IMPORTÂNCIA
DOS DIRETÓRIOS DE BUSCA NA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL.
Os diretórios de busca foram os primeiros
grandes aliados para quem desejava divulgar sites na web. Entretanto, devido às
mudanças dos critérios de ranqueamento dos mecanismos de pesquisa, esse recurso
passou a dividir espaço com outras estratégias.
Mas será que os diretórios são mesmo
dispensáveis hoje em dia? Ainda que sejam um recurso um pouco antigo do
marketing digital, não dá para descartar sua importância em situações
específicas. Para alguns casos, ainda podem ser muito bons!
A IMPORTÂNCIA DOS DIRETÓRIOS NO INÍCIO DE
TUDO
Os diretórios surgiram como o primeiro
recurso para indexação de sites na web, tornando-os visíveis especialmente nos
mecanismos de busca do Google. Essas ferramentas permitiam que os sites fossem
cadastrados de forma rápida e por subdivisões, criando até mesmo diretórios de
prestadores de serviços específicos.
Basicamente, eles catalogavam os sites
presentes na web reunindo tudo e dividindo por diferentes especialidades. Entre
suas vantagens está o fortalecimento dos links, fator muito importante para a
relevância da página.
Era por meio do banco de dados dos
diretórios que o Google tirava como base os sites mais importantes para indicar
nas buscas dos usuários. A ferramenta já foi o principal recurso para
divulgação de presença online, visando aumentar o fluxo de visitantes para os
sites.
Entretanto, com o passar do tempo e as
mudanças do algoritmo do Google, o diretório foi gradativamente dividindo
espaço com outras estratégias.
OS DIRETÓRIOS DE BUSCA COMO RECURSO ATUAL
A discussão existe e é pertinente: os
diretórios de busca ainda conseguem fazer algo de relevante pelo meu site? A
resposta é: sim, desde que sejam usados da maneira correta! Alguns fatores
precisam ser bem definidos e considerados na hora de investir nesse recurso.
Como falamos, os diretórios hoje não são
tão eficientes com o algoritmo do Google, mas em casos específicos e da maneira
correta, é possível tirar proveito para tornar um endereço na web relevante.
Antes de tudo, é importante ressaltar que
eles devem ser utilizados como apoio às estratégias de SEO, nunca sozinhos.
Caso contrário, os resultados ficarão muito abaixo do esperado.
Quando fazer
Na hora de indexar novos endereços na web,
o Google utiliza dados de outros sites que já estejam ranqueando esses links.
Sendo assim, especialmente para os novos endereços, é interessante fazer o
registro nos diretórios de busca, pelo menos inicialmente. Eles oferecem links
de qualidade e relevantes para o Google.
Uma das vantagens dos diretórios é a
possibilidade de tráfego referencial. Esse recurso consiste em indicações do
link do seu site em outras páginas ou blogs, feitos de maneira natural quando é
abordado algum tema relacionado ao seu tipo de negócio. Por isso o termo
“referencial”.
É possível agregar boa popularidade e
impulsionar um tráfego considerável somente com esse primeiro passo de registro
de um novo site, mas é importante que isso seja feito com um diretório de
qualidade.
Fundamental fazer um trabalho completo
É necessário considerar que essas
ferramentas sejam combinadas também com outras estratégias de SEO, já que elas
cumprem um papel fundamental no posicionamento de sites em rankings de buscas.
Além do aumento de tráfego e da garantia de
um bom ranqueamento nas pesquisas de Google, o SEO permite também que os sites
figurem no ilocal, uma plataforma online que funciona como um diretório de
fornecedores e prestadores de serviço, divididos por categoria.
Nas informações de cada uma dessas
empresas, é possível encontrar todos os dados sobre ela, inclusive links.
Fundamental para pequenas e médias empresas
Alguns dos principais mercados dos
diretórios de busca atualmente são as pequenas e médias empresas, que precisam
de investimentos iniciais em estratégias de marketing digital para ganharem um
destaque rápido por meio de links de qualidade.
Os diretórios conseguem oferecer isso
graças à consulta do Google, conforme falamos. Por esse motivo, é importante
que o investimento inicial dessas empresas de menor porte seja nos diretórios
de busca.
Além disso, o orçamento das organizações é
bem mais limitado do que o das grandes empresas, o que impossibilita investir
em outras estratégias de marketing digital. Os diretórios são opções bastante
consistentes, eficientes e com um ótimo custo-benefício.
O SURGIMENTO DOS DIRETÓRIOS DE BUSCA NO
BRASIL
Os diretórios surgiram no Brasil por volta
de 1995, quando a internet abriu espaço para as empresas anunciarem seus
serviços. Rapidamente cresceu o número de páginas empresariais e, assim como no
mundo físico, era necessário um local para reunir todos esses endereços. Uma
espécie de lista online.
Os diretórios passaram a receber os
cadastros dessas empresas com as URLs e uma série de outros dados (como
palavras-chave) para especificarem o nicho de mercado de cada um desses
negócios.
Era possível também pagar para que esses
diretórios posicionassem sua página entre os primeiros no ranking, mais ou
menos o que acontece hoje em dia com as estratégias de marketing digital.
A mudança no modelo de negócio
Cada vez mais havia o interesse pela
divulgação dos sites empresariais, e isso acabou refletindo na eficácia dos
diretórios de busca, que passaram a oferecer resultados muito extensos e até
mesmo confusos, além de pouco relevantes.
Isso acontecia porque quem cadastrava
manualmente os sites usava um excesso de palavras-chave, com tags
inapropriadas, tudo para aumentar a visibilidade do site. O efeito colateral
era a perda de relevância.
Os diretórios passaram então a usar os crawlers. A ferramenta
era capaz de fazer um registro mais detalhado e inteligente dos dados dos
sites, inclusive verificando se as palavras-chave registradas constavam, de
fato, nas páginas cadastradas. Isso refinou a busca, fazendo-a ser relevante e
precisa novamente.
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