Razões pelas quais sites
ainda importam para buscas locais.
Afinal, ainda é necessário ter um site
em 2019? Em uma época na qual tudo parece se resumir ao uso das redes sociais,
os sites foram deixados em segundo plano em muitas empresas.
Porém, será que somente as plataformas
sociais são capazes de atingir aqueles que fazem buscas locais por um
estabelecimento?
A resposta para essa pergunta é fácil:
não, somente as redes sociais não são suficientes e você precisa de um bom
site.
Nesse artigo, apresentamos cinco razões
pelas quais os sites ainda importam para as buscas locais em 2019.
Se você estava pensando em tirar esse
item da sua estratégia de comunicação, saiba que essa pode não ser uma boa
ideia.
63% dos consumidores
ainda conferem o site antes de decidir por uma empresa
Um relatório produzido pela Local
Search Association (LSA), nos Estados Unidos, em abril de 2017 indicou que 63%
dos consumidores preferem conferir mais informações sobre uma empresa por meio
de um site oficial.
Isso coloca as páginas próprias como o
segundo meio mais utilizado para se obter informações sobre um negócio.
Curiosamente, mesmo com o aumento no
uso das redes sociais, esse percentual se manteve inalterado.
Em 2015, a mesma pesquisa apontou um
índice de 60% nesse mesmo fator. Isso significa que os sites se tornaram um
elemento de validação da informação obtida não apenas via mecanismos de busca,
mas também por meio das redes sociais.
95% usam mecanismos de
buscas para fazer pesquisas
Quando você precisa encontrar um tipo
de estabelecimento próximo à sua casa, em que lugar você pesquisa primeiro: nas
redes sociais ou nos mecanismos de busca? A maioria das pessoas recorre à
segunda opção. Uma pesquisa da BrightLocal de 2016 indicou que apenas 5% dos
entrevistados nunca usaram os mecanismos de busca para encontrar algum
comércio.
Em outras palavras, isso significa que
estar bem ranqueado nos mecanismos de busca continua sendo fundamental para
aumentar as chances de que a sua empresa seja a escolhida pelos usuários. Por
essa razão, ter um site continua sendo uma das maneiras mais eficientes de
aumentar a sua conversão.
Proximidade de quem
pesquisa influencia no resultado das buscas
Mecanismos como o Google são integrados
ao Google Maps. Isso significa que, a partir da localização de quem faz a
busca, os resultados podem ser diferentes. Se por um acaso você for o único na
sua região com um site otimizado, é bem provável que você acabe aparecendo por
primeiro.
Benefícios como esses as redes sociais
ainda não são capazes de oferecer. Por lá, as buscas são muito mais
direcionadas e é mais importante ter frequência de postagens e alcance entre os
seguidores da sua página do que qualquer outra coisa.
Empresas sem site são
malvistas por 30% dos consumidores
A regra é antiga, mas ainda vale: “se
não está no Google é porque não existe”. Esse pensamento surgiu mesmo antes do
sucesso das redes sociais, mas ainda hoje podemos usar essa linha de corte como
parâmetro.
Uma pesquisa da YP e da LSA descobriu
que pelo menos 30% dos consumidores deixam de lado as empresas quando, na hora
das pesquisas, descobrem que elas não têm um site.
Para 46%, ter um site é
determinante para que eles confiem em uma empresa
Uma pesquisa conduzida pela Universidade de
Stanford apontou que 46% dos consumidores decidem o quanto uma
empresa é confiável após uma visita ao site.
Itens como design
adequado para a proposta, layout de fácil navegação e até mesmo a tipografia
utilizada são considerados na formação de uma “primeira impressão” sobre a
empresa.
Em outras palavras, isso significa que
não basta ter um site no ar, é preciso ter uma boa página e que atenda as
necessidades que o seu público espera. Pense no site como um complemento às
redes sociais, um fator de validação para a compra.
Outro estudo conduzido pela e-tailing Group e pela
Oracle indicou ainda que imagens de qualidade dos produtos vistas
em um website são decisivas na hora da compra online para 75% das pessoas.
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