Marketing
Digital para Medicina Alternativa.
Medicina alternativa. Está aí um tema que teve um
crescimento gigantesco nos últimos anos. Encarar o ser humano em diferentes
esferas, de forma integral, é algo que fascina as pessoas.
Se você é um profissional de alguma terapia de medicina
alternativa, sabe do que estou falando. Mas este aumento de interesse, trouxe
desafios para que os profissionais se destaquem. Por isso, uma estratégia de
Marketing digital para medicina alternativa é fundamental.
De acordo com dados do Google, mais de 100 bilhões de
buscas são realizadas num mês, somente para área da saúde. O número é
impressionante. No caso da medicina alternativa, ainda há muitas áreas
inexploradas, com usuários sedentos por informação de qualidade.
Crie sua própria imagem
O terapeuta, consultor, psicólogo ou profissional
holístico precisa ser encontrado, ter um site próprio e construir sua própria
imagem.
– Mas eu tenho página no Facebook!
Não construa nada em terreno alugado. Os usuários que
curtiram sua página são do Facebook, não seus. Uma simples mudança na estrutura
dele (algoritmo), pode fazer com que você não consiga mais alcançar as pessoas
que curtiram sua página.
Um site é seu endereço, sua “sala comercial” na internet.
O site deve apresentar o profissional como autoridade no
assunto. Para isso, deve-se criar estratégias de marketing para posicionar o
site e apresentar o diferencial e a competência do profissional ou da clínica.
Os principais métodos praticados na medicina alternativa
são:
Homeopatia
Fitoterapia
Auriculoterapia
Acupuntura
Shiatsu
Aromaterapia
Reiki
Massoterapia
Yoga
Quiropraxia
Reflexologia
Terapeuta holístico
Diante de tantas categorias, é fundamental o profissional
limitar seu campo de atuação. Com isso, você pode impactar mais diretamente as
pessoas que realmente estão procurando o que você pode oferecer.
A partir da definição dessa imagem, o profissional vai
criar a persona do seu negócio e desenvolver o site voltado para ela.
Desenvolva um site responsivo (Mobile)
Mais da metade dos acessos à internet no mundo todo, é
feito através de celular ou tablet. Não há como não levar isso em conta na hora
de construir um site.
Para isso, a navegação deve ser intuitiva e fácil. O site
precisa ter um design responsivo para todos os dispositivos móveis, como
tablets e smartphones. Esse é um pré-requisito essencial para garantir a boa
experiência do uso do site. Se no mundo, 50% dos acessos é feito via celular,
no Brasil este número sobe para 92%!
No site o profissional divulga os principais serviços,
expõe seu trabalho, compartilha novidades sobre seu nicho de atuação, divulga
convênios e parcerias e se conecta diretamente com seu público-alvo. Ele
precisa estar disponível para todo tipo de dispositivo.
Se uma pessoa acessa o site e ele, por algum motivo não
abre, pode ser que você esteja perdendo um cliente!
No caso do marketing digital para medicina alternativa,
você pode perder um cliente, que pode acabar indo para a concorrência ou então,
que não venha a procurar novamente por você.
Pesquisas relatam que 80% dos visitantes só acessam a
primeira página dos sites. Portanto, é fundamental que todas as informações
relevantes estejam presentes nessa página. O diferencial de um site com página
única é que não há cliques. O visitante rola somente uma única página, enquanto
todo conteúdo surge na tela.
Conteúdo relevante
Além de um leiaute atraente e o design responsivo, o site
deve ter um conteúdo relevante, útil, qualificado e atraente para que o
visitante permaneça no site, leia e quando for solicitado dê informações como
contato, e-mail, telefone.
A partir dessas informações, o profissional será capaz de
estabelecer uma relação com seu visitante, transformá-lo em leads e
conquista-lo para se tornar cliente.
Por meio do marketing de conteúdo, é possível atrair
potenciais clientes, conquistar sua confiança e direcioná-los até o momento da
venda.
– Conteúdo relevante??
Sim. O que você oferece para as pessoas que entram em seu
site? Apenas “propaganda”. Ninguém quer saber de propaganda. As pessoas
procuram soluções e isso que você deve oferecer.
Pense comigo. Se a pessoa está procurando por: Benefícios
da Acupuntura e chega a um conteúdo em seu site que fale disso.
Ela lê com atenção e se estiver destinada para
praticá-la, vai te mandar um pedido de mais informações. Pronto, você gerou um
Lead, que nada mais é do que alguém com um interesse no que você produz ou
vende.
O conteúdo precisa ser informativo, com linguagem fácil e
clara de ser compreendida pelos clientes/pacientes. É fundamental que o site
esteja sempre atualizado, com publicações frequentes, informações qualificadas
e atrativas. Essa é forma mais eficaz de estabelecer uma comunicação contínua
com seus leads, e ao mesmo tempo, otimizar as páginas para busca no Google.
Como o Google pode trazer novos clientes, através de seu
site de medicina alternativa
Não adianta nada ter um site responsivo com conteúdo
atraente, qualificado e relevante, se ninguém o encontrar. Para solucionar esse
problema, o profissional deve investir em ferramentas do Google para alavancar
o site de medicina alternativa.
As principais ferramentas que trazem mais visita para o site
e promove bom ranqueamento nos mecanismos de busca são o Google Adwords (busca
paga) e SEO (busca orgânica).
Para o Google Adwords, usamos dinheiro para comprar
“posições” no Google. Você paga para que seu site apareça acima dos outros,
para determinadas palavras-chave.
As campanhas de marketing podem segmentadas por região,
onde anúncios patrocinados sobre a sua empresa deverão ser exibidos na primeira
página do Google, a partir de buscas das palavras-chave específicas e serviços
oferecidos pelo profissional.
Quando o visitante clica nesses anúncios, o link é
direcionado para seu site ou uma página específica do site. Nessas páginas são
exibidos dados relevantes que devem ser finalizados com algum incentivo
apropriado, o Call-to-Action (chamada para ação).
Essa ação leva o visitante a prestar informações sobre si
mesmo e permite que o profissional entre em contato com lead.
O Google Adwords é uma das formas mais rápidas de trazer
o potencial cliente/paciente para o site de medicina alternativa.
Nessa ferramenta, é possível segmentar bastante o público
por horário, localização geográfica, cidade, estado, bairro, país, entre
outros.
É importante essa segmentação para que o profissional não
desperdice dinheiro. Se o profissional atende em Brasília, não é inteligente
exibir o anúncio para o país todo. Os cliques que essa campanha receber de
outras cidades será um desperdício.
É possível também segmentar ainda por interesses,
profissão, renda, idade e sexo.
Já o SEO consiste em utilizar técnicas para que o site
fique bem posicionado em determinadas buscas.
Por exemplo, se você trabalhar com a palavra-chave
“Acupuntura em Campinas” e seu site estiver em primeiro, a tendência é que você
receba a visita de muitas pessoas interessadas em seu serviço.
Os usuários da Internet pesquisam informações com termos
e palavras específicas. Muitos programas ajudam os sites a planejarem as
palavras chave atreladas ao nicho de atuação, a concorrência e a relevância dos
termos a serem inseridos no conteúdo. Os principais são Google Adwords, Semrush
e Keyworldtool.
Com a utilização de palavras chave de bom ranqueamento e
o uso de algumas técnicas do SEO como repetição da palavra chave, uso no
subtítulo, frases até 20 palavras, indexação de URL, entre outras, é possível
que o site apareça nos resultados das pesquisas, principalmente no Google.
Dê preferência pelas redes sociais, onde sua marca vai
fortalecer a credibilidade, reconhecimento, fidelidade junto aos seus
pacientes.
Independente das mídias sociais selecionadas, o
profissional precisa levar em consideração as regras e questões éticas que regem
as questões de publicidade médica, que constam no CFM (Conselho Federal de
Medicina).
Essas normas e diretrizes do CFM visa impedir a
autopromoção, o sensacionalismo e a mercantilização do serviço médico e devem
ser utilizadas na prática do marketing digital.
Seja qual for a categoria de medicina alternativa que o
profissional pratique: acupuntura, shiatsu, Reiki, massoterapia, homeopatia,
entre outros, é fundamental pensar em formas de impactar de forma inteligente
as pessoas.
Conteúdo relevante, ajudando as pessoas, é a chave. Fora
isso, apenas propagandas irão só estressar as pessoas que te seguem ou buscam
mais informações.
Primeiro ajude, depois venda!
Caso você tenha interesse em criar um site para uma
dessas categorias da medicina alternativa, faça um orçamento sem compromisso
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