Marketing
Digital para lanchonete.
Devido ao alto grau de influência que a
internet tem na vida das pessoas, ter um site deixou de ser um luxo e passou a
ser regra geral para as empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez
mais competitivo e agressivo, seja qual for o seu porte (pequenas, médias e
grandes empresas).
E essa importância é ainda maior quando se
trata do segmento gastronômico, já que é muito comum escolher o que vai comer
em poucos cliques. Mas qual a melhor estratégia de como atrair clientes para
lanchonete?
Não estar visível na rede é como estar fora
da lista telefônica, na década de 1980, aumentando significativamente a
dificuldade de ser encontrado e conhecido. Não chega nem a ser exagero dizer
que uma empresa que não é facilmente encontrada no Google, praticamente não
existe.
E essa força que o ambiente digital ganhou
vai um pouco além. É um fato incontestável que a internet deixou de ser apenas
instrumento de pesquisa e se tornou, rapidamente, uma estratégica ferramenta de
marketing e de venda muito poderosa.
Esta ferramenta possibilita uma melhor
comunicação com o cliente, uma forma mais interativa de apresentar quem é a
empresa, quais os produtos oferecidos, diferenciais e, sobretudo, um diálogo
mais direto.
E já foi o tempo em que ter um site era
privilégio para poucos, devido aos altos custos. Hoje, é possível ter um site
criado em wordpress em apenas 7 dias e por um custo acessível.
Mas com tantas vantagens, como as empresas
não alcançam o sucesso esperado?
Não basta ter um site qualquer
A primeira estratégia de como atrair
clientes para lanchonete através da internet é saber o que esses clientes
querem ou desejam ao acessar o site da empresa. É claro que em um site
gastronômico, o que se busca é saciar a fome e o desejo com o tipo de lanche
oferecido por tal estabelecimento.
Mas já pensou que, quando a fome bate, o
cliente quer praticidade? Pouco esforço, poucos cliques e, pronto, desejo
saciado.
Um dos erros mais comuns ao criar o site de
uma empresa é focar apenas do layout dele, esquecendo-se de pensar
estrategicamente no público-alvo que consome os seus produtos.
O número de pessoas que acessa a internet
por meio de dispositivos móveis é bem alto e a tendência é aumentar cada vez
mais. As pessoas aproveitam o tempo livre que têm no ônibus pegam o smartphone
e acessam sites e redes sociais em busca de algo interessante ou informação
específica.
Quando ela está na rua e quer fazer um
lanche ou em casa deitada no sofá e bate aquela fome, o primeiro lugar que uma
pessoa irá buscar algo para comer é na internet e, na maioria das vezes,
através do smartphone, que está sempre à mão, pronto para dar todas as
respostas.
E o que isso tem haver em como atrair
clientes para lanchonete através da estratégia de conhecer o público-alvo antes
de criar o site? Se, nesse caso, o site da sua lanchonete não for responsivo,
você, provavelmente, acabou de perder um ótimo cliente em potencial.
Site responsivo é aquele que se adapta a
qualquer tipo de dispositivo (notebook, desktop, smartphone, tablet), ajustando
o layout e o conteúdo de acordo com a tela de leitura do usuário. Isso facilita
o acesso e a navegação e garante que nenhuma informação vai ser perdida. Além
disso, os buscadores da internet ranqueiam melhor esse tipo de site, por
entender que eles oferecem melhores experiências de acesso, e dão como
resultado, opções mais próximas ao cliente.
É muito comum que donos de estabelecimento
queiram usar o site e as mídias sociais para conseguir atrair mais clientes,
mas não saibam como trabalhar de forma eficiente. Por isso, outro grande erro
nessa estratégia é achar que ter apenas um site “bonitinho” vai fazer chover
clientes na sua porta.
Esse é apenas o primeiro da empresa no
ambiente virtual que, quando usada de forma inteligente, oferece retorno
positivo ao tempo e dinheiro investidos. Mas, para isso, o site deve, como um
todo, atrair os olhares e prender a atenção, tanto pelo design atrativo, como
pelas informações úteis e imagens chamativas.
Considere o site como a lanchonete online,
que ao invés de conquistar pelo sabor, tem que usar fotos que despertem o
desejo. Conteúdos visuais estão em alta e atrair olhares famintos é essencial
para se destacar nesse segmento competitivo.
Além disso, estratégias de marketing de
conteúdo, ajudam a criar relações, reforçar a presença e melhorar o
aparecimento nos mecanismos de buscas, oferecendo conteúdo que satisfaça e
cative seu cliente (ou cliente em potencial), deixando-os seguros em relação a
sua lanchonete. E, claro, convertendo essas vistas ao site em vendas reais.
O retorno para a empresa, além de
financeiro, é de presença e de aumento de conscientização sobre a existência da
lanchonete, o que gera engajamento e, consequentemente, atrai mais clientes
motivados para a compra.
A
ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo
para atrair novos clientes.
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