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sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Os segredos para evitar abandono de carrinho na loja virtual.



Os segredos para evitar abandono de carrinho na loja virtual.
Se você tem uma loja virtual, sabe que o abandono de carrinho é uma grande preocupação do setor. A taxa de desistência de compra é superior a 70% em alguns sites de e-commerce, o que representa quase 4 trilhões de dólares em vendas não realizadas.

Tais números mostram a importância de pensarmos em ações que aumentem as chances do consumidor finalizar a compra. Por isso, separamos 7 dicas para ajudá-lo nessa tarefa! Vamos lá?

Este texto foi escrito por Thiago Távora, consultor de e-commerce da iSET, empresa de tecnologia que oferece como principal solução uma poderosa plataforma de e-commerce 100% em nuvem.

Use alertas de saída de página


Muitas empresas têm usado o envio de alertas quando o potencial cliente indica que vai sair da página. Normalmente, a mensagem oferece algum benefício para que ele permaneça no site.


Em caso de abandono do carrinho de compras, o ideal é mostrar a importância de a compra ser concluída naquele exato momento. Para tanto, informe que há poucas unidades em estoque ou que o produto está em promoção por tempo limitado, afinal, isso gera uma sensação de urgência no usuário.


Invista na estratégia de retargeting


Outra forma de aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual é adotar o retargeting. Ele consiste em abordar novamente o usuário com conteúdo referente a algo que ele já buscou antes.


Essa estratégia apresenta altas taxas de conversão, uma vez que a pessoa demonstrou interesse pelo produto e, talvez, apenas necessite de um pequeno incentivo para concluir a compra.


Dentre as formas de retargeting existentes, o envio de e-mails e de SMS são muito indicados. De acordo com o site Business Insider, e-mails enviados até três horas após o abandono do carrinho têm taxa de abertura de 40% e taxa de clique de 20%. Isso comprova o quanto essa técnica funciona.

Facilite a recuperação do carrinho


Não adianta usar retargeting ou alertas de saída de página se, quando a pessoa retornar ao seu site, ela tiver que refazer todo o processo de compra. O ideal é que a sua plataforma de e-commerce ofereça a recuperação do carrinho de maneira bem simples, já com os itens incluídos na visita anterior.​

Disponibilize mais de uma forma de pagamento


É essencial disponibilizar mais de uma forma de pagamento para o consumidor, seja por meio de boleto bancário ou de cartões de crédito de diferentes bandeiras. Também apresente opções de parcelamento para garantir que a compra seja finalizada.

Ofereça incentivos que levem a compra


Algumas pessoas ficam indecisas no momento de fechar a compra, portanto, ofereça incentivos que facilitem a sua decisão. Depoimentos de outros compradores ou cupons de descontos exclusivos são boas opções.

Tenha um checkout sem distrações


Possua um checkout simples, claro e objetivo, que contenha apenas as informações necessárias para o consumidor fechar a compra. Muitas lojas virtuais exibem conteúdos que não são relevantes nesse momento e acabam distraindo seu usuário.

Use dados para testar melhorias

A melhor forma de saber se uma mudança está trazendo resultados é por meio da experimentação. Faça pequenas alterações no seu checkout e não deixe de monitorar os resultados, a fim de estabelecer relações de causa e efeito.


Por exemplo, você pode perceber que muitas pessoas abandonam o carrinho quando chegam na fase de cálculo do frete. Então, é possível que o seu valor esteja muito alto. Uma ideia é testar reduzi-lo e, em seguida, avaliar os resultados. Caso a taxa de abandono diminua, você identificou um ponto de melhoria.


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