Dicas de Otimização para
o seu site no Google.
No entanto, a pesquisa orgânica é o maior impulsionador do
tráfego do website, com 35% de todas as visitas provenientes do Google e de
outros mecanismos de pesquisa. Dessa forma, como otimizar o site da sua Startup
para os mecanismo de pesquisa e não ficar de fora de tudo isso?
O
Google é o líder de mercado no segmento de mecanismos de pesquisa, com mais de
90% de participação no mercado global. Nesse cenário, a otimização para
mecanismos de busca são alguns dos maiores desafios para novas Startups sem uma
presença significativa da marca no mercado.
Confira a seguir algumas dicas importantes de como otimizar o
site da sua Startup. Elas servem para
que você possa melhorar sua posição no Google.
Abordar o SEO como
estratégia, não como uma tática simplista
Muitos donos de Startups ainda cometem o erro de supor que o SEO
seja um desdobramento do desenvolvimento web. Mas, você deve entender que o SEO
é uma parte inseparável e contínua do marketing. É muito mais do que adicionar
títulos e meta descrições às suas páginas do site. Ou até mesmo contratar um
redator para postar artigos no seu blog duas vezes por semana.
Se você acha que pode comprar um “pacote mensal de SEO” e chegar
ao topo do Google em algumas semanas, fique sabendo desde já que não é bem
assim. Para saber como otimizar o site da sua Startup, a primeira dica é
abordar o SEO como uma estratégia de marketing. O ideal é que você busque
contratar uma boa agência de marketing para realizar esse serviço com
profissionalismo.
Saiba o que seu público
quer
Antes de criar um site, você precisa identificar e entender seu
público-alvo. Bem, para ser honesto, você precisa fazer isso antes mesmo de
aperfeiçoar seu produto ou serviço. Isso ocorre porque 71% dos consumidores
descobrem novos produtos e serviços por meio de um mecanismo de pesquisa. Dessa
maneira, a pesquisa influencia 75% de todas as compras, de acordo com um estudo
da Forrester.
Assim, o tráfego proveniente dos mecanismos de pesquisa – ou de
qualquer fonte online, por exemplo – nos fornece insights profundos sobre
exatamente onde seus visitantes estão ao longo da jornada do cliente. Para
entender os objetivos de seus visitantes, seja pesquisa, comparação ou compra,
é necessário diferenciar entre pesquisas de marca e sem marca, bem como
intenção informacional, de navegação ou de compra.
É aí que entra a pesquisa de palavras-chave. A pesquisa adequada
de palavras-chave ajudará você a criar um conteúdo que seu público realmente
consuma. Em um contexto específico de SEO, a intenção do cliente se traduz em
termos e métricas como:
Termos principais (perguntas gerais, uma ou duas palavras) e
palavras-chave de cauda longa (perguntas e frases mais longas que indicam
intenção específica);
Volume de pesquisa mensal;
Volume de cliques (a quantidade de cliques que cada pesquisa
gera);
Dificuldade de palavra-chave (como é difícil classificar a
palavra-chave).
Faça o Google adorar seu
website
Embora o algoritmo do Google seja propenso a “confiar” em marcas
estabelecidas, dada a sua presença mais ampla, o “Googlebot” faz jus à sua
natureza. Ele da a cada site uma igual oportunidade (ou desdém) quando se trata
de rastrear e indexar páginas da web. Como as Startups geralmente não têm o
orçamento para uma equipe SEO completa, elas tendem a ficarem perdidas em
alguns pontos quando se trata de otimização do site.
Comece com uma boa informação e estrutura de navegação. Seu site
deve ser organizado de tal maneira que os visitantes (e bots do Google) possam
encontrar qualquer coisa que procurem em três cliques ou menos. Dessa maneira,
esta deve ser a sua regra geral.
Verifique se suas URLs estão organizadas em uma hierarquia
clara, o mais curta possível e relevante. Elas devem estar em letras minúsculas
e não conter caracteres especiais.
A velocidade de carregamento da página é um dos fatores de
classificação reconhecidos do Google. Aumentar sua velocidade também
proporciona uma melhor experiência ao usuário, então isso é algo que você deve
fazer independentemente do SEO.
A criação de site responsivo também é importante. Portanto, um
site que seja capaz de se ajustar a diferentes tipos e tamanhos de dispositivos
é fundamental nesse momento.
Ainda existem muitos outros fatores técnicos que você precisa
manter atualizados. Eles servem para garantir que o Google esteja rastreando e
indexando seu site em um nível ideal.
Olhe além dos links
O Google começou colocando os links como sua principal métrica
para medir a autoridade de um site. Assim, por muitos anos, os links costumavam
ser o sinal principal que influenciava as classificações do site.
Isso não é mais o caso. Acompanhando a natureza mutável da
Internet, o Google está se afastando dos links e incorporando vários sinais do
mundo real. Bons exemplos são conteúdos de alta qualidade, menções nas redes
sociais, engajamento e pesquisas de marca em seu algoritmo de busca.
Portanto,
é essencial que você não baseie sua estratégia de SEO apenas na aquisição de
links. Em vez disso, concentre-se em criar conversas mais amplas em torno de
sua marca. Faça com que as pessoas sigam e se envolvam com você nas principais
plataformas de mídia social. Incentive-as a deixar avaliações e classificações
para seus produtos no Google, Facebook e outros sites.
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