Benefícios da automação de marketing para sua empresa.
A sua empresa começou a investir pesado no inbound
marketing para gerar um bom tráfego. E isso, de fato, acontece com muito sucesso. Então você
entra em um dilema: como o volume de leads é muito grande, fica difícil manter
a excelência no envio de materiais personalizados para a sua nutrição. Se você
identificou nesse cenário uma fase que a sua empresa está enfrentando, precisa
conhecer os benefícios da automação de marketing.
Muitas pessoas fazem confusão sobre o
que é, de fato, a automação em marketing. A maioria delas pensa que
o simples processo de agendamento de postagens nas redes sociais já
se configura como automação. Mas vai muito além disso: alguns exemplos são o
e-mail marketing, chatbots e ferramentas de Customer Relationship Management(CRM).
Dessa maneira, ela é uma forma de
automatizar todas as etapas de relacionamento com seus leads, oferecendo as
informações que eles precisam até avançar ao momento da compra. Afinal, um dos
principais objetivos de qualquer estratégia de inbound marketing é transformá-los
em potenciais clientes, você concorda?
Então, se a sua empresa quer ganhar
mais tempo para o seu público interno focar em outras
atividades e quer atingir potenciais clientes em grande escala (sem
deixar de lado a personalização), este post é para você! Entenda mais sobre o
assunto e confira 5 benefícios da automação de marketing conferindo
este material até o final! Boa leitura!
OTIMIZA O TEMPO DA
SUA EQUIPE INTERNA
Quando você investe na automação de
marketing para a sua empresa, acaba reduzindo os custos que são
desnecessários, como o tempo e esforço dos trabalhos manuais de sua equipe para
promover o fechamento das vendas. Como o processo é automatizado, a sua equipe
tem mais tempo para focar nas campanhas que geram mais qualidade de conteúdo.
Isso porque a automação é feita
estrategicamente para conduzir a persona até a última etapa do funil (processo
de compra), por meio de conteúdo personalizado e procurando o engajamento nesse
processo. Além disso, existem algumas outras vantagens, como:
·
seus vendedores recebem
os leads mais preparados;
·
gera um ciclo de vendas
menor;
·
garante mais
produtividade para a sua equipe interna;
·
melhora as indicações de
seus clientes.
AMPLIA O ALCANCE DA
COMUNICAÇÃO DESENVOLVIDA
Ao contrário do que muitos pensam, a
automação de marketing não é criar um conteúdo robotizado. Muito pelo
contrário, os conteúdos são personalizados e pensados para nutrir o processo de
compra: eles atingem os leads que ainda não estão prontos por meio de
informações que estabeleçam um laço afetivo (confiança e credibilidade) com a
sua marca.
Com isso, você aumenta a
frequência e qualidade do conteúdo desenvolvido e postado, ampliando o alcance
da comunicação e também o impacto de suas
estratégias.
DESENVOLVE RELATÓRIOS
MAIS SATISFATÓRIOS
Os relatórios desenvolvidos pela
automação de marketing são personalizados com foco nos resultados. É possível
criar e baixar diversos dados importantes e detalhados sobre a sua ferramenta
em questão de segundos.
Assim, você analisa todas as
campanhas desenvolvidas naquele período e mensura quais foram as mais
efetivas. Com isso, você economiza tempo e evita investir em campanhas que
não trarão resultados.
Falando em resultados, eles são muito mais
satisfatórios. Por exemplo, quando você envia um e-mail marketing sem a
automação você mensura a:
·
taxa de abertura;
·
porcentagem de cliques;
·
taxa de rejeição;
·
taxa de encaminhamento da
mensagem;
·
taxa de cancelamento.
Com a automação de marketing você não
analisa somente esses dados estatísticos: é possível também mensurar o real
impacto que ele traz no seu time comercial. Então, podemos afirmar que
ele influencia diretamente nos resultados
do seu negócio.
DIMINUI O CUSTO DE
AQUISIÇÃO POR CLIENTE
O custo de aquisição de clientes ou “cost to acquire customers”
é uma métrica que indica quanto dinheiro você investiu para conquistar um novo
cliente.
Você sabe que treinar uma equipe
interna — para que ela saiba exatamente como conduzir o cliente até a
compra ser efetiva — é um processo que exige muito tempo e
dedicação. Vamos supor que o seu time realizou uma promoção de dia das
mães e, com isso, atraíram 30 novos clientes com o custo total de R$ 1.500,00 e
precisou, manualmente:
·
analisar cada perfil de
comprador;
·
reconhecer o que o
cliente já sabia antes de transferi-lo para a equipe de vendas;
·
perder muito tempo
respondendo perguntas de topo de funil;
·
investir trabalho manual
para a concretização da campanha.
Dessa maneira, a sua equipe não tem
tempo para aumentar o impacto da campanha ou até mesmo para analisar se há algo
que possa ser melhorado para ter um retorno melhor. A não ser que você invista
em muitas horas-extra (o que torna inviável).
Então, a solução é investir na
automação de marketing, pois esse trabalho manual se torna muito menor: os
leads são atraídos e nutridos de uma maneira rápida e eficiente. O que queremos
dizer com isso? Que você consegue mais clientes com menos dinheiro!
AUMENTA O RETORNO
SOBRE O INVESTIMENTO (ROI)
Naturalmente as empresas
buscam reduzir os seus custos e ampliar o lucro, você concorda? Por meio
do ROI é possível saber quanto de dinheiro a organização está ganhando com
determinado investimento. Por isso, além de reduzir o seu CAC, você aumenta o
ROI. Isso significa que:
·
você conquista mais
clientes com menos recursos financeiros;
·
coleta mais informações
de clientes;
·
consegue nutrir os leads
de maneira eficaz;
·
filtra os leads com baixo
potencial de compra;
·
monitora os dados com
mais facilidade;
·
atinge mais clientes em
menos tempo;
·
consegue explorar bem
todos os canais (mídias sociais, blog, site);
·
cria mais conteúdo rico.
São diversos os benefícios da automação
de marketing: ela permite otimizar as suas tarefas manuais e, com
isso, a sua equipe interna foca em outros setores, como no marketing de
conteúdo. Assim, você alcança resultados muito mais satisfatórios e consegue
mensurar rapidamente as campanhas que geraram mais sucesso. Além disso, não
podemos nos esquecer de que é muito mais econômico investir nessas ferramentas
automatizadas.
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