Seu negócio está pronto para 2019?
O próximo ano já está chegando e junto com ele a
necessidade do empreendedor planejar e explorar oportunidades para o seu
negócio!
Você
está se perguntando neste momento o que fará em 2019 para que seu negócio
cresça ou pelo menos se mantenha competitivo no mercado? Está em dúvida sobre
quais serão as oportunidades e tendências de mercado para o próximo ano?
Caso
tenha respondido sim para alguma das perguntas acima, vale muito a pena ler
este artigo!
O
próximo ano já está batendo à nossa porta, então, é importante que você
finalize o planejamento da sua empresa para 2019 antes que ele se inicie, assim
poderá começar o ano a todo vapor e com maiores chances de conquistar os
resultados desejados.
Independentemente
da estratégia escolhida para garantir o crescimento do seu negócio no próximo
ano, ele terá início por meio de um bom planejamento. Ele deve ser de
conhecimento de todos da equipe para que cada um saiba do seu papel, além da
sua importância para o alcance dos objetivos e metas da empresa.
Antes
de pensar no próximo ano, reflita sobre este ano que está encerrando. Reflita
com a sua equipe quais foram as principais razões para o sucesso das metas
alcançadas e quais os aprendizados das metas não atingidas.
Após
refletir sobre os erros e acertos de 2018, está na hora de pensar em 2019, e
para iniciar o planejamento do próximo ano a minha sugestão é que você faça a
análise SWOT da
sua empresa. SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas
(Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), também conhecida
como FOFA.
As
forças e as fraquezas do seu negócio estão sobre total domínio do empreendedor,
ou seja, dependem somente de você e da sua equipe para mantê-las ou
modificá-las, sendo que as forças representam os pontos fortes do seu negócio e
as fraquezas aqueles pontos a melhor. Exemplos: localização da empresa,
recursos físicos e tecnológicos, equipe de colaboradores, marca e/ou patente,
produtos/serviços que a empresa produz, carteira de clientes, capital de giro,
etc.
As
oportunidades e as ameaças não estão sob o domínio da empresa, elas são fatores
externos ao negócio, sendo que as oportunidades são a mola propulsora ao
crescimento do negócio e, por outro lado, as ameaças são os fatores que impedem
o crescimento da empresa. Exemplos: taxa de juros, câmbio, comportamento do
consumidor, concorrência, legislação entre outros.
Agora
que você já conhece a análise SWOT, o próximo passo é descrever com o apoio da
sua equipe no mínimo 5 forças e 5 fraquezas e, em seguida, no mínimo 3
oportunidades e 3 ameaças, pois quanto mais pontos vocês conseguirem descrever
mais rica ficará a análise da sua empresa. Para facilitar a identificação e o
entendimento dos fatores externos à sua empresa é importante que você faça uma
pesquisa de mercado.
Após
realizar a tarefa indicada acima você já terá uma visão clara das forças e
fraquezas do seu negócio, além das oportunidades e ameaças que o mercado
oferece. Com a análise SWOT da sua empresa em mãos você terá as informações
mínimas necessárias para estabelecer os objetivos do seu negócio para 2019 e
verificar quais deles são possíveis de serem alcançados e de qual maneira isto
será feito.
Para
o alcance dos objetivos deve-se estabelecer planos de ação que geram dois
efeitos: primeiro é maximizar os pontos fortes da sua empresa para explorar as
oportunidades que o mercado oferece, o segundo é minimizar ao máximo suas
fraquezas para reduzir o impacto das ameaças existentes no mercado para o seu
negócio. Para elucidar e tornar mais clara esta etapa do planejamento veja os 2
exemplos a seguir:
Exemplo 1
Empresa: Juliana tem uma loja de comércio varejista de roupas femininas.
Análise SWOT da Empresa: uma das suas principais forças é a sua carteira de
clientes (quantidade e faturamento gerado), porém, ao mesmo tempo, notou que
uma das suas fraquezas é justamente a qualidade do cadastro de clientes, visto
que em 40% das vendas o cadastro do cliente não é realizado, o que prejudica
suas ações promocionais, análise do comportamento dos clientes, planejamento de
compras de mercadoria para revenda, análise de ticket médio, etc. Em relação a
oportunidade ela identificou que suas clientes têm demandado de forma crescente
por acessórios como brincos, colares e pulseiras, em contrapartida, ela entende
que a mudança no comportamento de consumo de clientes que desejam comprar tudo
em um só lugar pode ser uma ameaça para ela.
Objetivo: a empresa tem como objetivo para 2019 o aumento do faturamento bruto
em 10% em relação a 2018.
Plano de ação: reduzir para 15% o índice de vendas sem cadastro de cliente até
31/12/2019 e começar a vender acessórios a partir de 02/01/19 e, desta forma,
aumentar o ticket médio de cada cliente de R$200,00 para R$220,00 com a venda
de look completo (roupa + acessórios).
Exemplo 2
Empresa: Beatriz tem um salão de beleza com menos de 1 ano de funcionamento em
que oferece os serviços de corte, penteado, maquiagem, design de sobrancelhas,
manicure/pedicura e depilação.
Análise SWOT da Empresa: tem como principais forças a qualidade dos serviços,
equipe bem treinada, estrutura do prédio, equipamentos e produtos utilizados,
entretanto, notou que uma das suas fraquezas é a ausência de utilização do
marketing digital, sendo que o crescimento da carteira de clientes da empresa
somente com o marketing tradicional está aquém do que ela deseja.
Em
relação a oportunidade ela identificou o aumento crescente de clientes em busca
de conteúdo e dicas sobre beleza e estética, porém, ao mesmo tempo, verificou
como ameaça a existência de concorrentes similares a empresa dela com forte
crescimento da carteira de clientes devido a utilização de marketing digital.
Objetivo: a empresa tem como objetivo para 2019 o aumento do faturamento bruto
em 15% em relação a 2018.
Plano de ação: criar um blog, uma página no Facebook e um perfil no Instagram
até 05/01/19 para divulgação, promoção, relacionamento e acessibilidade da
empresa e de seus serviços, tendo como foco a oferta de conteúdos educativos
que despertem o interesse, atenção e desejo dos clientes potenciais e atuais,
como por exemplo vídeos sobre novas tendências, fazendo vínculo aos serviços do
seu salão de beleza, além de destacar também os seus diferenciais da sua
empresa frente a concorrência.
Fique de olho em 10 Tendências e Oportunidades de mercado para
2019
No
intuito de lhe ajudar em relação a oportunidades e ameaças no mercado, segue
abaixo 10 Tendências e Oportunidades de mercado que impactarão na grande
maioria dos negócios em 2019.
1.
Marketing Digital: utilize as mídias sociais, blog, vídeos e o site da sua
empresa para gerar conteúdo, engajamento e relacionamento para atrair e
conquistar clientes.
2. Marketing de
Experiência e Realidade Virtual: agregue valor e ofereça uma
experiência de degustação e de consumo impactante e real.
3. Consumidor
Mutante: as necessidades, os desejos, os problemas e o
comportamento dos clientes estão sofrendo mudanças cada vez mais rápidas,
principalmente por conta dos recursos tecnológicos, então fique atento a estas
mudanças e explore oportunidades.
4. Customização:
permita que seus clientes customizem os produtos/serviços que estão comprando,
as pessoas valorizam quando se sentem únicas e têm as suas necessidades
individuais valorizadas e atendidas com exclusividade.
5. Atendimento
humanizado: apesar dos inúmeros recursos tecnológicos de
comunicação existentes, clientes apreciam e valorizam o atendimento humanizado
e personalizado, então é importante passar esta sensação até mesmo nos
atendimentos automatizados.
6. Mercados de
Nicho: se especializar em um nicho de mercado pode ser um
grande diferencial para atuar em um mercado com menor concorrência, então,
fique de olho em nichos como moda plus size, idosos, alimentos orgânicos,
alérgicos/intolerantes a glúten e a lactose, etc.
7. Negócio e
Trabalho com Propósito: tanto seus clientes quanto a maioria
das pessoas das gerações de trabalho atual buscam consumir produtos/serviços e
trabalhar em empresas que tenham propósito, ou seja, que agreguem valor a vida
delas ou a sociedade de alguma forma, algo além do dinheiro.
8. Tempo como maior
ativo no mercado: se engana quem acha que joias, ouro ou
recursos físicos são os maiores ativos de mercado, cada vez mais o recurso
TEMPO tem se tornado a maior riqueza do mercado, ou seja, quem sabe utilizá-lo
a seu favor, seja na gestão da empresa ou como valor agregado ao produto/serviço
que vende, terá um grande diferencial frente a concorrência.
9. Clientes menos
fiéis às marcas: este comportamento pode ser visto como uma
oportunidade e ameaça ao mesmo tempo, porém, cabe ao empresário usar
estratégias que garantam usar esta tendência como uma oportunidade.
10. Economia
Colaborativa e Startups: modelos de negócios que permitam
escalabilidade, sustentabilidade, economia de recursos (físicos, financeiros e
naturais), praticidade e colaboração são a base dos futuros negócios.
Agora
que você já sabe como fazer acontecer os resultados do que planejou, bora
colocar a mão na massa com a sua equipe!
A
ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo
para atrair novos clientes.
Fale
com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua
empresa com o marketing digital!
Central de Atendimento - (11) 2228.2871