AINDA
É POSSÍVEL FAZER CAMPANHAS DE MARKETING CRIATIVAS?
O marketing digital proporcionou inúmeros benefícios aos
anunciantes. Enquanto antes não tínhamos informações exatas sobre o desempenho
das campanhas, hoje conseguimos acompanhar esses dados em tempo real. Com isso,
criou-se uma falsa impressão de que a criatividade já não era mais tão
importante. No entanto, as campanhas de marketing criativas ainda têm papel
fundamental e mostraremos o porquê ao longo deste artigo.
É claro que a forma de fazer publicidade não é mais a
mesma do século anterior, como mostrado na série Mad Men. Contudo, o fator
humano para conquistar o público permanece. De nada adianta você conhecer o
perfil dos consumidores, mas não despertar qualquer desejo que os façam agir.
Quer conhecer a importância das campanhas criativas, as
melhores práticas na hora da execução e alguns cuidados que você deve tomar?
Continue lendo e confira!
QUAL A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE NAS CAMPANHAS?
Somos bombardeados o tempo inteiro com novas informações
em diversas mídias — e após a popularização dos smartphones, essa situação se
intensificou. Basta dar um intervalo no trabalho para tirarmos o aparelho do
bolso e checar o e-mail, ler as mensagens no WhatsApp, conferir as redes
sociais ou até mesmo jogar uma partida do nosso jogo preferido.
Devido à frequência de usuários, obviamente, as marcas
começaram a investir cada vez mais nessas plataformas para anunciar seus
serviços ou produtos. Mas, seja sincero, você consegue prestar atenção em todos
esses anúncios? É provável que não. Então, é preciso se diferenciar para causar
algum efeito no público.
Além de mensagens que despertem a atenção das pessoas, a
criatividade deve ser usada para se destacar da concorrência por meio de um
posicionamento único. Se você faz uma propaganda que provoca reações positivas,
mas, no final das contas, ninguém lembra qual era a marca mostrada no
comercial, isso pode ser um sinal de que você caiu no clichê.
Outra questão para qual você deve se atentar em sua
campanha de marketing é com o engajamento. Agora, os consumidores podem se
comunicar com as marcas nas mídias digitais — e você pode utilizar isso em seu
favor. Ao criar um conteúdo promocional diferente daquilo que as pessoas estão
acostumadas, há grandes chances de viralizar. Logo, você consegue um alcance
orgânico acima do esperado.
COMO FAZER CAMPANHAS DE MARKETING CRIATIVAS?
CAPRICHE NO BRIEFING
O briefing é a primeira etapa antes de começar a execução
da campanha, e jamais deve ser ignorada. Ao elaborar um documento com todas as
informações da empresa, do público e o objetivo pretendido, você tem um guia
para criar suas ações de marketing. Dessa forma, os responsáveis pela criação
conseguem entregar um trabalho coerente com o propósito, e que pode render frutos
incríveis.
PESQUISE A FUNDO
Pesquisas sobre o mercado e o público-alvo são essenciais
para o processo criativo. Antes de se comunicar com os consumidores, é preciso
conhecer seus interesses, hábitos, problemas, entre outras questões. Durante o
andamento da pesquisa, é comum que surjam algumas ideias para a sua campanha.
Realizar entrevistas qualitativas é uma excelente maneira
de conseguir bons insights. Imagine, por exemplo, que você tenha uma fábrica de
molho de tomates e reúna um grupo de pessoas que fazem parte do seu
público-alvo. Ao longo da entrevista, alguém diz que o maior prazer em utilizar
esse produto é abrir o pacote e sentir o aroma. Pronto! Talvez essa seja a
ideia que você estava procurando.
FAÇA UM BRAINSTORM COM A EQUIPE
O brainstorm, também chamado de tempestade de ideias aqui
no Brasil, trata-se de uma técnica bastante utilizada pelas agências no
processo criativo. Funciona da seguinte forma: você reúne a sua equipe e pede a
sugestão de todos para a criação da campanha. Todos devem falar o que vier à
cabeça imediatamente e as ideias são anotadas. No final do tempo estabelecido,
é selecionado a melhor delas.
Esse método é bastante eficaz, pois haverá uma grande
divergência de opiniões, o que é ótimo para que surjam soluções pouco convencionais.
É importante não criticar as ideias que forem surgindo para que tudo flua da
melhor maneira.
ACUMULE UMA BAGAGEM CULTURAL
Essa dica você deve levar para a vida inteira. Nós somos
moldados por tudo o que vivenciamos e consumimos, então, quanto mais
experiências acumuladas, maiores serão as chances de você encontrar uma solução
em um momento crucial. Portanto, leia livros de diversos autores, veja filmes e
séries de vários gêneros, visite locais incomuns, enfim, procure sempre sair da
rotina e conhecer coisas novas.
QUAIS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS?
EVITE ASSUNTOS POLÊMICOS
Às vezes, na ânsia de criar algo fora da caixinha, muitas
pessoas acabam perdendo a mão e chamam a atenção da maneira errada. Sabe aquela
brincadeira de duplo sentido que pode fazer sucesso em uma reunião de amigos?
Talvez não seja uma boa ideia utilizá-la na comunicação da empresa. O mesmo
vale para as piadas. É essencial tomar bastante cuidado para não ofender nenhum
grupo de pessoas.
LEMBRE-SE DO SEU OBJETIVO
Por fim, lembre-se de sempre estar focado no objetivo da
campanha. Você até pode criar uma ação digna de elogios, mas se ela não atingir
o propósito, de nada valeu o esforço. Cada intenção exige uma comunicação
diferente. Não dá para criar uma peça publicitária para vender mais, ser
reconhecido no mercado e aumentar a sua autoridade ao mesmo tempo.
Vamos supor que você queira gerar mais leads para a sua
empresa. Então, você cria um vídeo com uma história emocionante, recebe
curtidas e comentários, mas não convence o espectador a clicar no link ao final
para se cadastrar. Ou seja, essa ação apresentou resultados, mas não aqueles
que eram esperados pela empresa.
Portanto, ainda é possível fazer campanhas de marketing
criativas e elas são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Em um cenário
competitivo, quem não se destaca corre o risco de sumir do mercado. O foco em
resultados nunca deve se basear apenas na matemática, pois a máquina não
consegue substituir o ser humano em todos os seus afazeres.
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engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa,
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