Marketing Digital para
Salão de cabeleireiro.
Aplicar estratégias de marketing digital para salão de beleza é
a melhor maneira de conseguir gerar resultados positivos e significativos no
caixa do seu salão, além de expandir os horizontes da sua empresa e fidelizar
seus clientes.
Não
se preocupe se você não sabe como atrair clientes para salão de beleza com
estratégias de marketing digital, pois aqui abaixo você aprenderá estratégias
simples e poderosas que podem ser colocadas em prática hoje mesmo.
Criação de Site para Salão de Beleza
A base de qualquer plano de marketing para atrair novos clientes
começa com a criação de um site. É no seu site que você poderá deixar
informações essenciais para seus clientes, como email, telefone e informações
dos seus serviços. Um site é como uma vitrine do seu salão, além de também
atuar como um vendedor 24h do seus serviços.
Com um site profissional para o seu salão de beleza você está
cortando gastos com atendimento e com suporte ao seu cliente. A qualquer
momento qualquer pessoa pode encontrar as informações para chegar até você ou
saber mais sobre seu trabalho.
Hoje, mais de 80% das pessoas realizam buscas no Google antes de
conhecer ou comprar de uma empresa. O Google é uma espécie de termometro da
credibilidade da sua empresa, de forma que antes de comprar as pessoas gostam
de verificar pela internet se a sua empresa é confiável.
Com certeza neste momento que você lê esse artigo, tem alguém
procurando pelo seu serviço. E você provavelmente não está na primeira página
do Google, certo?
As clinicas de estética, barbearia, salão de beleza ou spa, são
estabelecimentos que mexem com a auto-estima das pessoas através da
aparência. O site ideal deve ter
características de beleza também, por meio de um layout bonito e que seja
responsivo, isto é, funcione adequadamente em Tablets e Smartphones.
O site do seu salão de beleza deve conter as informações básicas
(contato, redes sociais, endereço), logo na primeira página do site, um design
de fácil manuseio para os visitantes terem uma boa experiência e deve ser
otimizado, para ser encontrado com facilidade pelos mecanismos de busca.
Aqui estão os fundamentos do que consideramos essenciais para
criação de sites para salão de beleza:
O seu site é amigável para dispositivos móveis? Os novos
clientes podem vê-lo claramente em seu telefone?
Mantenha o design atraente, simples e fácil de navegar. Menos é
mais.
Inclua uma página com uma tabela de preços dos seus serviços – é
a 3ª página mais visitada para sites de salões de beleza.
O seu número de telefone está destacado em todas as páginas? Ele
está linkado corretamente para conseguir clicar e ligar direto no mobile?
Faça uma boa primeira impressão. Evite erros de redação,
soletração e erros gramaticais – eles refletem um descuido com seu negócio.
Uma página de ofertas é uma obrigação. É a 2ª página mais
popular do site do salão de beleza.
Inclua chamadas para ação para encorajar clientes potenciais a
escolher sua “Ligue agora, telefone para reservar, compre agora”.
Oferecer uma reserva online. A maioria dos sistemas de software
de salão oferecem esta opção. Esteja aberto 24 horas por dia, 7 dias por
semana.
Comece um blog mensal com dicas de cabelo e beleza, tendências e
conselhos. Isso ajudará você a classificar mais alto no Google e atrair
clientes em potencial para visitar seu site.
Analise
seus resultados com o Google Analytics, para saber quantas pessoas acessam o
seu site, quem elas são e de onde elas vêm.
Como Atrair Clientes para Salão de Beleza com a Criação de Blog
Junto com o site, você deve fazer um blog com informações
valiosas que sejam úteis para seu público alvo, assim você irá conseguir
construir uma poderosa autoridade, aumentar a visibilidade do seu site no maior
mecanismo de busca (Google), sem precisar gastar muito com anúncios pagos.
Desenvolva seus artigos ou peça pra alguma empresa desenvolver
pra você, textos otimizados com palavras-chave selecionadas para serem
rankeadas nas primeiras posições do Google, que tenha pelo menos 800 palavras,
títulos atraentes, informações relevantes – como dicas de unhas, penteados,
cortes de cabelo, maquiagem, tendências que famosos estão usando e você oferece
em seu salão, respostas e soluções para as “dores” do público que te acompanha.
Vejamos alguns exemplos de duvidas que todos os dias são
pesquisadas no Google:
Como restaurar unha quebrada?
Como fazer o cabelo crescer mais rápido?
Qual tipo de depilação é indolor?
Como cuidar da pele corretamente?
Qual massagem mais emagrece?
Como ficar bronzeada o ano todo?
É
bem provável que após ler o seu conteúdo o usuário terá você como uma
autoridade de beleza, referência e irá recorrer aos seus serviços assim que
precisar.
Como
Atrair Clientes para Salão de Beleza com Anúncios no Google
O Google é o mecanismo de busca mais utilizado no mundo todo e
ele oferece a possibilidade de pessoas fazerem anuncios de seus
estabelecimentos, para aparecer nas primeiras páginas. A tarefa de como atrair
clientes para salão de beleza estará nas mãos da maior empresa de tecnologia do
mundo.
Com isso, alguém estiver procurando, por exemplo, “manicure em
são paulo”, aparecerá o seu salão de beleza nos primeiros resultados da
pesquisa (caso você tenha comprado a palavra chave do termo pesquisado), tendo
assim maiores de chances de conquistar novos clientes do que a concorrência.
Entretanto,
para ganhar benefícios, é preciso que você faça cadastro no Google Adword, crie
seu(s) anúncio(s) com palavras-chave relacionadas ao seu mercado e pague uma
“taxa” por cada clique que você receber em seu anúncio.
Tudo vai depender da sua estratégia, estudo e seleção de
palavras chave que você pode fazer através do planejador de palavras chave do
Google. Veja um exemplo abaixo:
Vamos pegar o exemplo da palavra chave “salão de beleza em são
paulo”, que tem de 100 – 1 mil buscas mensais, concorrência baixa, custando R$
0,78 o clique.
Agora vamos supor que seu salão apareça nessas 1.000 pesquisas,
você receba 800 cliques, converta 100 pessoas em clientes e cada uma delas faça
unha em seu salão, no valor de R$ 15,00.
Você
gastaria R$ 624,00 e ganharia R$ 1.500,00, com a possibilidade desses 100 novos
clientes virarem fieis e recomendarem seu salão para outras pessoas. Pelo custo
benefício e pela grande procura que esse mercado tem na internet, acreditamos
que vale a pena você investir nessa plaforma de anúncios sim.
Como
Atrair Clientes para Salão de Beleza com Estratégias de E-Mail Marketing
Você pode utilizar a estratégia de e-mail marketing para a
captação de novos clientes para seu salão de beleza, dando-lhes algum brinde,
em troca do seu e-mail e pode criar uma lista de e-mails dos seus clientes,
para infinitas possibilidades.
Como, por exemplo, enviar notificações de nova postagem no blog,
dicas exclusivas, novidades do salão, promoções limitadas apenas pra quem estir
cadastrado na sua lista, confirmação / agendamento de reserva e programas de
fidelidade.
Você pode aplicar todas essas dicas do artigo, que com certeza
irão te trazer bons resultados. Mas, se você quiser, nós, da UpSites, uma
empresa focada na criação de sites WordPress, pode te ajudar a entender como
atrair clientes para seu salão de beleza.
Caso tenha interesse em incrementar o marketing para seu salão
de beleza e atrair clientes para seu Salão de Beleza, entre em contato conosco
e vamos analisar o seu negócio e criar uma estratégia de marketing digital
personalizada.
Você também pode usar as redes sociais, listadas abaixo, para
poder potencializar as vizualizações dos seus artigos e expandir a captação de
novos clientes para seu salão de beleza.
Como
Atrair Clientes para Salão de Beleza com Redes Sociais
As mídias sociais é um “ambiente digital” a todo momento, seja
no trabalho, na rua, no banco, enfim, todo mundo está presente nelas
independentemente do horário ou local, inclusive, os futuros clientes que você
conseguir para sua barbearia ou salão de beleza.
Então é crucial que você crie uma conta em todas as redes
sociais, que vou citar aqui abaixo, e expanda as possibilidade de conquistar
mais clientes para seu salão de beleza. O Instagram e o Facebook foram as redes
sociais com mais resultados para Atrair Clientes para Salão de Beleza. Veja
abaixo:
1. Como Atrair Clientes para Salão de Beleza com Estratégias de
Instagram
O Instagram é o mais novo membro da família das redes social, as
empresas do mercado de beleza – como os salões de beleza, barbearia, spa e
clinicas de estética são excelentes para ser comercializados nessa mídia. O
marketing para salão de beleza através do instagram costura ser muito efetivo,
pois é uma plataforma que privilegia as imagens e vídeos, e para conseguir
clientes para seu salão você terá que investir em fotos bonitos e atraentes.
Resultados de antes e depois também são muito válidos para que as pessoas
sintam vontade de frequentar o seu salão de beleza.
As imagens são uma ótima maneira de engajar o seu público,
mostrar a imagens de antes & depois (contando um pouco sobre o
procedimento), fazer pequenos vídeos de algum evento de atualização que você
foi, além de postar fotos divertidas que seguem o tema do seu salão.
Use e abuse das hashtags regionais para atrair mais usuários e
clientes para o seu salão de beleza. Incentive seus clientes a postarem imagens
com as hashtags do seu salão, para construir uma prova social.
2. Como Atrair Clientes para Salão de Beleza com Estratégias de
Facebook
Este “ambiente” é ideal para você propagar sua marca e mostrar
um pouco do que você oferece. No entanto, sabemos que o Facebook é uma
plataforma voltada para relacionamento e entretenimento, e não tanto para fazer
o marketing para salão de beleza. Por conta disso, é preciso fazer ofertas
discretamente e bastante conteúdo útil para esse público. Esta sem dúvidas é a
melhor forma de como atrair clientes para salão de beleza.
Utilize o Facebook para participar de grupos que o seu público
alvo está presente. Por exemplo, se seu salão de beleza foi planejado para
atender noivas, participe de grupos de casamento, festas de casamento e assim
por diante.
Construa uma fanpage com todas as informações necessárias
(endereço, telefone, site, horário de funcionamento), mostre as variedades de
serviços que você oferece, dê “mini dicas”, faça lives mostrando novidades, e o
mais fundamental: tenha um bom atendimento, responda o chat e os comentários.
Com essa rede social você também pode criar anúncios segmentados
por local, idade, gênero, estado civil, interesse, renda e muitas outras
coisas, através do Facebook Ads e criar anúncios de ofertas, promoções ou para
impulsionar as publicações.
3. Como Atrair Clientes para Salão de Beleza com Estratégias de
Whatsapp
Arranje uma forma de criar um whatsapp exclusivamente para sua
clinica de estética e deixe uma pessoa para prestar atendimento por essa
plataforma, estreitando assim, o relacionamento com seus clientes. Essa forma
de fazer marketing para salão de beleza é bastante efetiva pois faz com que seu
salão de aproxime dos clientes, e preste um atendimento personalizado.
Você pode usar o Whatsapp para criar agendar ou confirmar
horários, divulgar conteúdos curtos de outras mídias e fazer promoções de curto
prazo (Ex.: Promoção para apenas as 10 primeiras pessoas que marcarem horário,
em determinado dia, apresentando o cupom do Whatsapp).
4. Como Atrair Clientes para Salão de Beleza com Estratégias de
Google Plus E Google Meu Negócio
Tenha cadastro no Google Plus para participar de comunidades de
beleza, divulgar conteúdos úteis, e claro, criar um “crédito” a mais com o
Google, por estar usando a rede social dele e no “Google Meu Negócio” para
deixar o seu salão de beleza ser posicionado em um lugar exclusivo nas buscas
do Google, quando alguém pesquisar por estabelecimentos de beleza na sua
região. Sem um cadastro configurado de maneira otimizada, o seu site nunca vai
aparecer na primeira página do Google e assim sua estratégia de marketing para
salão de beleza não será eficiente.
5. Marketing para Salão de Beleza com Pinterest
Você pode utilizar o Pinterest para criar um portfólio dos seus
trabalhos, divulgar dicas – de unhas, penteados, cortes de cabelo, tintura,
tratamentos, em forma de infográficos e até criar um e-commerce, caso você
tenha parceria com fornecedores de roupas, acessórios, sapatos.
6. Como Atrair Clientes para Salão de Beleza com Estratégias de
Youtube
O vídeo é o formato de conteúdo que mais engaja o público, por
causa da sua praticidade e “fácil digestão”, e gera uma autoridade com mais
rapidez ao profissional/estabelecimnto, então seria um despedício ficar fora
dessa plataforma. O marketing para salão de beleza através do Youtube é muito
importante, já que as pessoas cada vez mais preferem ver vídeos do que ler
artigos ou apenas fotos estáticas. Você deve compartilhar sempre os vídeos no
Instagram e no Facebook e anunciar para pessoas que moram perto do seu salão de
beleza.
Poste vídeos de conteúdos relevantes sobre beleza no Youtube
para gerar um engajamento maior com seus seguidores e aumentar seu público.
Vejamos algumas questões que as pessoas pesquisam todos os dias
são no Youtube:
Como fazer penteados para cabelos cacheados?
Como fazer maquiagem fácil para o dia a dia?
Como hidratar o cabelo em casa?
Como para afinar o rosto com massagem?
É
importante que você produza um conteúdo que resolva as principais dúvidas de
seus potenciais clientes para que eles te tenham como autoridade.
A
ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo
para atrair novos clientes.
Fale
com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua
empresa com o marketing digital!
Central de Atendimento - (11) 2228.2871
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