O número de usuários do LinkedIn no Brasil vem crescendo cada dia mais. Atualmente a rede social conta com 50 milhões de usuários no país, representando a quarta maior comunidade da plataforma, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.💯😉
Conhecido como a “rede social profissional”, o LinkedIn tem se tornado uma importante ferramenta para empresas e especialistas que estão em busca de fazer networking, parcerias e negócios.✍📂
O LinkedIn Analytics é uma função da plataforma que permite avaliar uma série de métricas que facilitam o acompanhamento e desempenho da página e interações na rede social.📈
Dentre os dados disponíveis na plataforma, estão:👇🏻📑
✔Número de seguidores;
✔Detalhamento sobre o público;
✔Engajamento;
✔Análise dos concorrentes;
✔Visitantes;
✔Divulgação de funcionários, entre outros.
Com estas informações fica muito mais fácil compreender o comportamento e interesse da sua persona.
Assim como em qualquer outra rede social, o engajamento é uma métrica de extrema importância para analisar a interação com o conteúdo postado.
✔Impressões.
Esse índice mostra a quantidade de vezes em que os usuários viram o seu Tweet, ou seja, quanto maior o número, melhor estará a sua estratégia de conteúdo.
✔Visitas no perfil.
Assim como o próprio nome já sugere, esse indicador apresenta a quantidade de usuários que a sua conta do Twitter recebeu nos últimos 28 dias.
✔Tweets.
No painel do Twitter Analytics, também é possível ver quais foram os tweets publicados no período.
✔Tweets de destaque.
Na seção de Tweets também é possível ver quais conteúdos se destacaram mais, ou seja, qual teve o maior número de impressões durante o mês.
✔Menções.
No Twitter também é possível acompanhar a quantidade de menções da sua marca. Fique atento ao contexto, e avalie se elas são positivas ou negativas, visto que todas elas precisam de uma atenção especial.
✔Menção em destaque.
Assim como o tweet em destaque, que falamos anteriormente, existe também uma métrica de menção de destaque que mostra qual delas teve o maior número de impressões no período.
✔Seguidores.
Para acompanhar o número total ou de novos seguidores, você pode acessar o painel principal do Twitter Analytics. Lembre-se que a análise é feita pelo período de 28 dias.
O Youtube é uma plataforma massiva de compartilhamento de vídeos que tem ganhado um alcance cada vez maior. Produzindo conteúdo para diversos segmentos e áreas de interesse, o app é uma excelente ferramenta para marcas e influenciadores que desejam se destacar.📢🎯
E as pessoas estão consumindo este tipo de conteúdo cada vez mais, segundo pesquisas recentes divulgadas pelo Google, 86% dos brasileiros assistem vídeo na web, o que faz do Brasil o segundo país com mais horas de vídeo assistidos no YouTube.😉👇🏻
No entanto, para analisar se o conteúdo do seu canal está sendo assertivo e conquistando a audiência, é necessário observar as MÉTRICAS DO YOUTUBE.
✔Visualizações.
O número de visualizações tanto do canal quanto dos vídeos individualmente devem ser acompanhados frequentemente.
✔Duração média de visualização.
Esta métrica mostra uma média estimada em minutos assistidos por visualização de cada vídeo postado. Vale ressaltar que o período para esta análise também pode ser editado.
✔Tempo de exibição (horas).
Outro dado muito importante para os criadores de conteúdo, é o tempo de exibição em horas do canal.
✔Inscritos.
Essa é métrica corresponde ao número de espectadores que se inscreveram no seu canal. Ela também pode ser analisada de acordo com um período de tempo.
✔Impressões.
Aqui, estão representados o número de vezes que as suas miniaturas foram exibidas para os espectadores do YouTube através das impressões registradas.
✔Taxa de cliques de impressões.
Esta métrica corresponde a frequência com que os internautas assistiram os vídeos do seu canal, após ver uma miniatura.
✔Fonte de tráfego.
Para analisar a origem da sua audiência no canal, é de suma importância verificar a fonte de tráfego tanto externa quanto interna da plataforma.
✔Vídeos mais acessados.
Outro métrica muito importante para os criadores de conteúdo, é o resumo dos vídeos mais acessados do canal. Esta lista é criada a partir do tempo de exibição.
✔Público.
Se você deseja compreender melhor sobre as características da audiência que está acompanhando o seu canal é de suma importância, analisar as informações disponíveis na plataforma.
O TikTok veio para ficar! A rede social que virou “febre” durante a pandemia tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, e as empresas estão investindo pesado na produção de conteúdo na ferramenta, para alcançar novos públicos e estimular as vendas.🛒📦
Mas, como saber se a estratégia está dando certo?🤷🏻
Para isso, será necessário acompanhar as métricas do TikTok e analisar os resultados, adequando o que for necessário para alcançar os objetivos.
São apresentados os dados conjuntos de: engajamento, seguidores, conteúdo e live. Esta análise não contém detalhes e pode ser feita nos últimos 7, 28 ou 60 dias. É possível ainda criar um período personalizado, de acordo com a necessidade, para até 60 dias.📈
Para analisar as métricas, você deve selecionar o período desejado: últimos 7 dias, últimos 14 dias, últimos 30 dias, mês anterior, últimos 90 dias ou personalizar a data que preferir.💻🖱
Somente as contas comerciais ou de criadores de conteúdo têm acesso ao painel de métricas do Instagram. As contas pessoais não apresentam estes dados.
✔Alcance.
Representa o número total de pessoas que viram sua publicação, ou seja, o número de contas individuais que viram seu post. Esse dado é importante para entender quais tipos de conteúdo alcançam mais o seu público e quais temas em específico são mais vistos.
✔Impressões.
É o número total de vezes que as pessoas viram suas publicações, stories, reels, e vídeos ao vivo. Aqui, se uma pessoa viu seu conteúdo duas vezes, a métrica contará como duas impressões, mesmo vindo da mesma pessoa.
Alcance: mede contas únicas que viram seu conteúdo, ou seja, se um perfil viu duas vezes seu conteúdo, você tem 01 de alcance.
Impressões: medem todas as visualizações do seu conteúdo, se um perfil viu 10 vezes seu post, você tem 10 impressões.
✔Contas com engajamento.
Mede o número de contas/pessoas que interagiram com seus conteúdos orgânicos e anúncios.
✔Interações.
Total de ações executadas em um perfil por meio das curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos.
✔Atividade no perfil.
Analisa as métricas de visitas ao perfil e toques no site.
Visitas ao perfil: é o número de vezes que seu perfil foi acessado.
Toques no site: número de vezes que as pessoas acessaram o link da sua bio.
✔Taxa de engajamento.
É a taxa de interações dividida pelo número de seguidores do seu perfil dentro de um mesmo período.
Desde as primeiras mudanças em 2016, a plataforma começou a priorizar o que é mais importante para o usuário. Baseado nas interações e assuntos que elas têm em comum.
E para fazer isso, a ferramenta leva em conta centenas de critérios, tais como:😉👇🏻
✔Número de curtidas;
✔Interações;
✔Horário em que foi publicado;
✔Frequência de interação entre os perfis;
✔Comentários;
✔Assuntos de interesse;
✔Constância;
✔Atividades recentes;
✔Frequência de uso;
✔Tempo online na plataforma;
✔Localização, entre outros.
A partir destes fatores, os algoritmos trabalham para prever a possibilidade de uma determinada pessoa se interessar por um conteúdo específico. Diante disso, o Instagram organiza os conteúdos que podem chamar a atenção desse usuário tanto no feed, como nos stories, na aba Explorar, nos Reels e até nos anúncios.📢📈
Vale ressaltar que a aba Explorar e os vídeos curtos dos Reels tem como principal objetivo apresentar contas que o usuário não segue. No entanto, a ferramenta não recomenda conteúdos sensíveis e o Reels não destaca vídeos com baixa resolução, marcas d’água, ou temas políticos.😉
Por que o conteúdo que eu publico no Instagram não tem mais o mesmo alcance de antigamente? 🤷🏻
Antigamente, os usuários do Instagram ficavam sem visualizar em média 70% dos conteúdos dos perfis que seguiam. E os posts eram organizados apenas com base na data em que foram publicados. No entanto, desde 2016 o app tem realizado mudanças para exibir o que é de interesse para cada pessoa.📈
Hoje em dia, o Instagram utiliza não apenas um recurso, mas uma variedade de algoritmos, métricas e processos para priorizar e expor conteúdos na plataforma.📢
Sendo assim, o aplicativo tem buscado sinais de engajamento profundo e intencional, onde o like não é o suficiente!🆗😉
E se você não está contente com os resultados das suas publicações atuais, entender como os algoritmos funcionam atualmente podem te ajudar a melhorar o alcance e o engajamento do seu conteúdo.🎯
Infelizmente, os desenvolvedores das plataformas que conhecemos não nos entregam a receita do bolo. Redes sociais e mecanismos de pesquisa não divulgam as equações para o cálculo do conteúdo dentro das plataformas e softwares que são entregues aos usuários.📈💯
Além disso, cada um tem suas próprias características. Por isso, a não ser que você trabalhe no alto escalão de desenvolvedores dessas empresas, é impossível saber exatamente como funciona o algoritmo de redes sociais.🎯😉
E justamente isso abre as portas à experimentação, tentativa e erro de profissionais que se desdobram para entender o algoritmo, como os social media fazem nas redes sociais, por exemplo.🆗
Você já deve ter visto uma tela de programação cheia de linhas com códigos e linguagens de programação que fazem parte do desenvolvimento de um programa.💻🖱
E dentro de todo esse código, é preciso colocar todas as regras do programa que se está executando, inclusive os passos que o programa deverá seguir. Essas regras são, na verdade, o algoritmo.📑😉
Ainda, como mencionamos anteriormente, a informação de entrada, conhecida como input, passa por diversas etapas que vão modificar seu estado até chegar na informação de saída, chamada de output.🎯🛒
Por isso, podemos dizer que o algoritmo funciona de forma inteligente e automática.🆗
De forma bem resumida e em conceito original, podemos dizer que um algoritmo são passos que realiza uma tarefa, ou seja, é uma sequência de regras específicas cuja finalidade é solucionar um problema ou alcançar um objetivo.🎯📢
Na tecnologia, ele realiza ações automatizada ao receber valores de entrada (input) e, então, produzindo valores de saída (output).
Pense assim: são as instruções para um resultado que o desenvolvedor deseja. É simples assim, porém fica complicado pois precisa englobar todos os cenários possíveis, o que faz com que o algoritmo cresça e se torne cada vez mais complexo.📈💯
É claro que se você tem um negócio, pode estar considerando acrescentar o twitter na sua estratégia de marketing digital.📈
Afinal, o marketing em redes sociais pode trazer resultados excelentes para qualquer marca. A seguir, listamos algumas formas de utilizar como usar o Twitter na estratégia de marketing.🛒📦
Motivos para deixar sua Empresa ativa no Twitter:😉👇🏻
✔Twitter Analytics.
Qualquer profissional de social media ou marketing digital sabe que acompanhar dados é essencial. Isso inclui, é claro, o Twitter, que oferece o Twitter Analytics para você se interiar sobre a performance dos seus conteúdos em diversos aspectos.📑📂
Ao analisar os dados da rede você pode descobrir melhores temas, abordagens, melhor horário para postar no twitter, melhor formato de publicação, a taxa de engajamento, etc.
✔Twitter Ads.
E não podemos deixar de mencionar o principal, os anúncios do Twitter.🎯📢
Com o Twitter Ads, é possível criar anúncios e campanhas de conversão de leads. Negócios podem utilizá-la para promover tweets, promover contas ou promover assuntos.💻🖱
Existem diversas funcionalidades na plataforma, que está sempre se atualizando e trazendo novidades, por isso pode ser interessante saber como usá-las.👇🏻😉
✔Tweet.
O tweet, agora apenas chamado de publicação, é o conceito principal da rede social. Basicamente, é o conteúdo que o usuário publica no próprio perfil.
✔Retweet.
Agora chamado de repostar, é quando um usuário compartilha o tweet de outro em sua linha do tempo.
É possível, inclusive, repostar com um comentário, dessa forma fomentando a característica de conversa da plataforma.
✔Reply.
É claro que, além de compartilhar o tweet de alguém, você também pode responder. Além disso, você pode responder ao próprio tweet, assim criando uma thread – ou fio, podendo então desenvolver uma publicação mais longa, porém separada para se adaptar aos 280 caracteres.
✔Trending topics.
Os Trends do Twitter mostram as tendências do momento, em tempo real. São os assuntos que estão sendo falados por uma grande quantidade de usuários ao mesmo tempo.
✔Threads do Twitter, ou Fio do Twitter.
Quem nunca já leu um “segue o fio?” Como mencionamos acima, essa é uma forma de se adaptar ao limite de 280 caracteres quando o usuário deseja fazer uma publicação mais longa.
Assim, os tweets da thread ficam posicionados um abaixo do outro, de forma fluida para leitura.
A rede social agora chamada X, tem o objetivo principal, assim como qualquer outra, de compartilhamento de conteúdo, criação de comunidades e relações.💯
Com a possibilidade de compartilhar mídias, é hoje utilizada para diversos meios, inclusive para quem quer se manter atualizado sobre todos os assuntos e acontecimentos do mundo.📝
Como funciona o Twitter?🤷🏻
A timeline do Twitter, com seu formato dinâmico, aproxima os usuários, incluindo de contas pessoais e comerciais, de empresas. Por ser intrínseca aos assuntos populares do momento, é muito utilizado em estratégias de marketing digital das marcas.💻🖱✍
A rede social, uma das queridinhas de todos, foi criada em 2006 e conta com milhões de usuários. No Brasil, conta com mais de 24 milhões de pessoas utilizando, ficando atrás do WhatsApp, YouTube, Instagram, Facebook e TikTok.
Essa rede social é conhecida por simular um blog pessoal, ou seja, ela oferece um espaço para que as pessoas publiquem o que desejarem. Antes da mudança de branding da mídia social, as publicações eram chamadas de tweets.
A ideia do Twitter, ou X, é das publicações serem rápidas, instantâneas e dinâmicas, criando conversas e discussões que impactam não só toda a web, mas também no âmbito real.
O trending topics, por exemplo, uma das ferramentas mais características da plataforma, é um espaço que hoje é usada como termômetro social e político.
Trending topics: saiba tudo sobre ele e como usar na sua estratégia.
O Twitter é uma rede social conhecida como microblog, em que os usuários publicam seus posts com, no máximo, 280 caracteres.💻🖱
Os posts, que podem ser multimídia, contendo vídeos, imagens ou gifs, retratam assuntos diversos para responder à própria pergunta da mídia social: O que está acontecendo?
Criado no ano de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone, da empresa Odeo, dos Estados Unidos, o Twitter – posteriormente renomeado como X, está disponível em 49 idiomas e é, hoje, uma das redes sociais mais acessadas no Brasil, com mais de 320 usuários no mundo.🆗😉
No início, o Twitter disponibilizava apenas 140 caracteres para publicação. Porém, em 2017 a restrição foi aumentada para 280, possibilitando tweets maiores e mais elaborados para conversas.📝💯
O Twitter tem escritório em mais de 23 países e, em 2022, a empresa foi adquirida pelo bilionário Elon Musk, responsável por diversas mudanças polêmicas na plataforma, incluindo a mudança do nome de Twitter para X.📈🎯
Para obter os resultados desejados é necessário ter um planejamento de conteúdo, ou seja, desenvolver uma estratégia, assim como se pratica normalmente nas redes sociais.😎🔎📲