COMO DEVE SER O CMO DO FUTURO.
Em um artigo da
revista Times o CMO do futuro foi
o foco. O relatório postado pela publicação tinha como objetivo investigar a
linha tênue entre estar próximo de nosso público-alvo e ser invasivo, além de abordar como o papel do
CMO do futuro tende a direcioná-lo para outros cargos gerenciais, como o de
CEO.
Outros pontos levantados foram a diversidade no mercado e
como marcas podem ser mais éticas. Baseados nessas informações e em outros
levantamentos que analisam o papel desse profissional levantamos alguns pontos
que deverão ser importantes em sua jornada. Confira, abaixo, o que é preciso
para ser o CMO do futuro!
UM PROFISSIONAL DE DADOS
A primeira coisa que muda
na nossa percepção sobre o CMO para o futuro é a maneira como ele se relaciona
com os dados. Não é novidade que o Marketing é baseado nas respostas que podemos aferir do mercado, mas nunca antes em nossa história podíamos medi-las e
determiná-las com tamanha precisão. Por causa disso, hoje podemos igualar o CMO
a um profissional de dados.
O Marketing Data Driven é uma das grandes tendências para o
futuro. E os CMOs precisam atuar levando esse ponto em consideração e
trabalhando para estabelecer uma cultura de dados em suas organizações. O
primeiro passo para isso é a alfabetização de dados, que deve começar para o
próprio CMO.
Entender como as informações a que temos acesso, usando
tecnologias como Big Data e Business Intelligence, pode moldar nossa tomada de
decisões é o desafio. Para que o CMO do futuro obtenha sucesso, ele deve
considerar quanto do seu trabalho pode ser baseado em informações e descobrir
quais são os dados mais importantes para seu nicho de mercado em específico.
É preciso que o CMO esteja ciente de que o seu papel nas
organizações é o de capitanear a mudança. Então ele deve sair à frente da sua
equipe, estudando tecnologias e recursos que possam melhorar a maneira como ela
aborda consumidores.
O CMO DO FUTURO ESTÁ ALINHADO ÀS TENDÊNCIAS DO MERCADO
Ainda no espírito do tópico anterior precisamos frisar a
importância de um CMO estar em constante atualização. Afinal, é o seu
alinhamento com as principais tendências do mercado que pode orientar sua
equipe na direção certa. Esses profissionais, para manterem-se no topo de seus
campos, precisam mudar de forma constante e acompanhar os avanços em seu
mercado de maneira atenta.
É claro que, para isso, muitas vezes é preciso ouvir sua
equipe. Naturalmente, grandes ideias sairão da boca das pessoas ao seu redor,
que ouviram falar de uma novidade ou acabaram de fazer um curso a respeito
de uma nova tendência. O CMO, como qualquer outro chefe, deve saber se
relacionar bem com o seu time a fim de aproveitar-se melhor das capacidades da
equipe que montou.
Ainda assim, é esperado dele um papel de liderança. E essa
liderança muitas vezes é estabelecida capitaneando mudanças, implementando
novas soluções e guiando o investimento em tecnologias que precisam de seu aval
para serem utilizadas.
O CMO do futuro é um agente da mudança. E ele é capaz de
conduzi-la bem porque está sempre alinhado às tendências e respostas oferecidas
pelo mercado.
GUIANDO AS ESTRATÉGIAS DO NEGÓCIO
Falando em liderança, o
CMO do futuro tem um papel essencial aí. É ele que domina o planejamento
estratégico do negócio quando o assunto é Marketing e o seu papel é oferecer a
consumidores produtos e serviços que tornarão as vidas deles mais simples.
Hoje, falar em “fidelização” é muito mais complicado que no passado.
As pessoas priorizam
atendimentos e serviços inovadores e não têm nenhum pudor de trocar marcas estabelecidas
por startups que fazem o mesmo, com mais eficiência. Pense em como rapidamente
a parcela mais jovem da população deixou de usar táxis em favor dos Ubers.
É aí que entram os CMOs do futuro. Eles têm a obrigação de
conhecer seus consumidores melhor do que ninguém e utilizam esse conhecimento
para sugerir mudanças estratégicas no negócio. O produto ou serviço vendido
hoje nunca dependeu tão fortemente dos insights obtidos junto ao departamento
de Marketing e um CMO preparado entende isso muito bem.
DOMÍNIO DA PERSONALIZAÇÃO
Queremos experiências de cliente únicas, mas ao
mesmo tempo estamos muito preocupados com a nossa privacidade. A forma como
empresas e redes sociais lidam com os nossos dados é algo que permeia nosso
pensamento com muito mais frequência do que no passado.
Temos consciência que as
informações que compartilhamos serão usadas para negócios. Todavia, a
ética do uso dessas informações é responsabilidade das empresas.
É uma coisa pensar em nossos dados sendo utilizados para
personalizar nossa experiência de consumo e fazê-la melhor do que é hoje. Outra
é ter a impressão de que marcas instalaram câmeras escondidas em nossa casa,
antecipando coisas que jamais compartilhamos com elas.
Os esforços em direção à personalização de serviços devem
começar de maneira simples. O mero fato de um call center lembrar-se do tema da
nossa última ligação, por exemplo, pode fazer uma grande diferença em nossos
atendimentos do futuro.
Em breve, customizar serviços e produtos será essencial para
sobreviver no mercado e a linha entre o que é ético e o que não é, nesse
contexto, deve ser traçada pelo CMO.
AUTOMATIZAÇÃO E TECNOLOGIA
Outro ponto importante
para o CMO do futuro é a forma como ele se relaciona com tecnologia. Hoje,
recursos como o Machine Learning e a Inteligência Artificial vêm ganhando espaço nos
departamentos de Marketing. Mas ainda são novidades.
O CMO engajado deve procurar entender essas tecnologias e
traçar um plano de como elas podem ser aplicadas com mais eficiência em um
negócio, sempre levando em consideração como elas podem melhorar e acelerar a
experiência do consumidor.
Chatbots são um exemplo de como essas tecnologias estão se
integrando à rotina das empresas. Porém, devem ser avaliados sempre no contexto
de cada negócio e a resposta dos consumidores precisa ser ouvida constantemente.
O CMO do futuro precisa equilibrar conhecimentos em
múltiplas áreas, mas não deve nunca perder o foco da sua atuação. Pensar
no consumidor e colocar as necessidades dele em primeiro lugar continua sendo a
parte mais importante do trabalho desses profissionais.
A ACM marketing digital pode ajudar a
sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o
site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo
trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos clientes.
Fale com a ACM Marketing Digital sobre
os objetivos do seu negócio e alavanque sua empresa com o marketing digital!
Central de Atendimento -
(11) 2228.2871
Nenhum comentário:
Postar um comentário