Como fazer seu site
engajar os leads.
Hoje em dia, um site personalizado é fundamental para qualquer
negócio. Ele funciona como um cartão de visitas da sua empresa e, muitas vezes,
é o primeiro contato que o usuário tem com os seus produtos ou serviços. Mas
além de causar uma boa impressão, também deve engajar os leads e fazer eles se
aproximarem cada vez mais do fundo do funil de vendas. Um grande número de
visitas é pouco útil se não converte, certo?
Vários
elementos do seu site podem influenciar no grau de engajamento dos leads. Desde
o conteúdo até o design, passando por questões técnicas da página, tudo pode
alterar a sua taxa de conversão. Por isso, é fundamental estar constantemente a
otimizando, realizando testes e acompanhando as métricas de desempenho.
A importância de um site
otimizado para engajar os leads
A presença online se tornou praticamente obrigatória para
qualquer negócio, mas algumas empresas ainda relutam em fazer altos
investimentos neste recurso. Aqui, você vai entender por que isso pode ser um
grande erro.
Uma das objeções mais comuns para não investir em um bom site é
que a empresa já tem suas páginas nas redes sociais. Porém, por mais eficazes
que essas mídias sejam, o seu portal continua sendo o único lugar no qual é
possível reunir as principais informações do negócio de modo organizado, além
de ser encontrado no Google facilmente. Fora isso, um endereço bem feito passa
mais profissionalismo e seriedade do que um perfil, por exemplo.
Existe
também quem acredite que uma pequena ou média empresa não precisa de um site
robusto. Mas quem tem essa mentalidade, geralmente, está olhando só para os
resultados imediatos, esquecendo que a Internet pode ser uma grande alavanca
para o seu negócio. Além de ignorar que um investimento, agora, pode significar
uma economia no futuro.
Aplique as técnicas de
SEO
Como já comentamos antes, ser encontrado nos mecanismos de busca
é fundamental para melhorar o desempenho do seu site e engajar os leads.
Afinal, pesquisar através da Internet por produtos e/ou serviços virou uma
prática quase instintiva para a maioria das pessoas que trabalha conectado.
A fim de que o seu site apareça no topo quando alguém pesquisar
por termos relacionados à sua solução, você deve aplicar diferentes técnicas de
SEO. Essa sigla, em inglês, significa otimização para mecanismos de busca e
reúne uma série de práticas para que o Google ou outros buscadores entendam que
seu conteúdo é relevante para o público.
Palavras-chave
Em primeiro lugar, você deve elencar os principais termos que
levam os usuários até a sua página. Elas precisam estar relacionadas com a sua
área de atuação e também com o perfil dos seus clientes. Além disso, necessitam
de um bom volume de buscas (o que você pode descobrir usando ferramentas como o
Keyword Planner, do Google, ou o Ubersuggest).
Depois de escolher as melhores palavras, você deve lembrar de
adicioná-las na homepage do seu site ou blog, de forma que essas páginas
apareçam como resultado para as buscas.
Conteúdo de boa
qualidade
Após escolher as palavras-chave, é a hora de produzir conteúdos
relevantes sobre esses temas. O ideal, nesse caso, é investir em um blog para a
sua empresa, mas outros formatos também podem ser muito bem vindos para engajar
os leads. Podcasts, vídeos, infográficos, eBooks e webinars são diferentes
formas de captar a atenção dos usuários e aproximá-los cada vez mais do seu
negócio. Além disso, você educa o seu público sobre a solução que oferece,
respeitando o estágio que cada um está na jornada de compra.
O conteúdo de qualidade, que entrega valor aos leads, aumenta a
sua autoridade de marca, torna o seu site mais estratégico e ainda ajuda os
algoritmos dos buscadores a entenderem que você é relevante para o público.
Aposte nessa estratégia!
Design responsivo
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), mais de 90% da população conectada, hoje em dia, faz uso da Internet
pelo smartphone. Isso significa que as buscas pelo seu site também serão feitas
por esses dispositivos e que a sua página precisa estar pronta para tais
acessos, a fim de engajar os leads que estão utilizando o celular. Se não, você
corre o risco de perder um negócio porque o usuário saiu da sua home rápido
demais.
Além disso, os buscadores priorizam um site que é responsivo, ou
seja, se adapta a telas de diferentes tamanhos.
Saiba apresentar sua
solução
Depois que seu site está otimizado e sendo encontrado, você
precisa se dedicar a melhorar a taxa de conversão. Ou seja, transformar
usuários em clientes. Para isso, sua página deve apresentar a solução que você
oferece de maneira clara e eficiente.
Caso contrário, você pode dispersar a atenção dos leads com
conteúdos ou chamadas que não são tão relevantes para o seu negócio. Diga o que
sua empresa oferece logo na página inicial e inclua botões que levem
diretamente para uma aba sobre os seus produtos. Lembre também de deixar seus
contatos visíveis. Afinal, eles precisam disso para tirar dúvidas e, dependendo
do serviço que você oferece, contratar a sua empresa.
Por último, invista em demonstrações da solução, gifs e até
vídeos. Quanto mais os leads entenderem sobre os ganhos que a sua empresa
fornece, mais chances têm de efetuar a contratação. Mas cuidado, procure meios
de fazer isso mantendo a página leve e com um carregamento ágil. Até porque, se
o seu site demora para abrir, isso pode ser prejudicial!
Aposte em CTA
Encontrar o seu site, ser atraído por um conteúdo relevante e
conhecer a solução são parte do caminho dos leads, mas ainda não significa que
contratarão a sua empresa. Por isso, o CTA é um ponto fundamental.
A
sigla, em inglês, significa “Call To Action” – ou chamada para ação, em
português. Como o próprio nome explica, são chamadas com um botão que
direcionam os leads a outra página, normalmente de conversão. O objetivo dessa
ferramenta é engajar os leads, fazendo com que executem determinada ação, seja
baixar um material, marcar um atendimento ou testar a solução.
Como deve ser um CTA
eficaz?
O ideal é que o CTA seja breve e direto. Além disso, ele deve
despertar a curiosidade. Uma boa opção é criar a sensação de urgência usando
palavras como “hoje” ou “agora”. Outra forma pode ser apresentando números,
evidenciando um desconto ou ganho.
Tome cuidado para não confundir o usuário ou gerar até
expectativas frustradas, isso pode fazer com que ele deixe o site rapidamente.
Portanto, indique ao usuário o que vai encontrar após clicar no CTA. Frases
como “baixe o eBook” e “agende uma conversa” são excelentes alternativas.
Leve em consideração o contexto no qual o CTA está inserido. O
ideal é que ele encaminhe os leads para o próximo passo na jornada de compra.
Ou seja, se o usuário está acessando um blogpost de topo, conhecendo a sua
empresa, não faz sentido mandá-lo direto para a contratação. Isso porque ainda
não sabe quais ganhos terá com a solução e pode deixar o seu site, sem
continuar o relacionamento.
Ter um site virou mais do que obrigação para as empresas que
desejam ser eficientes no mercado. E engajar os leads se tornou essencial para
converter visitas em vendas. Por isso, uma página atrativa, que faça o usuário
se interessar pela sua solução e chegar até o CTA, é fundamental.
O
desafio é grande, passando por design, conteúdo, práticas de SEO e diversas
questões técnicas, tal como a velocidade de carregamento da página. Mas quando
você a otimiza, percebe que seus leads chegam mais prontos para a compra e
também que sua empresa economiza de outras maneiras, como no tempo e na
produtividade dos seus colaboradores.
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