Monitoramento de redes sociais
Por que é tão importante?
Com a expansão da presença
das redes sociais, fazer parte desse universo é quase um imperativo para
as empresas que querem construir relações de sucesso com seus clientes e
ampliar o seu público. No entanto, não basta apenas estar presente, é preciso
saber como se comunicar nessa plataforma.
O primeiro passo para isso é
entender a importância de realizar o monitoramento de redes sociais.
Mapear e interpretar
o conteúdo produzido nesse meio pode ser uma oportunidade de conhecer
o seu público e descobrir como você se posiciona no mercado, além de apontar os
caminhos para uma estratégia de marketing eficiente.
Abaixo, listamos alguns dos
principais benefícios de investir no monitoramento de redes sociais. Confira!
Saiba como você é visto
pelos seus clientes
Por meio das métricas usadas
para medir as formas de interação e o conteúdo, é possível mapear o que os
usuários dizem sobre o seu produto e os seus concorrentes. Dessa forma, você
pode entender se a percepção deles corresponde com a imagem que você quer
vender — e qual a relação do consumidor com a sua marca.
Aproxime-se do seu público
As redes sociais
proporcionaram uma democratização na produção de conteúdo e são canais diretos
com o seu público — portanto, representam uma oportunidade de cativar e garantir
a sua fidelidade. Por meio delas, os usuários podem expressar sua opinião sobre
um produto, fazer críticas e realizar sugestões. É preciso, então, estar
preparado para ouvir o que eles têm a dizer e oferecer as respostas que
precisam.
Muitas empresas utilizam as
redes sociais como importantes canais de atendimento ao consumidor. Segundo uma
pesquisa realizada pelo site Scup, 47% dos brasileiros preferem o
atendimento exclusivo pelas redes sociais. Por mais que esse suporte demande
muito trabalho, o retorno na satisfação pelo auxílio rápido e exclusivo pode
garantir a qualidade da imagem da sua marca.
Use o monitoramento de redes
sociais para auxiliar suas ações de marketing
Nas redes sociais, as
reações do público são imediatas. Essa prontidão na comunicação tem seus pontos
negativos, já que demanda igual rapidez e disponibilidade da marca. No
entanto, pode ser uma excelente oportunidade para medir a eficácia de suas
campanhas em tempo real e fazer os ajustes necessários para atingir os seus
objetivos.
Identifique tendências e
oportunidades
As redes são um espaço
constante de discussão e exposição de ideias. Realizando o monitoramento desse
emaranhado de informações, é possível descobrir novas ideias e tendências de
mercado, antes de seus concorrentes. Afinal, você vai conhecer as necessidades,
sugestões e críticas dos seus clientes, quase em tempo real.
Previna crises que
prejudicam a sua imagem
É possível mapear o que os
usuários falam sobre você, identificar críticas e resolver problemas antes de
existir uma grande exposição, que pode prejudicar sua imagem para outros
clientes e atingir patamares inimagináveis.
Saiba o que e como medir
Você já entendeu como o
monitoramento de redes sociais pode ser importante para o seu negócio. O próximo
passo é descobrir como mensurar essas informações. Existem dezenas de métricas
que podem ser utilizadas. Antes de definir seus KPIs, que são os
indicadores-chave de performance, ou seja, as métricas que serão usadas, é
preciso saber quais objetivos você pretende alcançar com o trabalho de
mensuração.
Um dos modelos de métricas
mais usado é o Padrão IAB (Interative Advertising Bureau) que as divide em
grupos que podem indicar:
- O conteúdo
publicado;
- Impressões e
alcance;
- Engajamento e conversação;
- Influências;
- Opiniões dos
usuários;
- Retorno sobre
investimentos de marketing etc.
Para auxiliar no processo de
monitoramento, existem dezenas de sites e ferramentas. Descubra qual o melhor
recurso para atingir os seus objetivos e faça do monitoramento de redes sociais
um forte aliado na obtenção de resultados.
A ACM marketing digital pode ajudar a
sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o
site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo
trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos clientes.
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