Google Adwords vs SEO.
Google Adwords e SEO são as duas principais ferramentas do SEM –
Search Engine Marketing e têm como objetivo gerar resultados para sua empresa
em termos de tráfego e conversões.Cada qual com suas peculiaridades, eles são
escolha certa de centenas de empresas que querem alçar voos cada vez mais
longos na internet.
Mesmo sendo tão diferentes, eles ainda compartilham diversas
semelhanças, o que deixa a escolha entre um e outro ainda mais difícil. Qual
deles gera mais resultados? Qual deles é melhor para o seu negócio?
É
mesmo, mas vamos tentar reduzir essa incerteza que está rondando sua estratégia
de marketing digital com algumas considerações tanto sobre Google Adwords
quanto sobre SEO.
Google Adwords é uma ferramenta de publicidade, criada para
gerar receita para o Google. Sendo assim, para ter um anúncio veiculado no
Google Adwords, você precisa pagar.
Esse pagamento é feito cada vez que seu anúncio é exibido em
alguma das plataformas de publicidade do Google, que pode ser a rede de
pesquisas (buscador), a rede de displays (sites parceiros) ou no YouTube.
A regra para que seu anúncio seja exibido é vencer um leilão de
palavras-chave, que leva em consideração o lance que você dá, a relevância da
palavra-chave para a busca do internauta e o índice de qualidade dos seus
anúncios.
Já o SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de
técnicas que têm como objetivo tornar seu site mais atraente para os motores de
busca, não só o Google. Aqui entram Yahoo, Bing, etc. E como você deixa seu
site mais atraente para os mecanismos de busca? Com palavras-chave!
Ao aplicar técnicas de SEO no seu site, você o deixa mais
relevante para as buscas dos internautas, o que leva a um melhor posicionamento
nos resultados orgânicos, isto é: não pagos. Quanto melhor o seu posicionamento
nos resultados de busca, maior a visibilidade da sua empresa, assim como o
tráfego de visitantes.
As diferenças e
semelhanças: Google Adwords vs SEO
Ambas estratégias estão baseadas na escolha certa de
palavras-chave. Se o seu anúncio tem boas palavras-chave, tem mais chances de
vencer o leilão do Google Adwords e com isso atrair mais leads.
Se você desenvolva boas estratégias de SEO, seu site fica melhor
posicionado e com isso atrai mais tráfego e conversões. Mas isso só é possível
porque os motores de busca baseiam-se em palavras-chave para encontrar
conteúdos na internet, concorda? Se o foco da pesquisa mudar, essas estratégias
também poderão ser alteradas um dia. Saindo das palavras-chave, o que mais
podemos falar a respeito do Google Adwords e do SEO?
Abrangência
Anúncios do Google Adwords são exibidos somente em plataformas
do Google ou de parceiros, enquanto o SEO é uma estratégia que atinge todos os
mecanismos de busca.
Ao mesmo tempo, os anúncios do Google Adwords podem ser exibidos
em sites parceiros, em formatos diversos, enquanto o SEO atinge apenas a rede
de buscas.
Durabilidade
Links patrocinados do Google Adwords são estratégias de curto
prazo, enquanto o SEO é um investimento para a vida toda da sua empresa.
Uso de palavras-chave
Para que o SEO seja efetivo e você possa acompanhar os
indicadores de desempenho da sua estratégia, você deve focar-se em poucas palavras-chave,
mas mais relevantes. Em contrapartida, cada grupo de anúncios no Google Adwords
pode ter várias palavras-chave, aumentando o alcance dos seus anúncios.
Controle do orçamento
No SEO, teoricamente, você não tem custos, pois não paga para
colocar a estratégia em ação. Contudo, você tem uma equipe, agência ou
profissional envolvido, portanto tem o custo de manutenção e implementação da estratégia.
No Google Adwords, você tem o custo da equipe, agência ou profissional mais o
custo de cada campanha de anúncios.
Se você não tiver um bom controle do que está sendo investido em
cada um poderá ter problemas, especialmente no Google Adwords, pois o custo dos
anúncios pode fugir ao controle. O melhor a fazer é definir um orçamento diário
e controlar seus gastos com cuidado.
Resultados
Google Adwords traz resultados rápidos, enquanto o SEO leva
certo tempo para gerar tráfego qualificado e com isso atrair leads para o site
da sua empresa.
O controle desses resultados no Google Adwords é auxiliado pelos
relatórios do Google Analytics, facilitando o entendimento do que está dando
certo e o que não está. Em contrapartida, no SEO você tem mais elementos a
considerar na mensuração de resultados, dificultando a análise da eficácia da
sua campanha.
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