para o anunciante.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DESSE RECURSO PARA AS EMPRESAS?
O Instagram Ads é uma ferramenta muito
importante para o marketing das empresas justamente pelo enorme alcance e pelo
poder de atrair novos clientes para a organização, aumentando o conhecimento da
marca.
Vejamos, a seguir, alguns dos
principais recursos para explorar essa ferramenta e os seus benefícios:
Gerenciamento de tráfego
De nada adianta criar uma estratégia se
você não acompanhar o desempenho da mesma, independente de qual ação seja.
Então, no Instagram Ads não é diferente!
Se o intuito do anunciante é aumentar as visitas, o gerenciamento de
tráfego é importante. Na página de controle dos anúncios, você consegue
identificar os resultados, comparando os efeitos com o valor investido.
Instagram Stories
Uma ótima forma de explorar a
ferramenta é por meio do Instagram Stories. É possível criar anúncios em tela
cheia, com um material totalmente envolvente e imersivo, com fotos ou vídeos em
formato vertical ou tela cheia.
Essa opção de anúncios pode ser criada
direcionando o alcance, visualizações do vídeo, instalação de aplicativos,
conversões, tráfego ou o reconhecimento da marca. O que for mais interessante
para a empresa.
Gerenciamento de comentários
Um ótimo recurso ao anunciar no
Instagram é a capacidade de gerenciar os comentários. Assim, sempre que uma
pessoa interagir com a campanha, você terá a possibilidade de visualizar isso e responder
rapidamente.
COMO ANUNCIAR NO INSTAGRAM ADS?
Agora que você já conhece um pouco
sobre o que é o Instagram Ads, mostraremos o passo a passo para criar a sua
campanha. Acompanhe:
Crie sua campanha no Gerenciador de Anúncios
O primeiro passo para anunciar no
Instagram é abrir a página do Gerenciador de Anúncios, no Facebook. Essa
integração entre as redes sociais é explicada porque Mark Zuckerberg, fundador
do Facebook, comprou o Instagram em 2012, pelo valor de US$ 1 bilhão.
Então, você deve clicar em “Criar
campanha”, escolhendo um bom nome para a mesma.
Defina o objetivo da sua campanha
Na mesma tela anterior, ainda
configurando a criação da campanha, é muito importante que você escolha
corretamente o objetivo do anúncio. Isso porque a estratégia será direcionada
por essa definição.
Entre as opções de objetivos, estão:
·
Conversão no site;
·
Curtida na página;
·
Divulgação nas
imediações;
·
Envolvimento com a
publicação da página;
·
Envolvimento com o
aplicativo móvel;
·
Envolvimento com o
aplicativo para desktop;
·
Instalação do aplicativo
móvel;
·
Instalação do aplicativo
para desktop;
·
Vendas de produto do
catálogo; e
·
Visualizações do vídeo.
Escolha e nomeie o conjunto de anúncio
Marque o campo de seleção com a
mensagem “Escolher um conjunto de anúncio”. Então, à frente de “Criar”, escreva
o nome do conjunto. Além disso, nomeie o anúncio individual.
Agora, clique no nome dado à sua
campanha. Você será direcionado para a criação do conjunto de anúncios.
Defina o orçamento e prazo
Uma vez criado o conjunto de anúncio, agora é o momento de
estabelecer o valor que você deseja aplicar na estratégia, ou seja, o seu orçamento.
Você pode estabelecer o valor diário, por exemplo.
Outro ponto fundamental é a duração da
campanha. Isso é importante porque se você não estabelecer a data final, o
valor que colocou como orçamento continuará a ser cobrado indefinitivamente, o que
pode gerar um grande susto na hora de pagar a conta!
Segmente o público da campanha
Depois de definir o orçamento, chega o
momento de segmentar o público-alvo dos anúncios. Essa etapa é tão importante
quanto a anterior, de definir os valores e prazo.
Afinal, se a segmentação não for bem
trabalhada, você pode destinar recursos para quem não tem interesse nos seus
produtos ou serviços.
No campo de posicionamento, você deverá
escolher somente o Instagram. Assim, o anúncio criado será específico para
a rede social.
Crie o formato do seu anúncio
Depois de todos os passos que vimos, a
última etapa é a criação do anúncio em si. Você define se quer expor uma
imagem, um vídeo ou ainda uma série de elementos organizados em carrossel.
É muito importante inserir a URL de
destino, aquela página que direciona as pessoas após o clique. Dessa forma,
conseguirá mensurar os resultados do seu investimento, ou seja, a relação de
valor aplicado e retorno obtido.
Portanto, como vimos em nosso artigo, o
Instagram Ads é uma ferramenta muito importante para as equipes de marketing de
qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Essa rede social vem
crescendo bastante e gerando ótimas oportunidades de negócios.
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