DICAS PARA OTIMIZAR SEUS
ANÚNCIOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM.
FACEBOOK E INSTAGRAM CADA VEZ MAIS INTERLIGADOS
Depois
que o Facebook adquiriu o Instagram, em 2012, as duas redes começaram a ficar
cada vez mais interligadas, especialmente em favor dos anunciantes.
Ao
utilizar o Gerenciador de Anúncios, ferramenta de criação e gerenciamento de campanhas do
Facebook , é possível configurar a veiculação apenas para o Facebook Ads, para o Instagram Ads ou para ambos.
Com
isso, você consegue fazer com que seus anúncios do Facebook apareçam
automaticamente no Instagram, não sendo necessário ter um perfil no aplicativo
de compartilhamento de imagens para tal. Basta que você tenha uma página da
empresa no Facebook.
Mas como
criar anúncios otimizados no Facebook e Instagram? É o que veremos a seguir.
7 DICAS PARA OTIMIZAR ANÚNCIOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM
Fique atento
à qualidade das imagens ou vídeos
As
funções de adicionar filtros e efeitos ajudaram a popularizar o Instagram como
uma rede voltada para o compartilhamento de imagens bem produzidas.
Por
isso, os usuários do aplicativo costumam ser exigentes em relação à qualidade
das fotos e vídeos publicados nos perfis que seguem.
Portanto,
ao veicular um anúncio no Facebook e também no Instagram, lembre-se que a
qualidade das imagens conta, e muito! Invista em uma câmera profissional
ou em um celular de alta resolução. Tome cuidado com aspectos como a
iluminação, cenário e enquadramento. Caso não se sinta confiante para fazer
isso, avalie a contratação de um fotógrafo.
Segmente bem
o seu público
A
segmentação do público é um dos recursos mais importantes do Facebook Ads.
Com ele, você pode configurar as características do público para o qual deseja
veicular os anúncios, como interesses, faixa etária, localização, gênero e
idioma. Com isso, aumentam as chances da sua campanha atingir pessoas mais
propensas a se interessarem pelos seus produtos/serviços e, eventualmente,
se tornarem seus clientes.
Mas
não confunda segmentar bem com seccionar demais. Se você delimitar muito uma
campanha, o público será específico demais e você não alcançará pessoas
suficientes para ter um bom retorno sobre o investimento (ROI) com os anúncios.
Hoje,
esses mesmos recursos de segmentação também estão disponíveis para a criação de
anúncios para o Instagram. Basta selecionar os requisitos, normalmente no
Gerenciador de Anúncios e depois escolher as plataformas (Facebook, Instagram
ou ambos) em que eles aparecerão — continue lendo para entender melhor como
escolher entre elas.
Utilize
posicionamentos automáticos
Durante
a criação de uma nova propaganda no Gerenciador de Anúncios, existe a
opção de escolher para quais dispositivos (todos, somente móveis
ou desktop) e plataformas (Facebook, Instagram ou ambos) as campanhas
serão veiculadas. Essa configuração é chamada de Posicionamentos.
O
Gerenciador de Anúncios permite escolher Posicionamentos automáticos. Com essa
alternativa o sistema otimizará os anúncios automaticamente, exibindo-os
em locais com maior probabilidade de terem um melhor desempenho, de acordo com
o seu objetivo.
Defina o
objetivo do anúncio
A
definição do objetivo é a 1ª etapa da criação do anúncio no Gerenciador de
Anúncios. Ele deve ser escolhido segundo o momento em que o público que
você quer atingir está na jornada de compra — reconhecimento,
consideração ou conversão. Alguns exemplos são aumentar o reconhecimento
da marca, melhorar o tráfego de pessoas para uma landing page e
incentivar a instalação de um aplicativo.
Como
explicamos no tópico anterior, ao selecionar os Posicionamentos automáticos, o
Gerenciador de Anúncios o otimizará de acordo com o seu propósito de marketing.
Por isso, para garantir os melhores resultados, escolha com cuidado o
objetivo que você de fato deseja alcançar com a campanha.
Use hashtags
As
hashtags permitem que os usuários cliquem nas palavras-chave
iniciadas com # para visualizarem conteúdos semelhantes. É uma forma de
categorizar as suas publicações e aumentar a visibilidade dos conteúdos
que o seu negócio divulga nas redes sociais.
Uma
boa prática é usar hashtags personalizadas, que tenham a ver com a sua empresa
e seus produtos/serviços. Utilize-as nos seus posts do Facebook e do Instagram
e também nos anúncios. Assim, pessoas que gostarem das suas campanhas
clicarão nas hashtags de interesse e visualizarão mais conteúdos da sua marca.
Crie uma
chamada para ação adequada
Após
definir o formato e a imagem do anúncio, você pode escolher uma chamada
para ação, ou CTA, call-to-action. Essa opção fica disponível dependendo do
objetivo que você escolheu no início.
No
contexto da criação de anúncios para o Facebook Ads e Instagram Ads, o CTA é um
botão que incentiva o usuário a tomar uma ação, como enviar uma mensagem para o
anunciante ou comprar um produto que esteja sendo ofertado.
Certifique-se
de escolher o CTA mais adequado para o seu anúncio. As alternativas são:
·
Solicitar agora;
·
Reservar agora;
·
Fale conosco;
·
Baixar;
·
Saiba mais;
·
Enviar mensagem;
·
Solicitar horário;
·
Ver cardápio;
·
Comprar agora;
·
Cadastre-se;
·
Assistir mais.
Conheça as
diretrizes de publicidade do Facebook
Após
a criação do seu anúncio, ele precisa ser analisado antes de começar a aparecer
para os usuários. Essa análise verifica se ele está de acordo com
as Políticas de Publicidade do Facebook e, caso não esteja, você terá
que consertar os possíveis erros antes de fazer um novo pedido de veiculação da
campanha.
Portanto,
para não desperdiçar tempo e evitar problemas na liberação da sua campanha,
aprenda mais sobre essas políticas e ganhe eficiência na sua criação de
anúncios.
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