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sexta-feira, 28 de junho de 2019

COMO DEFINIR KPIS DE UMA CAMPANHA DE MARKETING DIGITAL.




COMO DEFINIR KPIS DE UMA CAMPANHA DE MARKETING DIGITAL.


Surpreendentemente, ainda existem gestores que não baseiam suas decisões em objetivos finais ou em análises apuradas. Esse é um grande erro, pois os indicadores-chave ajudam a trazer dados concretos e a construir uma certa previsibilidade, auxiliando a empresa em um crescimento sustentável. Por isso, saber como definir KPIs é essencial.


A análise de uma campanha de marketing digital não necessita de uma série de métricas e indicadores para se dar como completa. Quer entender como ocorre a seleção de indicadores-chave? Confira o que nós preparamos a seguir!


O QUE SÃO KPIS E POR QUE ELES SÃO TÃO ESSENCIAIS EM UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL?


Os KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance) são recursos para avaliação da performance de suas ações que dialogam com os objetivos e as estratégias de seu negócio. Afinal, o que não pode ser medido não pode ser gerenciado, certo?


O uso de indicadores-chave é essencial para que as empresas atestem a relevância dos investimentos feitos com campanhas, bem como para realizar os ajustes necessários na estratégia. Uma das maiores vantagens que a internet nos proporciona é a possibilidade de monitoramento de todas as ações e reações do público às ações de marketing de uma forma instantânea.


Escolher os KPIs errados pode resultar em decisões inúteis ou equivocadas em relação ao objetivo. Por isso, é muito importante ter atenção a eles.


Para classificar os indicadores e entender quais devem ser trabalhados em cada área da empresa, existe a pirâmide de KPIs, que os divide em três grupos-chave:


Indicadores de Uso (essenciais para a equipe de Analistas);
Indicadores Secundários ou Gerenciais (importantes para a Gerência);
Indicadores Primários (que serão utilizados especialmente pelos membros da Diretoria ou pelos tomadores de decisão da empresa).
Entre os indicadores primários estão os leads convertidos e o custo total por lead. Já os indicadores secundários incluem o custo por visitante, crescimento de leads, custo por lead em cada estágio e qualidade dos leads. Os indicadores de uso, por fim, incluem o page rank, comentários, engajamento, conteúdos mais lidos, seguidores, dentre outros.


COMO DEFINIR KPIS PARA A MINHA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL?


A definição dos KPIs corretos em uma campanha de marketing digital é essencial. Se não mensuramos os indicadores certos, podemos nos deparar com resultados pouco realistas e desperdiçar uma boa parte do orçamento. Se você quer aprender a escolher bem os KPIs para sua campanha, confira nossas dicas a seguir!


Entenda a diferença entre KPIs e métricas


Uma das confusões mais comuns no mundo do marketing digital é o uso do termo métricas no lugar de KPIs, como se eles fossem conceitos iguais. Contudo, apesar de estarem conectados, ambos auxiliam, de forma diferente, a fazer uma apuração mais assertiva dos resultados.


As métricas informam sobre o comportamento dos usuários sem apresentar dados sobre os resultados da suas ações de marketing. Dessa forma, elas informam apenas o desempenho do site (ou da rede social, ou da newsletter), e não de seu negócio. Alguns exemplos de métrocas são: visitantes, taxa de cliques, taxa de saída, taxa de rejeição, dentre outros.


Os KPIs, por outro lado, informam sobre o desempenho do negócio. Estratégicos, eles associam as métricas aos objetivos, ou seja, as conversões que você deseja fazer (que nem sempre envolvem vendas!).


Afinal, não adianta saber qual é a taxa de cliques de seu site se você não entender qual é a relação deles com suas conversões e as metas estabelecidas no início da campanha. Alguns exemplos de KPIs são: taxa de conversão, custo de aquisição de clientes (CAC), churn (ou perda de clientes), ciclo de vida dos clientes (LTV), dentre outros.


Escolha KPIs que estão relacionados aos objetivos de sua empresa
Como dissemos anteriormente, KPIs são medidas quantificáveis para avaliar o desempenho da sua empresa em relação a algum objetivo. Portanto, é muito importante que você considere em que direção sua empresa deseja ir ao escolher quais serão esses indicadores.


Se você deseja aumentar as vendas, é importante considerar como KPIs taxa de conversão, vendas diárias e tráfego do site. Para aumentar o tráfego do site, você pode considerar fontes de tráfego, compartilhamentos sociais, taxas de rejeição. Já o aumento da taxa de conversão, a taxa de abandono do carrinho de compras e as tendências de preços auxiliam.


Considere seu tempo de mercado


A escolha dos KPIs depende do mercado em que a empresa está inserida e a realidade dela. Startups, por exemplo, que estão em fase de crescimento acelerado, podem se interessar pela taxa de conversão de visitantes ou pelo número de trials ativos.


Empresas mais maduras podem se atentar às taxas de retenção de clientes, como a porcentagem de clientes ativos ou o churn.Ou seja, os KPIs podem mudar de acordo com o momento do negócio.


Um benchmark pode enriquecer a análise interna, ajudando a verificar o que empresas com as mesmas características que a sua têm utilizado como indicadores chave para analisar e otimizar.


Compreenda que os KPIs se diferenciam de acordo com o modelo de indústria e negócio
Os KPIs são fortemente influenciados pelo modelo de negócios de sua empresa, bem como pelo setor. Uma empresas B2B de software pode se concentrar nos índices de aquisição de clientes e no churn. Já uma empresa que fabrica argamassa pode ficar focada na venda por metro quadrado.


Informe seus times


Informar seus funcionários dos indicadores de desempenho importantes para a empresa é uma forma de garantir uma gestão mais transparente. Além disso, quando os colaboradores entendem a importância das metas e como isso influencia o cotidiano deles, fica mais fácil garantir que eles colaborem.


Com esse diagnóstico em mãos, é possível que os gestores de suas equipes compreendam melhor a relação da empresa com o mercado, como comparar processos e obter resultados melhores, contribuindo com a inovação na empresa.


Esteja o seus estudos de performance relacionados a vendas, ao marketing ou qualquer âmbito de seu negócio, aprender como definir KPIs corretos é o primeiro passo para o seu aprimoramento.


Alie-se ao Inbound Marketing


Além de escolher bem os indicadores-chave, você pode utilizar o Inbound Marketing para aprimorar a análise de resultados de sua campanha. Essa estratégia vai de encontro às necessidades de mensuração que as empresas de hoje enfrentam, já que ela é focada na geração de Leads e conversões. Além disso, ela possui um custo relativamente menor e um ROI (retorno sobre o investimento) mensurável.



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quarta-feira, 26 de junho de 2019

Como um Site Profissional Pode Aumentar Suas Vendas.




Como um Site Profissional Pode Aumentar Suas Vendas.

Com o avanço das redes sociais como ferramenta de negócios, muitas empresas resumem sua presença digital a esses canais.

Justificativas para isso não faltam: para muitos empreendedores, ter um site profissional ainda parece muito caro, complicado ou desnecessário.

Mas, na prática, todas essas ideias estão erradas. Contar com o próprio endereço na web é mais importante do que se imagina, e pode ser determinante no sucesso de um negócio.

Por outro lado, usar apenas recursos de terceiros para construir toda a sua estratégia de Marketing Digital pode parecer boa ideia, mas deve custar caro a médio e longo prazo.

Veja tudo que precisa saber para implementar um site profissional e transformar as vendas da sua empresa.


Motivos para investir em um site profissional

Já vimos quais são as principais razões dadas pelos empreendedores que adiam ou relutam em criar um site. Agora é hora de provar porque elas não são boas o suficiente.


Veja 5 motivos claros para deixar o medo de lado e investir o quanto antes no desenvolvimento de um website profissional para o seu negócio:


É seu canal exclusivo na internet

As redes sociais são ambientes compartilhados, o que significa que todo tipo de publicação batalha a cada segundo pela atenção da sua persona.


Para uma empresa, isso representa dividir o espaço com concorrentes diretos, memes de todos os tipos, notícias do dia a dia e atualizações de status dos amigos e familiares dos clientes em potencial.


Por outro lado, o site é seu canal exclusivo para convencer e se comunicar com os possíveis clientes. É como se as redes sociais fossem clubes e o site fosse a sua casa.


Você tem controle sobre a mensagem

Outro motivo para ter um site e não se limitar às redes sociais e outros canais terceirizados tem a ver com o controle da mensagem que os visitantes verão.

Qualquer site terceirizado segue um modelo padronizado, igual para todas as empresas que o utilizam. Em um site próprio dá para personalizar o layout, o conteúdo e as opções de contato.



Fortalece a sua marca

Você conhece alguma marca de grande sucesso que não tenha seu próprio site? Até empreendedores e empresas que baseiam todo seu modelo de negócio nas redes sociais investem em um endereço próprio.

O motivo é a força que isso traz para a marca. Quanto mais conhecida uma empresa fica, mais as pessoas vão procurar por ela no Google.

Os clientes sentem muito mais confiança quando a página de busca mostra um site, e não apenas um perfil no Facebook ou Instagram.

Funciona melhor a longo prazo

Nos últimos anos, ficou evidente como a mudança nas regras e algoritmos das redes sociais podem afetar profundamente a estratégia de uma empresa na web.


Catálogos de empresas também podem mudar as regras de funcionamento ou até fechar as operações. A longo prazo, a opção mais segura é mesmo desenvolver um site próprio.


Além de durar quanto tempo você quiser, qualquer mudança de funcionamento será decidida internamente para o próprio bem da empresa, sem regras abusivas ou aumento de custos.


Melhora suas vendas

Se há pessoas procurando no Google pelos produtos ou serviços que a sua empresa oferece, é porque há chance de ganhar mais dinheiro com uma boa presença online.

E não há nada como um site para aproveitar esse interesse e atrair as pessoas certas, que tem intenção de compra e o perfil ideal de cliente que o seu negócio precisa.




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segunda-feira, 24 de junho de 2019

ESTRATÉGIAS DE MÍDIA DIGITAL PARA NEGÓCIOS LOCAIS.




ESTRATÉGIAS DE MÍDIA DIGITAL PARA NEGÓCIOS LOCAIS.

Estratégias de mídia digital, que comércio ou negócio local não quer vender mais? Ou que não quer ter mais clientes e fazer mais vendas no seu negócio? É nesse momento que surgem as oportunidades para se utilizarem estratégias de mídia digital.


Que as oportunidades existem é um fato, mas saber quais são elas de verdade e como saber aproveitá-las da melhor maneira possível é que está o desafio. Nesse artigo eu trouxe para você 6 estratégias de mídia digital que tem gerado resultados para diversos comércios e negócios locais.


Gosto sempre de me posicionar que esse conteúdo não é uma “lei a ser seguida à risca”. Cada estratégia aqui descrita pode e deve ser adaptada a realidade do seu negócio e da sua localização.


ESTRATÉGIA 1 – BLOG

Se você está pensando que sua empresa é apenas um negócio local e não precisa ter um blog, você precisa ver esse vídeo. Ter um blog é fundamental para construção de uma presença online, se você for como a maioria dos empresários que conheço. Que quer plantar hoje e colher amanhã, tenho uma péssima notícia para você.

Não é bem assim que acontece quando se fala de divulgar o seu negócio através da internet. Mesmo que você tenha o poder de alterar quantas vezes forem necessárias, até que você acerte “o ponto”.Muitas vezes é preciso fazer inúmeros teste até encontrar o ponto certo para o seu negócio. Em se tratando de blogs aqui estão alguns dados interessantes para você.


ESTRATÉGIA 2 – VÍDEOS


Estima-se que nos próximos 2 anos cerca de 80% do conteúdo de toda internet seja através de vídeos (aqui jaz um blog de marketing e vendas).

Não tem para onde correr… Por mais que eu e você tentemos fugir disso não há saída, se quisermos atrair e conquistar novos clientes e fidelizar os atuais, precisamos fazer vídeos.

Evite cometer o erro de copiar o link do Youtube e colar na sua página do Facebook, pois isso fará com que o Facebook não entregue para seus seguidores.

Já que as empresas são concorrentes e ambas estão brigando pelo posicionamento de maior plataforma de conteúdo em vídeo.

Agora se você não é criativo e não tem condições de investir em uma produção de vídeos, você ainda pode optar em fazer vídeos “ao vivo” ou como se diz “Lives”.


ESTRATÉGIA 3 – FACEBOOK LIVES

Algo que está em alta hoje em dia é fazer “Live” no Facebook, Live é para inglês para “Ao vivo”. Fazer uma Live com a sua página pode ser uma excelente estratégia para atrair a atenção dos seus potenciais clientes para sua marca e o seu negócio.Se você está pensando em qual o tipo de conteúdo você deveria criar em suas lives (antes de sair fazendo qualquer coisa).


Quando falamos em vídeos, a primeira coisa que vem a cabeça das pessoas são de profissionais da comunicação da TV ou mesmo do Youtube, que são excelentes no que fazem.Porém se você observar mesmo os que são ótimos comunicadores hoje no Youtube sofreram uma evolução natural com decorrer do tempo e da prática ao produzirem seus vídeos.


As pessoas querem entender qual é a mensagem que você está trazendo e se isso é ou não relevante para elas. Portanto preocupe-se com a mensagem que você está entregando com seu conteúdo, deixe de lado a sua habilidade de se comunicar, pois isso é algo que se aprimora com o tempo.

ESTRATÉGIA 4 – ANÚNCIOS NO FACEBOOK

Quando se fala em anúncios no Facebook você pode achar coisa de outro mundo ou que somente grandes empresas com equipes de marketing são capazes de conseguir resultados certo?

Eu fico feliz em te mostrar que isso está longe de ser uma verdade veja só o caso da Gurias Beauty, que é um salão de beleza e conseguiu ótimos resultados através de anúncios no Facebook.

E qual foi o “segredo do sucesso”? As clientes fazem a propaganda!

A cada novo atendimento, as clientes eram fotografadas antes e depois de ganhar as novas madeixas loiras, segurando plaquinhas com hashtags como #loirodiva, que são publicadas no Facebook e no Instagram.

Essa foi a principal estratégia adotada por Fábio Mariuzzo, sócio e administrador do salão, que é também responsável por toda a estratégia da empresa no Facebook.

Além de impulsionar posts para atingir mais clientes, Fábio também usou algumas dessas imagens para fazer anúncios na plataforma, que eram acionados quando o movimento do salão estava fraco.

A cada R$ 200 investidos em anúncios no Facebook, de 10 a 12 clientes agendavam atendimentos.

O que significa pelo menos R$ 5 mil reais de retorno para a empresa – e isso só no primeiro mês, já que as clientes costumam voltar sempre para retocar as mechas.

– 60% das clientes vêm pelo Facebook.

– 25 vezes de retorno do investimento.

– 550 clientes atendidas por mês, em média.

Sua empresa já anuncia no Facebook?

ESTRATÉGIA 5 – GOOGLE MEU NEGÓCIO

Outra estratégia é cadastrar a sua empresa no Google meu negócio, assim ela terá mais chances de aparecer nas buscas locais.

Note que apareceram os restaurantes com as melhores avaliações, se eu permitisse que ele rastreasse a minha localização, esse fator também influenciaria no resultado acima.

Faze um cadastro no Google Meu Negócio não é uma tarefa muito difícil, mas não pode ser a única coisa que a fazer.

Dependendo do seu segmento de mercado você precisará de um site, para conseguir se posicionar melhor nos resultados de busca.


Nesse caso é sempre bom contar com a ajuda de um consultor de marketing digital ou uma agência.Que terão os conhecimentos necessárias para conseguir gerar resultados ao seu negócio.Nesse tipo de situação sempre surge a dúvida no empresário sobre como funciona uma consultoria de marketing digital.


Caso você esteja nesse momento clique aqui, veja uma apresentação da minha consultoria, preencha a aplicação.Se eu identificar que consigo ajudar o seu negócio marcamos uma reunião de uma hora por Skype totalmente grátis, o que você acha?


É provável que você somado a força da estratégia de posicionamento no Google e Google Meu Negócio, você precise investir em anúncios e aí que entra a próxima estratégia.


ESTRATÉGIA 6 – GOOGLE ADWORDS


Assim como o Facebook, o Google Adwords também oferece uma série variadas de objetivos de acordo com a necessidade de cada negócio.Dois objetivos importantes são os de atrair visitantes para sua loja e o de ligações ao estabelecimento.

Com anúncio certo você pode criar cupons exclusivos para os canais que você escolher atrair clientes para seu negócio.Ainda é possível configurar os anúncios exclusivamente para smartphones, por exemplo, e ao clicarem no número de telefone, contabilizar uma conversão.



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sexta-feira, 21 de junho de 2019

O que é SEO LOCAL?




O que é SEO LOCAL?

Conhecido também como SEO o Search Engine Optimization, é uma estratégia de marketing digital, para que sua loja virtual, site ou blog de um determinado negócio, seja encontrado nos mecanismos de busca, preferencialmente nas primeiras posições, facilitando a interação com o usuário.


Mas dentro do SEO existem várias estratégias que basicamente, são caminhos diferentes para que o usuário, podendo ser um cliente ou possível cliente, consiga encontrar rapidamente uma solução para o seu problema.


E uma dessas estratégias é o SEO local. Essa opção está sendo melhorada cada vez mais, para que as pessoas que fazem pesquisas principalmente pelo celular, consigam ter acesso a várias opções de estabelecimentos próximos, de acordo com a sua pesquisa e um dos principais benefícios da utilização dessa ferramenta, é que várias empresas estão conseguindo ter maior visibilidade além de aumentar as suas vendas.


SEO Local para aumentar as vendas


Essa é uma forma prática e rápida de uma pessoa ter um contato, com um determinado estabelecimento e até mesmo que ainda não conhece. Segundo informado pelo Google 86% das pesquisas na plataforma são realizadas, por aparelhos como smartphones e muitas vezes, para descobrir lugares próximos.


Dessa forma, várias empresas já conheceram e entenderam a ferramenta como uma possibilidade até mesmo de aumentar a divulgação do seu negócio.


Para isso, é preciso otimizar o site e as informações da sua empresa através de uma consultoria SEO, para que ele possa ser identificado pelos mecanismos de busca, quando uma pesquisa por “panificadora” ou “restaurante”, por exemplo, for realizada em um determinado bairro e o usuário consiga encontrar o seu estabelecimento.


Principais benefícios do SEO LOCAL


A ferramenta do SEO local, foi pensada especialmente para tornar a utilização do usuário mais prática, simples e rápida para que consiga encontrar um determinado local de acordo com a sua necessidade. No entanto, hoje já ultrapassa esse principal objetivo e consegue trazer incríveis benefícios para quem deseja realizar uma estratégia de marketing digital, a partir da utilização dessa ferramenta.


Atrair um novo público


Pessoas que realizam busca por locais estão atrás de algo, certo? Pode ser um novo local para conhecer ou para solucionar algum problema, como arrumar o carro em um local perto, por exemplo. Você pode conseguir conquistar novas pessoas para o seu negócio, principalmente se tiver boas avaliações na página.


Proporcionar aumento nas vendas

Com mais pessoas pesquisando pelo seu segmento de atuação, maiores são as chances de você conseguir conquistar esses clientes e consequentemente, aumentar as suas vendas.


Fidelizar os clientes


Especialmente para aqueles que já conhecem a empresa e realizam várias pesquisas, vão ter sempre na mente a sua logo ou o nome da sua empresa, se for vista com mais frequência. Isso ajuda, para fortalecer o relacionamento com a marca e assim, ele não será conquistado tão facilmente pela concorrência.


Presença online de qualidade


Nos dias de hoje quem não está na internet, dificilmente será encontrado ou ainda conseguirá construir uma marca sólida e de confiança. Com a utilização do SEO local, é possível que a sua empresa esteja na internet e mais do que simplesmente estar, terá uma presença online de qualidade, favorecendo a conquista de clientes e a solidificação da marca.


Como fazer SEO local


Para quem tem o interesse em adotar essa estratégia e prática para o SEO da empresa, existem algumas práticas que deverão ser realizadas para que o nome da empresa seja otimizado e assim, encontrado mais facilmente nos momentos em que a pesquisa por uma determinada palavra-chave for realizada.


A primeira delas é realizar o cadastro no Google Meu Negócio. A partir do momento em que for criado o cadastro, você poderá ter acesso a ferramenta e assim, adicionar a sua empresa no Google Maps.


Solicitar a nota de avaliação, fotos do local e comentários para os seus funcionários e também clientes, é algo que irá ajudar e muito na criação de conteúdo e que irá favorecer o rankeamento, para o seu negócio.



A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos clientes.

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