E-MAIL MARKETING PARA
INSTITUIÇÃO DE ENSINO.
O e-mail marketing para instituição de ensino é um dos meios
mais efetivos para a captação e fidelização de alunos. Apesar disso, ainda é um
recurso pouco utilizado no cenário escolar. Essa estratégia é uma grande aliada
para se relacionar não só com quem está matriculado, mas também com as pessoas
interessadas que chegam por meio das ações de divulgação.
Atualmente, existem mais de 6 bilhões de contas de e-mail
registradas globalmente e esse fenômeno é uma grande oportunidade de negócio
para organizações de todos os nichos. Isso acontece porque já foi comprovado
que as campanhas de e-mail segmentadas recebem 100,95% mais acessos que as sem
segmentação. Essa pode ser uma ótima oportunidade para desenvolver e-mail
marketing para instituição de ensino e garantir mais alunos.
Assim, as estratégias de e-mail marketing são um ótimo
investimento com diversos benefícios que são essenciais para o crescimento do
negócio. É difícil encontrar campanhas similares com essa eficácia e que
apresentem o mesmo ROI.
Quer alavancar os seus resultados e destacar a sua instituição
de ensino no mercado? Então, continue lendo este texto e veja o porquê de
investir nessa estratégia. Boa leitura!
QUAIS AS VANTAGENS DO E-MAIL MARKETING PARA AS IE?
Adotar uma estratégia de e-mail marketing para a instituição de
ensino pode fazer os resultados obtidos com as campanhas de comunicação
decolarem. Isso se deve a uma série de praticidades obtidas por meio dos
disparos e que, consequentemente, trazem bons frutos para o negócio.
Tem baixo custo
As estratégias de e-mail marketing oferecem um grande benefício
para instituições de todos os tamanhos, que é o seu baixo custo de
implementação e utilização. As ferramentas de disparo costumam trabalhar com um
modelo de pagamento mensal proporcional à base de contatos e à frequência dos
envios.
Essa mensalidade possibilita ainda acesso a diversas funções,
como agendamento dos disparos, resposta automática, edição de templates,
informações sobre o desempenho das campanhas, segmentação da base etc.
Permite mensagens automatizadas
Os disparos das campanhas de e-mail marketing podem ser
automatizados, gerando mais produtividade com essa estratégia. Assim, o
conteúdo certo chega à pessoa certa no melhor momento.
Desse modo é possível criar automatizações com base nas ações
praticadas previamente pelos leads, como baixar um slide com o conteúdo de
determinada aula e, também, nas ações realizadas no próprio e-mail, abrindo a
mensagem ou clicando em algum link.
Facilita o processo de nutrição e conversão
O e-mail marketing é uma forma eficiente para a instituição
nutrir a sua base de leads e, ainda, direcioná-los para a etapa de conversão,
elevando os lucros do negócio. Assim, essa estratégia é eficaz para criar
relacionamento com alunos em potencial e gerar aproximação com aqueles já
matriculados.
Dessa forma, é possível oferecer mais conteúdos relevantes e com
mais oportunidades de interação, abordando diversos assuntos de maneira
direcionada e personalizada.
As ferramentas oferecem um grande poder de segmentação, o que
possibilita direcionar conteúdos variados para a mesma base de contatos, de
acordo com o perfil, região, gênero, idade e estágio do funil de captação de
alunos, otimizando a eficácia das campanhas.
Além disso, a possibilidade de personalizar o conteúdo de cada
e-mail gera proximidade com os contatos, trazendo mais engajamento para os
disparos e para a instituição. Assim, é possível nutrir os alunos em potencial
e guiá-los por todas as etapas do funil da educação até o momento de se
matricularem.
COMO IMPLEMENTAR O E-MAIL MARKETING NAS INSTITUIÇÕES?
Primeiramente, é muito importante contar com uma ferramenta e a
estrutura corretas. Ainda, é necessário elencar questões como qual é o seu
público-alvo, qual linguagem utilizar etc.
Crie a sua persona
A decisão fazer uma matrícula nem sempre vem dos alunos. É comum
no ensino fundamental que os pais decidam esse assunto. Já no ensino médio, a
opinião dos jovens pesa um pouco mais, principalmente por causa de grupos de
amigos ou do interesse em determinados assuntos.
Com a riqueza de informações sobre o público, as ações de e-mail
marketing passam a ganhar maior eficácia devido a um perfil mais segmentado e
detalhado e que possibilita personalizar ainda mais o contato. Desse modo, a
instituição faz com que o investimento nas ações seja mais direcionado e com
maior velocidade de resposta sobre os resultados.
Por isso, elabore uma persona rica em detalhes que possam
fortalecer a comunicação com o seu público e direcionar melhor as campanhas de
e-mail marketing.
Avalie a linguagem da instituição
Sabemos que a elaboração de uma persona é muito importante
devido à sua capacidade de alinhar as estratégias da instituição. Saber quais
são as características dos estudantes com os quais deseja se relacionar permite
nortear o planejamento das campanhas.
O que move a instituição de ensino são os serviços que ela
oferece para a sua audiência. Conhecer os hábitos dos alunos possibilita
desenvolver cursos e otimizar os métodos de ensino para serem mais eficazes.
Assim, saber com quem está se relacionando permite adotar uma
linguagem comum e focar no desenvolvimento de novos serviços de educação,
tornando mais prático encontrar maneiras de captar e reter estudantes.
COMO O MONITORAMENTO DE E-MAIL MARKETING PODE AJUDAR?
As ferramentas de e-mail marketing são capazes de gerar diversos
dados valiosos para a instituição reavaliar o seu planejamento estratégico de
acordo com os resultados apresentados. As informações obtidas dão clareza sobre
a efetividade das campanhas, fornecendo a porcentagem de e-mails disparados que
foram entregues e abertos, e os que foram abertos e receberam cliques nos
links.
Assim, é possível avaliar se a segmentação está correta, o
quanto as campanhas estão melhorando em relação às anteriores e o que precisa
ser aprimorado nas estratégias para otimizar ainda mais os resultados.
Vimos
que implementar o e-mail marketing para instituição de ensino é uma tática
valiosa quando se trata de captar e reter alunos e é muito acessível para todas
as escolas e faculdades.
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