Os
segredos para evitar abandono de carrinho na loja virtual.
Se você tem uma loja virtual, sabe que
o abandono de carrinho é uma grande preocupação do setor. A taxa de desistência
de compra é superior a 70% em alguns sites de e-commerce, o que representa
quase 4 trilhões de dólares em vendas não realizadas.
Tais números mostram a importância de
pensarmos em ações que aumentem as chances do consumidor finalizar a compra.
Por isso, separamos 7 dicas para ajudá-lo nessa tarefa! Vamos lá?
Este texto foi escrito
por Thiago Távora, consultor de e-commerce da iSET, empresa de tecnologia
que oferece como principal solução uma poderosa plataforma de e-commerce 100%
em nuvem.
Use alertas de saída de
página
Muitas empresas têm usado o envio de
alertas quando o potencial cliente indica que vai sair da página. Normalmente,
a mensagem oferece algum benefício para que ele permaneça no site.
Em caso de abandono do carrinho de compras, o ideal é mostrar a importância de a compra ser concluída naquele exato momento. Para tanto, informe que há poucas unidades em estoque ou que o produto está em promoção por tempo limitado, afinal, isso gera uma sensação de urgência no usuário.
Invista na estratégia de
retargeting
Outra forma de aumentar a taxa de
conversão da sua loja virtual é adotar o retargeting. Ele consiste em abordar
novamente o usuário com conteúdo referente a algo que ele já buscou antes.
Essa estratégia apresenta altas taxas de conversão, uma vez que a pessoa demonstrou interesse pelo produto e, talvez, apenas necessite de um pequeno incentivo para concluir a compra.
Dentre as formas de retargeting existentes, o envio de e-mails e de SMS são muito indicados. De acordo com o site Business Insider, e-mails enviados até três horas após o abandono do carrinho têm taxa de abertura de 40% e taxa de clique de 20%. Isso comprova o quanto essa técnica funciona.
Facilite a recuperação do
carrinho
Não adianta usar retargeting ou alertas
de saída de página se, quando a pessoa retornar ao seu site, ela tiver que
refazer todo o processo de compra. O ideal é que a sua plataforma de e-commerce
ofereça a recuperação do carrinho de maneira bem simples, já com os itens
incluídos na visita anterior.
Disponibilize mais de uma
forma de pagamento
É essencial disponibilizar mais de uma
forma de pagamento para o consumidor, seja por meio de boleto bancário ou de
cartões de crédito de diferentes bandeiras. Também apresente opções de parcelamento
para garantir que a compra seja finalizada.
Ofereça incentivos que levem
a compra
Algumas pessoas ficam indecisas no
momento de fechar a compra, portanto, ofereça incentivos que facilitem a sua
decisão. Depoimentos de outros compradores ou cupons de descontos exclusivos
são boas opções.
Tenha um checkout sem
distrações
Possua um checkout simples, claro e
objetivo, que contenha apenas as informações necessárias para o consumidor
fechar a compra. Muitas lojas virtuais exibem conteúdos que não são relevantes
nesse momento e acabam distraindo seu usuário.
Use dados para testar
melhorias
A melhor forma de saber se uma mudança
está trazendo resultados é por meio da experimentação. Faça pequenas alterações
no seu checkout e não deixe de monitorar os resultados, a fim de estabelecer
relações de causa e efeito.
Por exemplo, você pode perceber que muitas pessoas abandonam o carrinho quando chegam na fase de cálculo do frete. Então, é possível que o seu valor esteja muito alto. Uma ideia é testar reduzi-lo e, em seguida, avaliar os resultados. Caso a taxa de abandono diminua, você identificou um ponto de melhoria.
A ACM marketing digital
pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais
clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e
gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos
clientes.
Fale com a ACM Marketing
Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua empresa com o
marketing digital!
Central de Atendimento - (11) 2228.2871
Nenhum comentário:
Postar um comentário