Como
divulgar uma empresa no Facebook.
O número de pessoas que buscam se informar sobre como
divulgar uma empresa no Facebook cresce a cada dia, na medida que essa rede
ganha cada vez mais relevância no cenário das mídias sociais.
Outro fator que vem aumentando o interesse pelo marketing
no Facebook é o fato que pequenos e médios empresário estão percebendo que é
possível divulgar suas empresas a um custo relativamente baixo no Facebook.
O grande problema nesse caminho é que muitas empresas
acreditam que o gerenciamento de uma página profissional no Facebook é alguma
coisa próxima a do gerenciamento de um perfil pessoal. Nada mais distante da
realidade do que isso.
Se você entra em um projeto para a divulgação de uma
marca no Facebook, o primeiro passo é estar consciente de que página é uma
coisa e um perfil pessoal, descolado e informal, é outra coisa completamente
diferente.
A temática das postagens é diferente, a linguagem e
interações são completamente diferentes. Uma coisa é estar em um ambiente para
fazer amigos, e outra completamente diferente é estar neste ambiente para fazer
negócios.
Para que você possa se orientar em relação a como
divulgar uma empresa no Facebook, de forma correta e de maneira a gerar
resultados efetivos em termos de realização de negócios, listamos algumas dicas
que vão lhe ajudar.
Principais dicas sobre como divulgar uma empresa no
Facebook
Abaixo listamos algumas das principais questões que
envolvem a divulgação de empresas no Facebook. Você verá que, como ensinamos em
nosso curso de Facebook Marketing, os resultados nesse canal acontecem na
medida em que planejamos nossa presença.
Podemos dividir o processo de divulgação de empresas no
Facebook em seis etapas distintas:
Conhecimento do conceito por trás do Facebook Marketing
Planejamento estratégico das diversas ações de marketing
Determinação do público que você deseja alcançar no
Facebook
Desenvolvimento de conteúdo para as suas ações
Construção de uma base de fãs de qualidade
Avaliação do retorno obtido em ações de divulgação no
Facebook
Conheça
a conceito por trás do Facebook Marketing
Se você pretende saber como divulgar uma empresa no
Facebook, o primeiro passo é conhecer o que está por trás de uma estratégia de
Facebook Marketing, não concorda? Pois então vejamos.
O marketing no Facebook se enquadra na categoria do
marketing de display, ou seja, é importante estar no lugar certo, na hora certa
e com as pessoas certas para ter sucesso com esse tipo de divulgação.
Mais ainda, você precisa não incomodar o ambiente onde o
seu público está. O marketing de display exige contextualização da mensagem é
isso é um dos itens mais importantes do marketing no Facebook.
Planejamento
é fundamental no Facebook Marketing
O planejamento das suas ações é um passo fundamental para
o sucesso na divulgação de uma empresa no Facebook, pois além de produzir
campanhas de maior retorno, também ajuda a economizar muito dinheiro.
Você vai precisar desenhar cada etapa da sua presença no
Facebook. Desde a criação e configuração da página à criação e interação com a
sua base de fãs deverá ser detalhado para que se possa conseguir uma integração
entre as diversas ações.
Concordo plenamente que a etapa operacional de um projeto
é muito mais excitante do que a de planejamento. O problema é que sem
planejamento, em alguns casos, não se chega nem ao menos à etapa operacional.
Por isso, invista o tempo que for necessário na pesquisa
e planejamento da sua página de fãs no Facebook, pois o resultado virá em
termos de uma maior eficiência das campanhas e redução de custos com as mídias
pagas.
Determinação
do seu público-alvo
O segundo passo é conhecer detalhadamente o público que
você deseja atingir no Facebook, para poder extrair o máximo dos recursos envolvidos.
Saber como divulgar uma empresa no Facebook é conhecer de muito perto quem você
deseja alcançar.
Se você vai para o Facebook, trabalhar esse ambiente como
se fosse mídia de massa, esqueça, este não é o caso. Um dos macetes para o
sucesso no Facebook é saber como direcionar o seu conteúdo e anúncios para
atingir justamente o público que você quer impactar.
Através da criação de uma Persona de Marketing, um
desenho do seu público-alvo, você poderá criar ações e campanhas que serão mais
assertivas e trarão taxas de conversão maiores, maximizando assim o
investimento neste canal.
Desenvolva
conteúdo adequado
Um ponto que eu sempre deixo claro para quem me pergunta
sobre como divulgar uma empresa no Facebook é que o conteúdo é fundamental. De
nada adianta você criar uma página muito bem configurada e estruturada, se o
conteúdo é fraco.
Como disse anteriormente, o marketing no Facebook é uma
estratégia de relacionamento, e para que esse relacionamento aconteça, é
preciso criar laços de afinidade e envolvimento. É aí que a questão do conteúdo
se faz mais presente.
Crie um conteúdo que agregue algo ao dia a dia do seu
público, algo que seja realmente útil e que faça o público lembrar que foi você
que deu a dica. Desenvolva um conteúdo que crie um relacionamento real entre a
marca e o público o qual ela pretende atingir.
Busque
qualidade e não quantidade
Entre os diversos conjuntos de métricas em mídias
sociais, existe um que eu pessoalmente odeio. São as Métricas da Vaidade. Além
de não acrescentarem muita coisa aos negócios acabam enganando muita gente que
acha que entende de redes sociais.
As Métricas da Vaidade são aquelas que para o leigo,
parecem muita coisa, mas do ponto de vista empresarial não significam coisa
alguma. O número de fãs de uma determinada página no Facebook impressiona, mas
será que essa legião de fãs rende algum lucro?
O que importa mesmo em uma estratégia de marketing nas
mídias sociais é o resultado que as ações realizadas nestes canais trazem de
resultado. Como o resultado geralmente se dá em função do alcance e do
engajamento, quantidade não é qualidade.
Quer saber como conseguir mais fãs para sua página? Simples,
faça um bom investimento em anúncios no Facebook, os Facebook Ads, é o problema
estará resolvido rapidamente. O problema é: Será que este público irá trazer
algum retorno para o negócio?
Por isso, se você quer saber como divulgar uma empresa no
Facebook, sem desperdiçar dinheiro e esforços em ações que não vão lhe render
nada, construa sua base de fãs com foco na qualidade destes contatos e não
apenas na quantidade.
Tenha
uma noção do retorno
Achar que pelo simples fato de ter criado uma página no Facebook
as suas vendas irão disparar de uma hora para outra, é pura ilusão. O marketing
de relacionamento exige um tempo de maturação em termos de resultados.
Se você quer saber como divulgar uma marca no Facebook e
quer ver estes resultados rapidamente, devo avisar que a coisa não acontece
nesse ritmo. Em uma avaliação realista e conservadora, podemos falar de três
meses até que os números comecem a gritar.
Entre a criação da base de fãs, campanhas de divulgação
da página e criação de relevância no Facebook através de um EdgeRank maior, um
fator que aumenta o seu potencial de divulgação da marca no Facebook, existe um
período para que todas essas ações acabem se refletindo em mais vendas e
geração de contatos.
Crie um bom sistema de monitoramento de resultados, seja
através da central de anúncios do Facebook ou no Google Analytics do seu site,
e você verá que os resultados começarão a surgir.
É claro que em um único artigo, por mais que ele possua
indicações para outros que igualmente discutem questões sobre a divulgação de
empresas no Facebook não conseguimos esgotar o assunto, mas esperamos ter dado
um caminho a ser seguido.
A
ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo
para atrair novos clientes.
Fale
com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua
empresa com o marketing digital!
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