ESTRATÉGIAS
DE MÍDIA DIGITAL PARA NEGÓCIOS LOCAIS.
Estratégias de mídia digital, que comércio
ou negócio local não quer vender mais? Ou que não quer ter mais clientes e
fazer mais vendas no seu negócio? É nesse momento que surgem as oportunidades
para se utilizarem estratégias de mídia digital.
Que as oportunidades existem é um fato, mas
saber quais são elas de verdade e como saber aproveitá-las da melhor maneira
possível é que está o desafio. Nesse artigo eu trouxe para você 6 estratégias
de mídia digital que tem gerado resultados para diversos comércios e negócios
locais.
Gosto sempre de me posicionar que esse
conteúdo não é uma “lei a ser seguida à risca”. Cada estratégia aqui descrita
pode e deve ser adaptada a realidade do seu negócio e da sua localização.
ESTRATÉGIA 1 – BLOG
Se você está pensando que sua empresa é apenas um negócio local
e não precisa ter um blog, você precisa ver esse vídeo. Ter um blog é
fundamental para construção de uma presença online, se você for como a maioria
dos empresários que conheço. Que quer plantar hoje e colher amanhã, tenho uma
péssima notícia para você.
Não é bem assim que acontece quando se fala
de divulgar o seu negócio através da internet. Mesmo que você tenha o poder de
alterar quantas vezes forem necessárias, até que você acerte “o ponto”.Muitas
vezes é preciso fazer inúmeros teste até encontrar o ponto certo para o seu
negócio. Em se tratando de blogs aqui estão alguns dados interessantes para
você.
ESTRATÉGIA 2 – VÍDEOS
Estima-se que nos próximos 2 anos cerca de
80% do conteúdo de toda internet seja através de vídeos (aqui jaz um blog de
marketing e vendas).
Não tem para onde correr… Por mais que eu e você tentemos fugir
disso não há saída, se quisermos atrair e conquistar novos clientes e fidelizar
os atuais, precisamos fazer vídeos.
Evite cometer o erro de copiar o link do
Youtube e colar na sua página do Facebook, pois isso fará com que o Facebook
não entregue para seus seguidores.
Já que as empresas são concorrentes e ambas
estão brigando pelo posicionamento de maior plataforma de conteúdo em vídeo.
Agora se você não é criativo e não tem condições de investir em
uma produção de vídeos, você ainda pode optar em fazer vídeos “ao vivo” ou como
se diz “Lives”.
ESTRATÉGIA 3 – FACEBOOK LIVES
Algo que está em alta hoje em dia é fazer
“Live” no Facebook, Live é para inglês para “Ao vivo”. Fazer uma Live com a sua
página pode ser uma excelente estratégia para atrair a atenção dos seus
potenciais clientes para sua marca e o seu negócio.Se você está pensando em
qual o tipo de conteúdo você deveria criar em suas lives (antes de sair fazendo
qualquer coisa).
Quando falamos em vídeos, a primeira coisa que vem a cabeça das
pessoas são de profissionais da comunicação da TV ou mesmo do Youtube, que são
excelentes no que fazem.Porém se você observar mesmo os que são ótimos
comunicadores hoje no Youtube sofreram uma evolução natural com decorrer do
tempo e da prática ao produzirem seus vídeos.
As pessoas querem entender qual é a
mensagem que você está trazendo e se isso é ou não relevante para elas. Portanto
preocupe-se com a mensagem que você está entregando com seu conteúdo, deixe de
lado a sua habilidade de se comunicar, pois isso é algo que se aprimora com o
tempo.
ESTRATÉGIA 4 – ANÚNCIOS NO FACEBOOK
Quando se fala em anúncios no Facebook você
pode achar coisa de outro mundo ou que somente grandes empresas com equipes de
marketing são capazes de conseguir resultados certo?
Eu fico feliz em te mostrar que isso está
longe de ser uma verdade veja só o caso da Gurias Beauty, que é um salão de
beleza e conseguiu ótimos resultados através de anúncios no Facebook.
E qual foi o “segredo do sucesso”? As
clientes fazem a propaganda!
A cada novo atendimento, as clientes eram
fotografadas antes e depois de ganhar as novas madeixas loiras, segurando
plaquinhas com hashtags como #loirodiva, que são publicadas no Facebook e no
Instagram.
Essa foi a principal estratégia adotada por
Fábio Mariuzzo, sócio e administrador do salão, que é também responsável por
toda a estratégia da empresa no Facebook.
Além de impulsionar posts para atingir mais
clientes, Fábio também usou algumas dessas imagens para fazer anúncios na
plataforma, que eram acionados quando o movimento do salão estava fraco.
A cada R$ 200 investidos em anúncios no
Facebook, de 10 a 12 clientes agendavam atendimentos.
O que significa pelo menos R$ 5 mil reais
de retorno para a empresa – e isso só no primeiro mês, já que as clientes
costumam voltar sempre para retocar as mechas.
– 60% das clientes vêm pelo Facebook.
– 25 vezes de retorno do investimento.
– 550 clientes atendidas por mês, em média.
Sua empresa já anuncia no Facebook?
ESTRATÉGIA 5 – GOOGLE MEU NEGÓCIO
Outra estratégia é cadastrar a sua empresa
no Google meu negócio, assim ela terá mais chances de aparecer nas buscas
locais.
Note que apareceram os restaurantes com as
melhores avaliações, se eu permitisse que ele rastreasse a minha localização,
esse fator também influenciaria no resultado acima.
Faze um cadastro no Google Meu Negócio não
é uma tarefa muito difícil, mas não pode ser a única coisa que a fazer.
Dependendo do seu segmento de mercado você
precisará de um site, para conseguir se posicionar melhor nos resultados de
busca.
Nesse caso é sempre bom contar com a ajuda
de um consultor de marketing digital ou uma agência.Que terão os conhecimentos
necessárias para conseguir gerar resultados ao seu negócio.Nesse tipo de
situação sempre surge a dúvida no empresário sobre como funciona uma
consultoria de marketing digital.
Caso você esteja nesse momento clique aqui,
veja uma apresentação da minha consultoria, preencha a aplicação.Se eu
identificar que consigo ajudar o seu negócio marcamos uma reunião de uma hora
por Skype totalmente grátis, o que você acha?
É provável que você somado a força da
estratégia de posicionamento no Google e Google Meu Negócio, você precise
investir em anúncios e aí que entra a próxima estratégia.
ESTRATÉGIA 6 – GOOGLE ADWORDS
Assim como o Facebook, o Google Adwords
também oferece uma série variadas de objetivos de acordo com a necessidade de
cada negócio.Dois objetivos importantes são os de atrair visitantes para sua
loja e o de ligações ao estabelecimento.
Com anúncio certo você pode criar cupons
exclusivos para os canais que você escolher atrair clientes para seu negócio.Ainda
é possível configurar os anúncios exclusivamente para smartphones, por exemplo,
e ao clicarem no número de telefone, contabilizar uma conversão.
A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse
engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos
páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação
de conteúdo para atrair novos clientes.
Fale com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu
negócio e alavanque sua empresa com o marketing digital!
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