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terça-feira, 31 de julho de 2018

O que é Transformação Digital.







O que é Transformação Digital.

A transformação digital é um assunto cada vez mais recorrente, mas ainda é um termo que causa certa confusão. Neste post, vamos abordar o assunto dando exemplos práticos dessa mudança e explicando porque a sua empresa não pode ignorá-la para continuar no mercado.

Quando o sinal da internet cai, parece que nada mais resta a fazer do que esperar ele voltar para poder continuar suas tarefas, não é? Isso é um exemplo que mostra que o seu dia a dia está totalmente dependente do mundo online. E para os consumidores da sua empresa não é diferente.

Serviços de banco, comércio, saúde, lazer e educação já perceberam que os clientes estão sempre conectados e a única maneira de chegar até eles é agindo nesse meio. Conhecê-los, priorizá-los e atendê-los de maneira personalizada e imediata é essencial para sobreviver e se destacar em meio aos concorrentes. Para isso, você não pode deixar a transformação digital da sua empresa de lado.


O que é transformação digital?


Para esclarecer de vez esse conceito, vamos primeiro falar o que a transformação digital não é. Ela não é uma inovação em uma ou duas áreas da empresa. Também não é apenas começar a usar ferramentas digitais, é programar machine learning ou automatizar processos.


A transformação digital é muito mais. Ela só ocorre quando há uma alteração significativa no papel da tecnologia na organização. Todas as áreas, processos e estratégias da empresa são influenciados. A maneira que se oferece valor aos clientes também muda.
Dessa forma, quando há uma transformação digital de fato, o modelo de negócio é reformulado, e a companhia passa a se posicionar como um empreendimento digital. 

Quem deve participar

É evidente que esse tipo de mudança exige uma ampla visão de negócios. Os gestores devem liderar suas equipes, mas sempre alinhados com executivos que tenham influência suficiente para negociar as alterações necessárias e obter o aval do conselho da empresa.

Além disso, é uma mudança também cultural, que faz com que as organizações desafiem continuamente seus processos e decisões. E isso, às vezes, significa inclusive afastar-se de metas já definidas em favor de novas práticas, menos conhecidas.

Por ser tão abrangente, a implementação da transformação digital acaba atingindo a todos. Ela não só influencia todos os colaboradores da organização, mas também afeta a sociedade e suas estruturas econômicas, culturais e até legais.

O que você deve considerar

Todo líder de negócios deve levar em consideração alguns pontos principais ao desenvolver sua própria estratégia de transformação digital. É preciso lembrar que, além de tecnologia, esse tipo de mudança sempre envolverá pessoas, processos e valor. 

Antes de tudo, é necessário criar uma cultura de adaptação nas equipes da sua empresa. Os colaboradores devem entender o que está acontecendo e sentir-se parte dos novos caminhos que serão trilhados pela organização. 

O gestor não pode se esquecer das mudanças que a tecnologia vem trazendo para o cotidiano dos colaboradores e do consumidor. A experiência do cliente, a eficiência operacional e a cultura organizacional devem ser sempre examinadas de perto.

É preciso ter em mente que alguns objetivos e procedimentos básicos de todos os setores da empresa serão alterados e que essa mudança deve acontecer de maneira integrada e coordenada. Colaboração, capital ou gestão insuficiente nesse processo podem pôr tudo a perder. 

Quais são as vantagens

A transformação digital pode requerer um alto investimento para a empresa e sempre vai exigir que decisões de risco fossem tomadas para que se abram as oportunidades. Mas é extremamente necessária.

Os executivos entrevistados estão muito otimistas sobre a forma como seus negócios serão afetados pela digitalização: 46% acreditam que, em menos de cinco anos, o digital terá um impacto em mais da metade de suas vendas. Não dá para ficar de fora.


E os principais benefícios que as empresas adquirem com essa transformação? Além da melhoria da experiência de seus clientes, elas ganham eficiência, passam a ter novas formas de comercializar produtos e prestar serviços, otimizam seus processos e aumentam seu faturamento.

Exemplos

Com a transformação digital, as empresas conseguem alcançar novos mercados e novos tipos de consumidores.
As lojas físicas que migraram para o e-commerce são exemplos de empresas que alteraram sua estratégia de negócio para se adaptar ao mundo digital.


Outro caso são as ferramentas que aumentam a produtividade dos funcionários, como os assistentes virtuais ou chatbots, programas de computador que simulam conversas com pessoas.

Eles trazem um software centrado nas pessoas, auxiliando-as e gerando venda. Tudo isso usando processamento de linguagens e recursos de inteligência artificial.

Podemos citar ainda ferramentas que proporcionam uma espécie de digitalização de processos operacionais, como o Trello e o Slack. Elas facilitam a colaboração entre equipes que não estão próximas, aumentando a eficiência e a agilidade na comunicação e no compartilhamento de arquivos entre os colaboradores.

Além disso, há casos de empresas tradicionais que precisaram se adaptar e se transformar para criar outros modelos de negócio, como a TV Globo. Nos últimos meses, a emissora tem investido muito em seu aplicativo de streaming e disponibilizou todo seu conteúdo na plataforma para não perder a corrida contra a Netflix.

A transformação digital deve estar atrelada a um plano estratégico consistente, em que o digital não é um fim, mas um meio de entregar mais valor ao cliente e trazer mais retorno.

Se sua empresa não tem foco em tecnologia, fica mais difícil determinar o que é preciso fazer para atingir novos objetivos estratégicos. Ao usar uma consultoria ou empresa terceirizada, o foco das equipes não é desviado das atividades principais. No entanto, de qualquer maneira, é preciso que todos os colaboradores sejam envolvidos no processo.

Acompanhe sempre as tendências, pense adiante e nunca deixe de investir em tecnologia. Quando a transformação digital for realizada, de maneira coerente, resultará em um negócio mais alinhado com as demandas dos seus clientes e mais flexível em um futuro cada vez mais imprevisível.

A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos clientes.

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sábado, 28 de julho de 2018

Qual é a melhor rede social para o seu negócio?




QUAL É A MELHOR REDE SOCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?


Em um mundo cada vez mais dinâmico e conectado, o empreendedor sabe que sua loja não pode ficar de fora e muito menos escondida das pessoas.


Só que as empresas precisam encontrar o seu público nas redes sociais, e não apenas buscar o melhor ponto de contato físico. Para que se tenha uma ideia, uma pesquisa da Secretaria de Comunicação Social (Secom), do Governo Federal, revelou que 92% das pessoas que usam a internet estão nas redes sociais.


Com tantas redes diferentes e suas diversas formas de interagir com o público, fica difícil de definir a melhor para trabalhar o seu negócio. Para ajudá-lo nesta tarefa, o blog da CMC Multimídia listou as principais características de cada uma das mídias sociais mais utilizadas pelas pessoas. Descubra quais as melhores vantagens para a sua empresa.


FACEBOOK


O Facebook ainda é a rede social mais utilizada pelos brasileiros segundo o levantamento da Secom, com 83% da população que acessa a internet regularmente. A rede surgiu em 2004, mas só se popularizou mesmo por aqui no começo dessa década.


Com o surgimento de outras redes e a febre dos aplicativos, o crescimento do Facebook desacelerou nos últimos anos. Ainda assim, segue sendo a principal rede social em número de usuários, relatório do Facebook aponta para mais de 1,4 bilhões de usuários.


Conteúdos escritos, fotos, vídeos e gifs são maneiras de interação entre seus usuários.  Com relação às empresas, as páginas tem que se diferenciar dos perfis comuns, pelo fato de que é possível “curtir” a página e seguir suas atualizações.


É uma das redes sociais mais abertas para o investimento de empresas e conta com várias ferramentas para ajudar os administradores a cuidar de suas fan pages. É possível, ainda, investir em links patrocinados para garantir que seus posts alcancem mais pessoas, e ainda é possível direcionar a postagem de acordo com o perfil do público. A rede possibilita segmentar a publicação e até mesmo o contato direto, através de mensagem privada pela própria página.


Hoje são mais de dois milhões de anunciantes ativos na plataforma. O Facebook é uma ferramenta intuitiva e bem simples de administrar, por isso não deve ficar de fora do seu planejamento digital.


TWITTER

Foi o Twitter o responsável pela popularização do termo “microblog” em 2006. Em apenas 140 caracteres, a rede social ganhou o mundo. Os usuários podem seguir os perfis que os interessam, mandar mensagens privadas e ainda publicar fotos e vídeos.


É uma excelente forma de garantir uma interação rápida e direta com os usuários e de divulgar promoções e novidades da sua empresa de maneira objetiva.


No Twitter todo cuidado é pouco. Como a plataforma é dinâmica e rápida, seus seguidores devem seguir outras marcas e pessoas, e sua publicação só será vista se o seu seguidor entrar no seu perfil.


Por isso, o Twitter é recomendável para empresas que tenham a possibilidade de atualização constante da página, renovando o conteúdo para evitar que os outros tweets soterrem o seu. Não aconselhamos você a manter uma conta no Twitter se não for atualizada periodicamente.


INSTAGRAM


Um dos aplicativos que mais cresceram nos últimos anos e que espalhou a prática cultural do autorretrato, o que chamamos “selfie”. A interação se dá por meio de fotos e mini vídeos. O aplicativo tem, atualmente, mais de 300 milhões de usuários no mundo, de acordo com o Facebook, dono do aplicativo.


Embora só recentemente estejam testando a inserção de publicações patrocinadas na timeline dos usuários, muitas empresas já estão usando, por conta própria, para propagar ideias comerciais.


É a plataforma ideal para quem trabalha com produtos que tenham um apelo visual forte, como roupas, artigos de decoração, produtos de beleza e etc. Dica do blog, o Instagram preza por imagens muito bem trabalhadas, então vale a pena fazer algum investimento técnico antes de sair postando qualquer coisa.


GOOGLE+


Semelhante ao Facebook e, portanto, seu concorrente direto, o Google+ também é uma rede que abre muitas opções para o empreendedor. É possível publicar textos, imagens e vídeos e também seguir pessoas e empresas.


Segundo uma pesquisa da Pew Research, o G+ tem se tornado uma rede popular entre os adolescentes de 13 a 17 anos. Cerca de 33% deles usam a rede social do Google, segundo o mesmo relatório.


Recentemente, o Google anunciou que faria inúmeras mudanças na plataforma e dividiria a rede em conteúdos, bate-papo e fotos. Esse pode ser um avanço muito grande, e vale a pena ficar de olho e participar dessas mudanças.


YOUTUBE


É a maior plataforma de publicação de vídeos, com mais de um bilhão de usuários. O site se tornou uma rede social, uma vez que é possível comentar, compartilhar, curtir os  vídeos, e os próprios  “youtubers” – expressão criada para denominar as chamadas pessoais que produzem os conteúdos – interagem com sua audiência.


As possibilidades, quando se mantém um canal criativo no YouTube, não param por aí. Você pode se diferenciar dos concorrentes aproveitando o potencial da gravação para criar conteúdos que tirem dúvidas, que comparam produtos, que mostre as funcionalidades e benefícios, provando o quanto o produto é eficiente.


Vale lembrar, também, que é preciso planejar o conteúdo nessa plataforma. Saber alinhar os vídeos com o seu público e levar em consideração onde a maioria deles está e qual é o canal que eles mais acessam, do contrário você poderá acabar solitário. Então, vale muito a pena incluir vídeos nas descrições de produtos no seu site.


Não existe uma rede social específica que agregue um ótimo resultado de negócio. Todas elas juntas, se complementam. É importante planejar e definir os objetivos para trabalhar dentro delas. Esse planejamento deve ser feito em cima do segmento de trabalho que a empresa atua e o seu público-alvo.


Uma dica simples para começar é a seguinte, invista em uma rede, conheça essa rede, assim como todos os seus diferenciais e potencialize os resultados dentro dessa. E a partir disso, aos poucos, vai migrando a empresa para outras plataformas, de forma que uma agregue a outra.


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sexta-feira, 27 de julho de 2018

Por que as redes sociais são tão importantes para o seu negócio?




Por que as redes sociais são tão importantes para o seu negócio?



A sua empresa ainda não entende a importância das redes sociais e não tem uma estratégia para elas? Então é preciso correr para compensar o tempo perdido.


Essas plataformas deixaram de ser apenas um local de lazer para perfis pessoais e se transformaram em terrenos bastante férteis para o fortalecimento das marcas e a melhoria do contato delas com as pessoas.

Além disso, são capazes de oferecer um retorno bem vantajoso, principalmente quando consideramos o baixo investimento que requerem.



Veja os que mostram a importância das redes sociais para o seu negócio!

Alto engajamento do público

 

As pessoas se acostumaram a checar essas plataformas repetidas vezes ao dia. Além disso, cada vez mais clientes dizem que o conteúdo publicado é decisivo para realizarem uma compra.


Atualmente, a publicação nas redes sociais é vista como a segunda mais eficiente tática de marketing, perdendo apenas para o e-mail. Essas informações mostram a importância dessas ferramentas para qualquer tipo de planejamento de marketing.

Plataformas de anúncios

 

Ao considerar a importância das redes sociais para um marketing de qualidade, também é preciso levar em conta as possibilidades de patrocínio de conteúdo. Em plataformas como Facebook, Linkedin e Instagram é possível impulsionar o conteúdo com investimento em mídia.


O grande diferencial disso é conseguir segmentar o seu post para públicos altamente específicos, maximizando o potencial de sucesso da sua comunicação.

Atendimento eficiente

 

Além de permitirem a publicação de diversos formatos de conteúdo diferentes, as redes sociais também são meios bastante eficientes para ter um relacionamento mais próximo com o público da sua marca  clientes ou não.


As pessoas já se acostumaram a buscar a atenção das empresas nessas plataformas para resolver problemas ou enviar elogios, então a sua marca precisa acompanhar essas interações. Não só esteja presente, como fique de olho nas citações aos seus produtos e serviços.

Baixo custo de investimento

 

Enquanto diversas outras táticas de marketing requerem investimentos pesados, as redes sociais aparecem como um caminho com excelente relação de custo-benefício.

Ao investir em uma gestão profissional e posts pagos, não só o custo é baixo, como os recursos empregados também são usados de maneira muito mais eficiente. Além disso, o retorno do investimento pode ser medido de forma clara.

Precisão de resultados

 

As principais plataformas sociais da atualidade, como Facebook, Linkedin e Instagram, possuem seções voltadas para a captação e análise de dados de desempenho.

Isso significa que você é capaz de saber exatamente o que deu certo e o que precisa de ajustes. Observar índices de engajamento e audiência ao longo do tempo é essencial para a sua estratégia sempre se manter eficiente.


Trazer as redes sociais para dentro do seu planejamento de marketing deixou de ser algo opcional para se tornar algo esperado da maioria das empresas.

Existem diversos benefícios que não podem ser ignorados por nenhuma marca que queira fortalecer sua exposição e atingir seus objetivos. Portanto, estude o perfil do seu público-alvo e escolha quais plataformas necessitam da presença de sua empresa.




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Estratégia de inbound marketing : Saiba como fazer seus clientes irem até você.




ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING: Saiba COMO FAZER SEUS CLIENTES IREM ATÉ VOCE.

Diferentemente do que acontecia há alguns anos, hoje os consumidores podem escolher o conteúdo que desejam ter acesso. Entre as diversas opções de informações disponíveis na internet, as pessoas decidem o que e quando consumir, deixando a era do marketing de interrupção com os dias contados.

Se as pessoas têm o poder de deletar a publicidade para se conectar com o que de fato interessa, as marcas precisam mudar a sua maneira de se comunicar. É aí que entra a importância de investir em uma nova metodologia para conquistar e reter clientes: a estratégia de Inbound Marketing.

Ainda não está por dentro desse conceito? Preparamos um guia completo para mostrar a você como fazer seus clientes irem até a sua empresa.

O QUE É INBOUND MARKETING?


Esse novo modelo de marketing é baseado em um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair o interesse dos consumidores. Dessa forma, as pessoas é que procuram a empresa, e não o contrário. Ao lidar com consumidores predispostos a conhecer uma empresa, aumenta-se a chance de concretizar uma venda.

A maior diferença entre o Inbound e o Outbound Marketing é que o primeiro propõe o marketing de atração. Assim, são realizadas estratégias para atrair os potenciais clientes e criar um relacionamento para depois vender.

No Inbound, a abordagem comercial jamais é realizada como o primeiro passo. Por meio da produção de conteúdo, o foco é educar os consumidores até que eles estejam preparados para se tornarem clientes fiéis.

Entre as principais vantagens do Inbound Marketing, podemos destacar:

Aumento da visibilidade do negócio


O marketing de conteúdo é um aliado fundamental para o Inbound Marketing acontecer. Por meio da criação de conteúdo relevante, o seu negócio passa a ser amplamente conhecido no ambiente digital.

Isso significa que os potenciais clientes vão enxergar a empresa como uma referência, uma fonte confiável de informações no segmento de atuação. Consequentemente, uma marca que cria uma reputação positiva com o seu público aumenta as suas possibilidades de gerar negócios.

Redução do CAC (custo de aquisição de clientes)


É fato que toda empresa busca aumentar a sua lucratividade e diminuir ao máximo os seus gastos desnecessários. Com a aplicação do Inbound, é possível reduzir drasticamente o custo para captar novos clientes.

Como os consumidores são devidamente educados por meio de conteúdo informativo e relevante, quando os vendedores entram em contato as pessoas já estão mais propensas ao consumo. Consequentemente, é necessário empregar menos tempo para fechar a venda do que em uma abordagem convencional: uma equipe enxuta pode ser suficiente para gerar resultados mais expressivos e isso reduz bastante os custos.

Alcance do alvo certo com a estratégia de Inbound Marketing


Outro benefício que o Inbound oferece é a oportunidade de atrair para o seu negócio quem de fato tem potencial e interesse para consumir seus produtos e serviços. O próprio conteúdo já é um indicador importante de quem será atraído pela sua empresa.

Além disso, a tecnologia utilizada nesse marketing de atração permite entregar o conteúdo no momento perfeito. Sendo assim, o consumidor pode ser impactado por um artigo sobre a sua empresa no momento em que ele busca por uma solução que o seu produto oferece.

ETAPAS DO INBOUND MARKETING


Toda estratégia bem-sucedida de Inbound Marketing deve considerar as seguintes fases: atração, conversão, relacionamento, venda e encantamento. A seguir, vamos detalhar todas e explicar quais são as melhores práticas em cada etapa.

Atração


Sabemos que apenas ter um site não é o suficiente para gerar negócios. É preciso criar uma audiência e é isso que a fase de atração propõe. O objetivo desta etapa é atrair pessoas que têm interesse em um determinado assunto para futuramente convertê-las em leads.

Neste primeiro passo o objetivo é aumentar o volume de visitantes qualificados do site. A estratégia mais recomendada para alcançar este resultado é ter um blog com a publicação regular de conteúdo.

No entanto, é importante se basear no perfil da persona antes de produzir um texto. Afinal de contas, é de suma importância que o seu público enxergue o conteúdo como relevante. Caso contrário, ele não vai se engajar com o seu texto e muito menos com o seu blog.

Outra estratégia fundamental é investir nas táticas de SEO para que o Google encontre a sua página. As pessoas que estão em busca de assuntos relacionados ao seu conteúdo precisam localizar o seu artigo. Por esse motivo, as técnicas de otimização são muito importantes para aumentar o tráfego.

As redes sociais também são excelentes canais de atração dos potenciais clientes para o seu blog. Compartilhe os textos publicados para incentivar cada vez mais visitas.

Apesar de muito eficientes, boa parte dessas ações geram resultados maiores em longo prazo. Por isso, o recomendado é sempre investir também em anúncios como forma de potencializar as suas estratégias. Seja no Google AdWords ou no Facebook Ads, existem várias opções para maximizar o seu ROI.

Conversão


De nada adianta ter um alto volume de acessos se a empresa nem imagina quem está por trás desses dados. Por isso, a geração de leads é muito importante, pois ela identifica quem são esses usuários.

Além disso, só é possível construir uma verdadeira estratégia de Inbound ao identificar o potencial cliente para conduzi-lo até o processo de compra. Desse modo, as ações mais indicadas são a criação de um material rico e de uma landing page, que é uma página de captura.

Ao criar um e-book com dicas valiosas do seu mercado, a empresa pode oferecer esse material apenas para as pessoas que disponibilizarem nome e e-mail em um formulário.

Outro elemento importante é o famoso CTA (Call to Action). Ou seja, é interessante criar chamadas para ação em todo o site para incentivar os visitantes anônimos a se transformarem em leads.

Relacionamento

É fato que boa parte das pessoas que estão na sua base de leads ainda não está preparada para comprar seu produto. Sendo assim, deve acontecer a nutrição dos leads por meio de conteúdos qualificados.

A melhor maneira de fazer isso é investir no envio de e-mail marketing estratégico. O e-mail ainda é um canal muito poderoso para alcançar o público, desde que seja utilizado de maneira correta.

É possível impactar todos os potenciais clientes de forma relevante e, sobretudo, de acordo com a fase da jornada de compra em que eles se encontram. Dessa maneira, é essencial segmentar (cargos de atuação, pessoas que já realizaram interação com algum conteúdo etc.) os seus contatos para enviar a mensagem certa, no momento oportuno.


Para nutrir os leads por meio do e-mail marketing de forma eficiente é recomendado contratar uma ferramenta de automação de marketing. Essa tecnologia permite trabalhar a gestão desses leads de maneira inteligente, proporcionando mais produtividade à equipe.

Vendas


Todo o trabalho de educação dos leads é necessário para gerar oportunidades de negócio mais qualificadas. Quanto mais complexo o produto ou serviço oferecido, mais consultivo tem que ser o processo de vendas.

A prática do Inbound Sales tem sido muito utilizada nas empresas que desejam economizar no processo de aquisição de clientes. Por meio deste método, a equipe de vendas trabalha dentro da empresa com o apoio total da tecnologia.

O resultado são custos de deslocamento eliminados, maior controle sobre a atuação da equipe e otimização do processo de vendas.

Encantamento


Sabemos que ainda é muito mais caro atrair do que reter clientes — por essa razão, investir em um pós-venda eficiente ainda é o melhor caminho. Lembre-se que a venda não termina com a compra, apenas começa.

Sem falar que um cliente encantado pode se tornar um defensor da sua marca e, com isso, indicar a empresa para a sua rede de contatos. Consequentemente, o seu negócio não só fideliza como conquista clientes qualificado.

Investir em um sistema capaz de organizar todas as informações dos clientes é indispensável. Um bom CRM pode ser integrado à ferramenta de automação de marketing e oferecer mais agilidade nesse processo.

Ao identificar facilmente o histórico de compra dos clientes, fica mais fácil interagir com eles. Seja para oferecer maiores informações sobre como extrair mais funcionalidades de um serviço ou para promover produtos complementares.

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