Como usar o Marketing de
Ativação.
Para conseguir se destacar em um mercado tão concorrido, já não
basta oferecer o produto de melhor qualidade ou um preço mais acessível e
esperar que o público-alvo passe a reconhecer e valorizar a sua marca. Assim, além
de criar um site também é cada vez mais necessário utilizar estratégias de
Marketing para fortalecer a presença — digital ou física — da sua empresa.
Nesse
cenário, algumas estratégias começam a ganhar espaço e uma delas é o Marketing
de Ativação. O objetivo desse conceito é simples: destacar a sua marca em
comparação aos concorrentes com ações que fogem do que estamos acostumados a
encontrar na publicidade tradicional, estabelecendo uma relação mais próxima
com o público.
Com a transformação digital, a globalização e os avanços
tecnológicos, as barreiras estão cada vez menores e, para o mercado, isso
significa lidar com uma concorrência ainda maior e usuários mais exigentes.
Sendo assim, é preciso encontrar táticas que fortaleçam a presença da sua marca
e, como consequência, a aproxime dos consumidores.
Afinal, Brand Awareness é um conceito que ganha cada vez mais
espaço no mundo corporativo, independentemente de qual seja o seu segmento de
atuação. Caso o público que você quer conquistar não conheça a sua empresa ou
sempre se lembre dos seus concorrentes antes, é hora de investir em ações que
aumentem a consciência de marca.
Uma dessas táticas é criar experiências únicas e inovadoras para
que os consumidores relacionem a sua marca com coisas boas, como momentos de
alegria, emoção ou lazer. Isso torna o nome da sua empresa mais relevante e
mais conhecido, criando um diferencial para que ele se estabeleça como uma
referência para o consumidor.
Não à toa, um estudo da Forrester Research indica que as marcas
que promovem experiências inovadoras têm uma percepção de marca 1,6 vezes maior
do que quem aposta apenas em estratégias tradicionais. A pesquisa também mostra
que a retenção de clientes é quase duas vezes mais eficiente ao colocar essas
ações em prática.
Fica claro, portanto, que é fundamental ativar a sua marca, ou
seja, colocá-la em destaque para que cada vez mais consumidores conheçam a sua
empresa e lembrem-se dela quando pensarem no seu segmento de mercado. Além de
facilitar o engajamento com os clientes, é uma forma eficiente de superar a
concorrência e colocar-se como referência no setor.
O que é o Marketing de Ativação?
Mas, afinal, o que é Marketing de Ativação? Na prática, é
colocar em ação algumas experiências inovadoras para que o público interaja com
uma marca e, consequentemente, crie um vínculo mais próximo com ela. A ideia é,
a partir dessas ações, criar e transmitir valores emocionais do seu negócio
para os consumidores.
Um dos sinônimos para “ativar” pode ser “intensificar”, que é o
melhor exemplo para explicar o objetivo dessa estratégia: intensificar a
percepção que o consumidor tem em relação ao seu negócio. Ou seja, fazer com
que ele se lembre mais da sua empresa quando pensar em comprar o produto ou
serviço que você oferece.
Vamos supor que você tenha um e-commerce que venda artigos
esportivos direcionados para corridas. A concorrência é enorme nesse setor,
certo? Portanto, o que fazer para promover a sua marca além de investir em
Marketing de Conteúdo e engajamento nas redes sociais? Afinal, provavelmente os
seus concorrentes também investem nessas ações.
Sendo assim, o Marketing de Ativação surge como uma alternativa
para que o seu negócio ofereça um diferencial competitivo extremamente
importante: o vínculo mais próximo com o consumidor. Seguindo nesse exemplo,
você pode ativar a sua marca ao oferecer experiências inovadoras em eventos,
como é o caso de alguma corrida que seja relevante para o seu público.
Portanto,
o Marketing de Ativação tem como principal objetivo buscar uma interação maior
com o consumidor por meio de ações inovadoras e que gerem algum tipo de vínculo
emocional entre as duas partes. Assim, a tendência é que o consumidor se lembre
da sua marca quando o assunto for artigos esportivos para corrida, e esse é só
um dos benefícios.
Benefícios
Que tal, então, conhecer melhor as vantagens de investir no
Marketing de Ativação? Para que você considere adicionar essa estratégia ao seu
plano de Marketing, listamos os principais deles. Confira!
Aumenta o engajamento com o consumidor
Para quem busca se aproximar do público-alvo ou precisa
fortalecer a fidelização de clientes, o Marketing de Ativação pode ser a
solução perfeita. Afinal, o cliente passa a valorizar ainda mais a sua empresa,
já que ela proporcionou algo diferente, especialmente quando é possível gerar
um valor emocional com essa proposta.
Cria um diferencial em relação aos concorrentes
A concorrência está cada vez maior e cada detalhe pode fazer uma
enorme diferença para convencer um consumidor a optar pela sua marca entre
tantas opções.
Sendo assim, você precisa encontrar mecanismos que façam com que
os seus produtos ou serviços se destaquem aos olhos dos consumidores,
exatamente o que a estratégia se propõe a fazer.
Estabelece a sua marca como referência de marketing de ativação
Qual é o sonho de qualquer empresa? Ser a primeira associação
feita pelo consumidor ao pensar na sua área de atuação. Por exemplo, você
precisa de uma palha de aço? Você associa a necessidade automaticamente ao
Bombril, certo?
Não é uma tarefa fácil chegar a esse nível, mas se a sua empresa
for uma das primeiras a serem lembradas, isso já coloca o seu nome como
referência no segmento.
Quais ações de Marketing de Ativação você pode utilizar?
Outro benefício do Marketing de Ativação são as inúmeras
possibilidades de aplicação dessa estratégia. Ficou curioso e quer saber se
existe alguma opção que se encaixe no perfil da sua empresa e que possa
impactar a sua persona?
Fique tranquilo, listamos alguns exemplos de ações que você pode
colocar em prática. Confira!
Ofereça brindes ou amostras
Voltando ao exemplo, já pensou em montar uma tenda para
disponibilizar acessórios que sejam úteis para os atletas naquela corrida e que
possam fazê-los se interessar em comprar mais no futuro?
Outra tática seria distribuir frutas na linha de chegada e
mostrar ao consumidor que você está ali para ajudá-lo de várias formas.
Crie experiências inovadoras
Que tal levar quem gastou acima de determinado valor para
treinar com um atleta de elite? Ou, se tiver um orçamento maior, sortear uma
viagem para participar de uma grande maratona no exterior? Abuse da
criatividade e pense em ações interessantes para o seu público. Afinal,
experiências podem estreitar o vínculo entre marca e clientes.
Chame a atenção do seu público
Vai disponibilizar um tênis moderno em seu e-commerce e quer que
mais clientes em potencial conheçam os benefícios do produto e comprem com
você? Leve a sua loja para locais em que o seu público costuma se exercitar e
ofereça uma água e até um test drive para que ele experimente o modelo.
O que você deve levar em consideração para ativar a sua marca?
Agora que você já sabe o que é Marketing de Ativação, os seus
benefícios e quais ações podem ser colocadas em prática, é importante saber o
que levar em consideração para que essa estratégia funcione.
O primeiro ponto é o público-alvo, ou seja, é preciso entender o
perfil dessas pessoas, o que elas procuram e o que pode ser mais impactante
para destacar a sua marca.
Além disso, é fundamental entender também quais são as metas e
os objetivos da sua empresa com a adoção dessa estratégia. Afinal, a ativação é
importante, mas é fundamental ter um objetivo claro para que os recursos
utilizados sejam, de fato, bem aproveitados e gerem os resultados esperados.
Com
ações de Marketing de Ativação, a sua marca pode fortalecer a presença dentro
do seu segmento de atuação e, consequentemente, alcançar resultados mais
satisfatórios de vendas e número de clientes, por exemplo. Afinal, em um
mercado tão competitivo, é fundamental encontrar formas precisas de destacar a
sua marca em meio aos concorrentes.
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