Marketing
Digital para escritórios de advocacia e advogados.
Os profissionais liberais precisam cada vez mais divulgar
o seu serviço junto ao público-alvo, a fim de chamar a atenção de potenciais
clientes.
E com os advogados isso também ocorre. Essa é uma das
razões de ser tão importante saber como captar clientes na advocacia.Uma das
ferramentas mais utilizadas é o marketing digital para advogadas.E a principal
razão para que essas ações façam parte das estratégias a serem adotadas é o
alto número de brasileiros conectados atualmente.
A coisa mais simples que um escritório de advocacia pode
fazer para ter uma presença digital mínima é contratar um profissional para
desenvolver um site estático para sua empresa.
O site estático em geral é recomendado para empresas que
não pretendem atualizar as informações do site com frequência.
Isso porque ele é muito mais difícil de você editar
textos e imagens, já que ele não possui um software por trás para que você
gerencie.
Portanto, todas alterações precisarão ser feitas por um
programador ou desenvolvedor de sites.
No entanto, para tornar o site da firma de advocacia mais
útil para os clientes ou potenciais clientes, ele não deve apenas fornecer
informações sobre uma empresa, seus advogados e casos vencidos.
Se você quer ter um site profissional para seu escritório
de advocacia, esqueça um site de estático simples.
Dependendo do que você quer exatamente, o seu futuro site
deve ter recursos e funcionalidades especiais, e, o mais importante, ser fácil
de ser gerenciado.
Aqui está a lista de funcionalidades típicas que podem
ser planejadas no desenvolvimento de sites para escritórios de advocacia:
Compartilhamento social e links para as redes sociais do
seu escritórios de advocacia
Chat online para atender seus visitantes
Serviços de reserva para clientes que desejam contratar
advogado específico para seus casos
Integração com gateways de pagamento para serviços
prestados online
Formulários de contato personalizados
Blog informativo com notícias e posts relacionados à
empresa e área de jurisprudência em que uma empresa atua
Conteúdo multimídia
Design interativo
Integração com Email Marketing (Newsletter)
Popups informativos
O desenvolvimento de site para escritório de advocacia
tem suas peculiaridades dependendo de cada caso.
A lista acima menciona a maioria dos recursos que são
utilizados na criação de sites para escritórios de advocacia, mas não
necessariamente significa que você precisará usar todos esses recursos.
Se a sua empresa não planeja oferecer serviços online,
seu futuro site pode não ter chat online e integração com gateways de
pagamento, por exemplo.
Design do site para advogados
Sites de escritórios de advocacia, como a maioria das
coisas, vêm em todas as formas e tamanhos.
Os melhores sites de escritórios de advocacia, no
entanto, têm objetivos claros de site e são cuidadosamente direcionados a seus
clientes de alto valor.
O desenvolvimento de sites de escritórios de advocacia de
alta qualidade requer planejamento detalhado e execução profissional.
O processo de desenvolvimento de sites geralmente
consiste em quatro etapas. O detalhamento do estágio está seguindo, (1)
Planejamento do site, (2) Design, (3) Desenvolvimento, (4) Implantação.
Dentro de cada etapa, as equipes de desenvolvimento
trabalham em conjunto com o advogado para garantir uma colaboração efetiva na
produção.
Para se destacar da grande parte dos outros escritórios
de advocacia, não se deve ter apenas otimos advogados e trabalhos
bem-sucedidos, mas também uma boa presença digital de qualidade.
Cada vez mais as pessoas buscam no Google por respostas a
seus problemas e aqui é onde firmas jurídicas podem ganhar seus clientes.
Há alguns anos atrás bastava você ter um site qualquer e
já seria suficiente. No entanto, hoje em dia, existem muitos tipos de sites.
A maioria das empresas de criação de site tem uma visão
semelhante sobre os tipos de sites.
De acordo com a classificação de Tim Trott , os tipos de
sites podem ser categorizados da seguinte maneira:
Sites simples com o conteúdo estático.
Sites com o conteúdo estático que pressupõe atualizações
de conteúdo usando algum CMS (Content Management System).
Sites com conteúdo dinâmico que se conectam a alguns
bancos de dados e geralmente incluem diferentes opções, como perfis pessoais de
usuários, integrações, blogs e outras opções de interação do usuário com o
site.
Sites de E-commerce que fornecem listagens de produtos,
integrações com provedores de pagamento digital e outros recursos intrínsecos
às lojas online.
Aplicativos da Web, que são semelhantes aos aplicativos
de desktop em termos de funcionalidade que eles fornecem, mas são executados em
um navegador da Web, e não na área de trabalho.
O Google como principal ARMA para captar novos clientes
de advocacia
A estratégia mais eficaz no marketing digital dos dias de
hoje é conseguir um bom posicionamento no Google.
Isso irá garantir que as pessoas te encontrem, ou seja
seu site irá estar sempre atraindo novos visitantes, e também irá te dar
credibilidade.
Quando procuramos por informações, nosso instinto inicial
é geralmente começar com um mecanismo de busca (provavelmente o Google).
Portanto, se você estiver interessado em gerar mais leads
para sua empresa, concentre-se em melhorar a visibilidade nos resultados de
pesquisa .
Para que você consiga ficar bem posicionado no Google,
você precisará investir em SEO (Searching Engine Optimization). Porém, o
trabalho de SEO só vale a pena ser feito se você já tiver um site de qualidade.
De forma resumida, o trabalho de SEO é fazer com que o
seu site fique melhor posicionado para palavras-chave relevantes para seu
negócio.
Basicamente é fazer com que o Google “reconheça” que o
seu site “merece” estar na primeira página do Google pois tem muita relação com
aquela palavra.
Temos sempre que lembrar que o Google, assim como outros
buscadores, se utilizam de uma série de algoritmos para definir qual site
estará na 1ª página do Google.
E o trabalho de SEO faz com que o seu site tenha mais
visibilidade e suba de posição no Google.
Como captar clientes na advocacia: escolhendo as
palavras-chave certas
Antes de começar seus esforços de SEO, é importante ter
certeza de escolher as palavras-chave certas.
Idealmente, cada página do seu site deve ter como alvo
entre 1 a 3 palavras-chave.
Ao pesquisar, você deve avaliar palavras-chave com base
no volume de buscas, competitividade e relevância.
Se não for relevante, as pessoas que pesquisarem não
clicarão e você terá dificuldades para entrar nas primeiras posições.
Se for muito competitivo, você pode estar lutando contra
gigantes.
E se não tiver volume de buscas, você irá otimizar seu
site para algo que ninguém está procurando, ou seja, totalmente ineficaz.
De acordo com o Google, todos os meses temos 22,200
buscas pelo termo “escritório de advocacia”.
Caso você já tenha um site, faça um teste você mesmo:
busque no Google por esse termo e veja se seu site está na primeira página dos
resultados.
Caso não esteja, você está perdendo uma oportunidade de
negócio imensa. E não só está perdendo como está perdendo para seus
concorrentes.
Marketing de conteúdo
No ambiente virtual conteúdo é rei. A comparação pode
parecer banal, mas é verdade. Na hora de produzir conteúdo para advogados é
fundamental conhecer profundamente as características de cada área de atuação.
A advocacia criminal, por exemplo, trabalha junto à
delitos que de alguma maneira tenha prejudicado a sociedade. Vale ressaltar,
que até mesmo um réu confesso tem direito a um advogado.
Nesse caso, o ideal é abordar no site ou blog assuntos
ligados à essa questão. Ressaltando sempre as conquistas em tribunais da
equipe.
Já a advocacia trabalhista lida com empresas e
funcionários, então, que tal abordar os assuntos que visam esclarecer essa
relação?
Essa também é uma maneira de captar clientes na
advocacia, uma vez que você vai estar solucionando um “problema” apresentado
pela pessoa.
Antes de definir as pautas de conteúdo do seu site ou
Blog você deve verificar se as pessoas já estão buscando por isso no Google.
Desta forma, você irá escrever artigos que já possuem um volume de busca, isto
é, uma demanda comprovada no Google.
Para verificar o número de buscas que uma palavra-chave
tem no Google, basta acessar este site e colocar a sua palavra-chave.
Outro bom exemplo é a advocacia previdenciária, esse
sistema é algo muito complexo no Brasil, e é comum encontrar pessoas com
dúvidas.
Nesse momento, a figura do advogado é muito importante.
Existem diversos pontos que podem ser abordados no seu planejamento de
marketing para captar clientes na advocacia.
Já se o foco do seu escritório for as empresas, vale a
pena pesquisar mais sobre o que está em alta dentro da advocacia empresarial na
sua estratégia.
O próprio Google acaba dando as ferramentas necessárias
para que você possa realizar a tendência de busca. Trata-se da ferramenta
planejador de palavras.
A
ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo
para atrair novos clientes.
Fale
com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua
empresa com o marketing digital!
Central de Atendimento - (11) 2228.2871
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