O Marketing Digital é entendido como o conjunto de técnicas e ferramentas que permitem promover uma marca, produto ou serviço online, em diferentes meios digitais, como sites, redes sociais, email e aplicativos móveis.
Por acaso, você já ouviu falar que estabelecer uma presença online é fundamental para o crescimento de qualquer negócio? Pois é, com o mundo conectado que temos hoje, é praticamente impossível comercializar seus produtos ou serviços sem usar o que chamamos de Marketing Digital.
Pare para pensar um instante: como você, seus colegas, amigos e familiares costumam tomar uma decisão de compra? O fato de estarmos o tempo todo conectados mudou a maneira como nos relacionamos com as marcas e compramos. Cientes disso, as marcas também precisaram se reinventar e se adaptar a essa nova realidade.
Além disso, o Marketing Digital inclui diversas frentes de atuação, como Marketing de Conteúdo, Email Marketing, redes sociais, dentre outras, o que aumenta seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores.
Mas, apesar de parecer desafiador, o Marketing Digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para reforçar sua marca e multiplicar suas oportunidades de negócio.
A história do Email Marketing começou no fim da década de 1970, quando o gerente de Marketing da Digital Equipment Corp, o americano Gary Thuerk, enviou 400 emails promovendo computadores da companhia, o que resultou em 13 milhões de dólares em vendas.
Mas foi só nos anos 1990 que a internet massificou o Email Marketing. Naquela época, para tornar esse canal eficaz, era necessário aplicar boas práticas para evitar que as pessoas marcassem os emails como spam. Além disso, estabeleceram-se regras para proteger os consumidores do recebimento excessivo de emails.
Já nos anos 2000, ficou evidente que simplesmente enviar uma grande quantidade de emails, sem considerar o destinatário ou o conteúdo, não era mais eficaz. Desde então, o mercado reconheceu a importância de seguir à risca boas práticas.
O surgimento de tecnologias como os smartphones e de novas formas de relacionamento, como as redes sociais, teve impacto também sobre o Email Marketing.
No entanto, independentemente da tecnologia, sabemos que hoje é importante focar nas necessidades de cada contato. Desta forma, o que começou como uma ferramenta de comunicação em massa transformou-se em uma estratégia de relacionamento direcionada aos Leads e clientes.
Interaja com mais pessoas no Facebook, no Instagram e no Messenger. Esse tipo de anúncio pode ajudar você a receber mais mensagens, visualizações do vídeo, engajamento com a publicação ou participações no evento.
Mensagens.
Usar esta otimização de anúncios para fazer com que as pessoas interajam com sua marca no Messenger, no WhatsApp ou no Instagram.
Inicie mais conversas com anúncios de mensagem.
Um varejista de produtos para bebês e crianças, exibiu anúncios de clique para o Messenger a pessoas que visitaram o site da empresa, oferecendo uma experiência de compra mais personalizada ao público. O resultado obtido foi uma taxa de conversão três vezes maior.
Monitore as conversas por mensagem iniciadas. Elas são uma boa indicação de que seus anúncios de engajamento estão resultando em mensagens que podem ajudar a turbinar as vendas e a criar relacionamentos.
Sempre que o anúncio tiver a chance de ser exibido para alguém do seu público nas plataformas da Meta, como Facebook, Instagram e Messenger, ele entrará em um leilão que determina quem deve vê-lo. O objetivo de um leilão é simples: parear seu anúncio com as pessoas no seu público com maior probabilidade de ter interesse nele.
Ele ajuda você a obter o maior número de resultados possível para seu orçamento e fornece uma experiência positiva e relevante para seus clientes.
Ao contrário dos leilões tradicionais que escolhem um vencedor com base no lance mais alto, o sistema de leilões da Meta analisa vários fatores igualmente para determinar qual anúncio deve ser exibido.
Os anúncios com melhor desempenho no nosso leilão combinam cinco componentes: objetivo certo, direcionamento, orçamento suficiente, duração suficiente e criativo do anúncio atraente.
Crie conexões duradouras com clientes com os anúncios do Facebook e do Instagram, bem como os anúncios de clique para o WhatsApp e o Messenger.
Bilhões de pessoas usam os apps da Meta para se conectar e explorar tópicos com os quais se importam. Seus anúncios da Meta podem ser exibidos conforme seus clientes exploram o Feed do Facebook, assistem ao Instagram Reels ou verificam a caixa de entrada do Messenger.
Empresas como a sua usam os anúncios da Meta para aumentar as vendas online, gerar tráfego no estabelecimento e encontrar novos clientes.
Você já ouviu falar que estabelecer uma presença online é fundamental para o crescimento de qualquer negócio? Pois é, com o mundo conectado que temos hoje, é praticamente impossível comercializar seus produtos ou serviços sem usar o que chamamos de Marketing Digital.
Pare para pensar um instante: como você, seus colegas, amigos e familiares costumam tomar uma decisão de compra? O fato de estarmos o tempo todo conectados mudou a maneira como nos relacionamos com as marcas e compramos. Cientes disso, as marcas também precisaram se reinventar e se adaptar a essa nova realidade.
O Marketing Digital, portanto, é entendido como o conjunto de técnicas e ferramentas que permitem promover uma marca, produto ou serviço online, em diferentes meios digitais, como sites, redes sociais, email e aplicativos móveis.
Além disso, inclui diversas frentes de atuação, como Marketing de Conteúdo, Email Marketing, redes sociais, dentre outras, o que aumenta seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores.
Mas, apesar de parecer desafiador, o Marketing Digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para reforçar sua marca e multiplicar suas oportunidades de negócio.
Após surgir na década de 1990, o Marketing Digital mudou a maneira como as empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. O termo tornou-se mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisa sobre o produto, seja para realizar a compra em si.
Para se ter uma ideia, basta lembrar que precisaríamos recorrer a uma loja física para saber informações sobre um produto ou serviço. E, provavelmente, o vendedor iria focar apenas nos benefícios da solução, ao invés de fornecer informações isentas sobre ela.
Hoje, a internet possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo. Há quase 5,16 bilhões de pessoas utilizando a internet no mundo, um crescimento de 4% em comparação ao ano anterior, segundo a pesquisa Digital 2023: Global Overview Report.
Olhando especificamente para os dados da pesquisa relacionados ao Brasil, vemos que 84,3% da população brasileira está conectada. Além disso, nós passamos mais de 9 horas e 32 minutos por dia conectados e usamos uma média de 8 plataformas sociais.
Dessa forma, fica claro que o caminho para vender mais e crescer está no uso de ações online. O desafio agora é como chegar até essa audiência de maneira relevante, que chame a atenção para as ofertas que sua empresa pode realizar.
Como você percebeu até aqui, o Marketing Digital é uma importante estratégia para as empresas que querem permanecer relevantes e competitivas na era digital.
Isto porque ele permite direcionar mensagens de Marketing especificamente para o público com maior probabilidade de se interessar pelos produtos ou serviços oferecidos. E tudo isso com base em informações como demografia, interesses e comportamento.
Também, é uma forma mais econômica e eficiente de divulgar a marca e conquistar novos clientes, em comparação com a publicidade tradicional, tornando-o acessível até para pequenas empresas.
Outro ponto está na possibilidade das marcas construírem relacionamentos mais próximos e duradouros com seus clientes. Isto porque os canais digitais facilitam a interação direta com o público, permitindo um engajamento mais significativo.
Mas, esses não são os únicos benefícios do Marketing Digital. Por meio dele, também é possível:
✔Construir e manter uma presença online.
✔Adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado.
✔Analisar dados e medir resultados de forma detalhada.
✔Proporcionar experiências mais personalizadas para os consumidores.
✔Independentemente do tamanho da empresa, o meio digital oferece muitas possibilidades para que as empresas possam competir no mercado, alcançar novos clientes e crescer.
Antes de começarmos a falar sobre estratégias de Marketing Digital, é importante explicar quatro conceitos básicos para quem quer divulgar um negócio na internet. A partir deles, é possível compreender melhor como e porque colocar essas estratégias em prática.
Buyer Persona.
Um dos elementos que não podem faltar quando falamos de Marketing Digital é a definição das nossas buyer personas — também chamadas apenas de personas.
Diferentemente do público-alvo, que leva em conta um conjunto de perfis, de forma mais abrangente, a persona é a representação fictícia do seu cliente ideal.
Na prática, ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Mas, ela não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, e sim pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais.
Criar sua persona é importante porque, no Marketing Digital, se a gente sai falando com todo mundo dificilmente acertamos o alvo. A boa notícia é que quando delimitamos quem são nossas personas, tudo fica mais claro e personalizado.
Por isso, esse também é um passo importante para definir o tom e o estilo de seu conteúdo e os tópicos sobre os quais você deve escrever, além de entender onde seu público busca informações.
Apesar do grande número de possibilidades de aplicações do Marketing Digital, existem aquelas estratégias e técnicas que se destacam por serem usadas pela grande maioria e, normalmente, trazem resultados positivos.
Uma delas é o Inbound Marketing, estratégia usada para atrair clientes por meio de conteúdo relevante, sem gerar interrupções. Dessa forma, é possível criar conexão com seu público-alvo, oferecendo valor e soluções para seus problemas, levando-os naturalmente ao longo do funil de vendas até a compra.
No entanto, existem diversos canais e táticas que podem ser explorados dentro de uma estratégia digital de Marketing. E eles podem ser usados em conjunto, dependendo do contexto, para gerar melhores resultados. São eles:
O Email Marketing representa a estratégia que utiliza o envio direto de uma mensagem por email entre uma empresa e seus contatos ou clientes. Por definição, cada email enviado a um potencial ou atual cliente pode ser considerado Email Marketing.
Geralmente, seu conteúdo é utilizado para:
✔enviar promoções;
✔distribuir conteúdos;
✔solicitar vendas ou doações;
✔construir lealdade e confiança com a marca;
✔realizar ações de branding (divulgação de marca);
entre outras funções.
Em comparação com outras formas de Marketing Digital, é considerada uma das estratégias mais baratas. Além disso, é um caminho para rapidamente estabelecer e comunicar o propósito da empresa com clientes ou potenciais clientes.
No entanto, o disparo de um Email Marketing deve ser feito apenas para listas de emails que foram construídas por você mesmo, tanto de clientes quanto de potenciais clientes (Leads). E você pode fazer isso, por exemplo, criando eventos digitais, materiais e até ferramentas gratuitas.
A partir dos anos 2000, principalmente com a chegada do Orkut, as redes sociais se popularizaram bastante em todo o mundo como uma nova forma de socialização online. Mas, com o tempo, as mídias sociais se transformaram em um espaço muito interessante para quem procurava por novos canais para colocar o Marketing Digital em prática.
Atualmente, existem diversas vantagens que estimulam as empresas a estarem presentes nas mídias sociais. A primeira delas e principal é o número altíssimo de usuários presentes nas diferentes opções de plataforma.
Com mais de 2,95 bilhões de usuários ativos, o Facebook ainda lidera o ranking das redes mais usadas no mundo, seguido do YouTube (2,514 bilhões), WhatsApp (2 bilhões) e Instagram (2 bilhões). Mas, a cada dia surgem novas plataformas, a exemplo do TikTok, que já é a sexta rede social mais usada no mundo, com mais de 1 bilhão de usuários, segundo o Digital 2023: Global Overview Report.
Estamos falando de diversas oportunidades para encontrar os seus clientes e potenciais clientes, que podem consumir conteúdo e interagir com sua marca de diversas formas.
Por isso, as mídias sociais são um importante canal de comunicação entre as empresas e seus consumidores, portanto, uma ferramenta poderosa de Marketing de Relacionamento. Além disso, é um canal que permite promover produtos e serviços, e pode ser utilizado para diversos objetivos, como:
O marketing digital é muito mais do que apenas receber comentários e curtidas.
Os profissionais de marketing digital precisam acompanhar as tendências em evolução para que suas campanhas criativas permaneçam relevantes e atraentes para todos os públicos-alvo.
Afinal, usar um método desatualizado não traria nenhum lucro ou beneficio para a empresa, não é mesmo?
Como transformar o público das Redes Sociais em Leads?
Após todo esse trabalho de criar as personas ideais, verificar quais redes sociais funcionam para o seu negócio, planejar, criar e revisar o conteúdo, é fundamental que seus visitantes convertam.
Existem algumas formas de facilitar a conversão nas mídias sociais. Uma delas é a possibilidade do Lead converter em uma Landing Page através do seu perfil nas redes sociais. Essa estratégia é muito utilizada e tende a aumentar a taxa de conversão, já que o visitante não precisará preencher novamente informações que já havia dado anteriormente.
Mas, tão importante quanto fazer as publicações, é acompanhá-las e fazer análises para entender os horários e os métodos que estão ou não funcionando. O Instagram e o TikTok, por exemplo, possuem ferramentas nativas para análise de estatísticas.
Tendo definido em quais mídias sociais a sua empresa vai estar presente e qual é seu público-alvo, existem algumas formas de utilizar as mídias sociais na sua estratégia de Marketing Digital.
Divulgar conteúdos de qualidade, por exemplo, é uma boa forma de educar o mercado e atrair visitantes para seu site, já que as mídias sociais permitem um compartilhamento mais fácil e efetivo do que outros canais.
Dessa forma, por meio de postagens em sua página, é possível direcionar o seu tráfego para páginas de conteúdo, como blogs, para páginas de produto e para Landing Pages específicas.
Uma dica importante é ficar de olho no horário das publicações e em quantas publicações são realizadas por dia. Manter um horário fixo pode ser importante para mensurar os resultados mais tarde, além de manter sempre uma cadência de postagens.
Outra forma de relacionamento com o público nas redes sociais, considerada uma tendência de Marketing, é a interação por meio de fóruns e comunidades. Assim, é possível colocar em prática uma abordagem mais próxima e segmentada com o público.
Portanto, as mídias sociais também funcionam para atrair pessoas, principalmente no topo do seu funil. Depois, a sua marca precisa levar esse público para as outras etapas do funil de vendas, até a conversão.
Enquanto o algoritmo do TikTok é projetado para destacar conteúdos que correspondem aos interesses dos usuários, também há uma série de diretrizes sobre o tipo de conteúdo que não será recomendado.
Conteúdo duplicado.
O TikTok evita promover vídeos que são repetidos ou duplicados. Isso significa que, se um vídeo é uma cópia de outro já existente, é menos provável que ele apareça nas recomendações. Criar conteúdo original e inovador é crucial para se destacar na plataforma.
Conteúdos já visualizados.
Se você já assistiu a um vídeo específico, o algoritmo não o recomendará novamente. Essa abordagem garante que os usuários não vejam o mesmo conteúdo repetidamente e, em vez disso, sejam apresentados a novas opções que possam despertar seu interesse.
Conteúdo marcado como spam
Vídeos que tentam aumentar artificialmente o tráfego, como aqueles que utilizam técnicas de engajamento duvidosas, são identificados como spam pelo TikTok e não são promovidos. Manter a integridade do conteúdo é essencial para evitar penalidades e garantir que seu conteúdo seja visto de maneira justa.
Conteúdo potencialmente perturbador
O TikTok também exclui conteúdos que podem ser perturbadores ou sensíveis, como procedimentos médicos. A plataforma busca garantir uma experiência segura e positiva para todos os usuários.
O que não afeta o algoritmo do TikTok?
Há diversos fatores que não influenciam as recomendações do algoritmo do TikTok, o que ajuda a manter a plataforma justa e acessível para todos os criadores, independentemente de seu histórico ou popularidade.
Contagem de seguidores.
Um dos grandes diferenciais do TikTok é que o número de seguidores de uma conta não influencia diretamente a recomendação de conteúdo. Ou seja, novos criadores têm a mesma chance de aparecer na página principal de grandes estrelas da plataforma.
A plataforma oferece aos usuários a possibilidade de entender melhor o porquê de certos vídeos serem recomendados através da funcionalidade “Por que este vídeo?” disponível na seção de compartilhamento.
Vídeos viralizados anteriormente.
A performance de vídeos anteriores, como o fato de um vídeo ter se tornado viral no passado, também não afeta diretamente a recomendação de novos conteúdos.
O algoritmo do TikTok se concentra em avaliar o engajamento e a relevância de cada vídeo individualmente, sem considerar o sucesso de vídeos anteriores.
Número de curtidas e compartilhamentos de vídeo anteriores.
Embora as curtidas e compartilhamentos sejam importantes para o engajamento de um vídeo, o número total de curtidas e compartilhamentos acumulados ao longo do tempo não influencia a recomendação de novos conteúdos. O TikTok prioriza o desempenho atual e o engajamento recente do vídeo para determinar sua visibilidade.
Fatores demográficos do criador.
O TikTok não utiliza características demográficas do criador, como idade ou localização, para influenciar as recomendações de conteúdo.
A plataforma se concentra em encontrar e exibir conteúdos que correspondam aos interesses e preferências dos usuários, independentemente de quem os criou.
O algoritmo do TikTok é um dos elementos mais fascinantes da plataforma e desempenha um papel crucial na forma como os vídeos são apresentados aos usuários.
Ele é responsável por decidir o que cada pessoa vê na FYP , e essa escolha é baseada em vários fatores.
Conhecer esses fatores pode ajudar os criadores de conteúdo que utilizam o marketing no TikTok a melhorar o desempenho de seus vídeos e alcançar um público maior.
Abaixo, são destacados os principais fatores que influenciam o ranqueamento do algoritmo do TikTok:
Engajamento.
Um dos principais critérios usados pelo algoritmo do TikTok para ranquear vídeos é o engajamento.
Isso inclui curtidas, compartilhamentos, comentários, salvamentos e, principalmente, o tempo de visualização do vídeo. A maneira como os usuários interagem com um vídeo, especialmente se assistem até o final, é um forte indicador para o TikTok de que aquele conteúdo é relevante e interessante.
O tempo que um usuário passa em um vídeo, mesmo sem interagir diretamente com ele, pode impactar significativamente o tipo de conteúdo que será sugerido posteriormente.
Interações do usuário.
O TikTok também observa o comportamento geral de cada usuário. Quem os usuários seguem, com quem eles interagem e quais vídeos eles assistem ou curtem influenciam diretamente o tipo de conteúdo que será recomendado.
Essas interações ajudam o TikTok a construir um perfil mais detalhado dos interesses de cada pessoa, refinando as sugestões de vídeos para garantir que sejam mais relevantes.
Assim, dois usuários com padrões de comportamento diferentes verão conteúdos bastante distintos em seus feeds, mesmo que estejam na mesma região ou sigam contas semelhantes.
Esses são alguns dos sinais interativos que o TikTok rastreia:
Visualizações completas de vídeos
Follows
Unfollows
Curtidas
Compartilhamentos
Comentários
Denuncias de conteúdo inadequado
Adição de vídeos aos favoritos.
Informações do vídeo.
Os detalhes do próprio vídeo também são essenciais para o ranqueamento no TikTok. Informações como a legenda, hashtags usadas e até mesmo se o vídeo foi criado diretamente no TikTok (ao invés de ser repostado de outra plataforma) podem ter impacto.
Além disso, a escolha da trilha sonora, o tipo de conteúdo e até os detalhes visuais embutidos no vídeo são analisados. Isso significa que vídeos bem planejados e otimizados em termos de conteúdo e relevância podem ter uma maior chance de viralizar, mesmo que o criador não tenha muitos seguidores.
De acordo com o TikTok Newsroom, o funcionamento do algoritmo do TikTok é baseado em uma série de sinais que indicam a relevância de um vídeo para um usuário específico.
Aqui estão os principais fatores que influenciam as recomendações:
Interações do usuário: A forma como um usuário interage com o conteúdo é um dos elementos mais importantes. Curtidas, comentários, compartilhamentos e o tempo que você passa assistindo a cada vídeo (ou se você assiste até o final) são sinais de interesse. Quanto mais você interage com um certo tipo de conteúdo, mais o TikTok mostrará vídeos semelhantes.
Informações sobre o vídeo: O algoritmo também analisa dados específicos de cada vídeo, como legendas, hashtags e a música de fundo. Vídeos que utilizam hashtags populares, como #ForYou ou #FYP, têm mais chance de aparecer no feed For You, mas é o conteúdo em si que vai determinar o engajamento.
Configurações da conta e do dispositivo: Embora tenha menos peso, o TikTok leva em consideração alguns dados técnicos, como a localização do usuário, o idioma escolhido e o tipo de dispositivo utilizado. Essas informações ajudam o algoritmo a refinar as recomendações e oferecer vídeos que sejam mais relevantes em termos de contexto cultural e de idioma.
Embora essas sejam as informações oficiais oferecidas pela plataforma, o algoritmo é composto por uma fórmula complexa que leva em consideração centenas de fatores de ranqueamento.
Esse cálculo é um pouco diferente daqueles que nos acostumamos a ver em plataformas como o Facebook ou X (antigo Twitter). Isso porque tenta equilibrar antigos e novos criadores e conteúdos no feed, em vez de priorizar somente os perfis seguidos.
O TikTok revolucionou o modo como consumimos e criamos conteúdo nas redes sociais, tornando-se uma das plataformas mais populares em todo o mundo. Atualmente, são 1,04 bilhão de usuários mensais ativos (DemandSage, 2024). Destes, quase 100 milhões são brasileiros.
Um dos grandes responsáveis pelo crescimento da rede social de vídeos curtos é o algoritmo do TikTok, que determina o que aparece no feed (For You) de cada usuário. Sua precisão na curadoria de conteúdo o tornou o app de vídeos mais popular do mundo. Inclusive, foi alvo de um artigo no New York Times, cujo título era “Como o TikTok lê sua mente” (How TikTok Reads Your Mind, 2021).
Para social medias experientes, acostumados a outras redes, os motivos para as recomendações da plataforma parecem um grande mistério.
Afinal, apesar de representar uma parcela significativa, as interações não são o único critério que tornam uma postagem um sucesso viral. Na realidade, trata-se de uma “salada de frutas”, composta por vários sinais que influenciam no alcance — e nos resultados.
Se você quer saber como funciona o algoritmo do TikTok, suas principais características e como bombar a uma conta, continue a leitura. Neste artigo, vamos desvendar esses e outros segredos. Vamos lá?
O que é o algoritmo do TikTok?
O algoritmo do TikTok é um sistema de recomendação de conteúdo que usa inteligência artificial para personalizar os vídeos exibidos no feed, também conhecido como For You Page (FYP). Ou seja, a página inicial que apresenta uma seleção infinita de vídeos com base no comportamento e nas preferências de cada usuário.
Diferente de outras plataformas, o TikTok consegue identificar rapidamente quais vídeos podem agradar a um determinado perfil, mesmo que o usuário seja novo na rede. Isso quer dizer que dois usuários jamais terão o mesmo feed, sendo uma das redes sociais com as opções mais avançadas de personalização.
Esse algoritmo analisa uma série de fatores para entender o que cada pessoa gosta de assistir, tornando a experiência viciante. Dessa forma, mesmo criadores com poucos seguidores podem alcançar um público enorme se seus vídeos forem recomendados para as pessoas certas.
Qualquer membro do LinkedIn pode criar uma newsletter em seu perfil pessoal. Porém, para criar newsletter para páginas profissionais (company pages), há alguns pré-requisitos.
São eles:
Ter pelo menos 150 seguidores ou conexões;
Ter compartilhado conteúdo original (qualquer um, como posts, artigos, vídeos, enquetes etc.) recentemente;
Ter um histórico de boa reputação de acordo com as Políticas da Comunidade Profissional.
Atualmente, o LinkedIn permite que cada usuário ou Company Page crie até cinco newsletters diferentes.
Como avaliar o desempenho da newsletter do LinkedIn?
Para avaliar o desempenho da newsletter do LinkedIn, os autores podem acessar a página de análises de newsletter (newsletter analytics), que oferece uma visão detalhada sobre o alcance e engajamento.
Essa página de análise apresenta as seguintes seções:
Tendências.
Permite acompanhar as tendências de desempenho da newsletter em um intervalo de datas selecionado, que pode variar dos últimos sete dias até os últimos 365 dias. Dentro dessa seção, você pode analisar:
Visualizações de Artigo: mostra quantas vezes os membros clicaram para visualizar suas edições da newsletter no LinkedIn ou via e-mail dentro do período selecionado;
Novos Assinantes: exibe o número de membros que se inscreveram na newsletter no intervalo de datas escolhido. A taxa de variação é apresentada em porcentagem, comparando o período atual com o anterior.
Totais do artigo
Apresenta os dados acumulados de impressões, engajamentos e visualizações de artigos ao longo do intervalo de datas selecionado:
Impressões: quantas vezes as edições do boletim informativo foram exibidas na tela;
Engajamentos: número de interações recebidas, incluindo reações, comentários e compartilhamentos das postagens que contêm as edições do boletim informativo;
Visualizações de Artigo: total de vezes que membros clicaram para visualizar suas edições da newsletter.
Dados demográficos dos assinantes.
Oferece informações detalhadas sobre os assinantes da newsletter, permitindo filtrar por cargos, empresa, tamanho da empresa, antiguidade ou localizações. Isso ajuda a entender o perfil do público que está acompanhando seu boletim informativo.
Novos assinantes.
Lista os assinantes mais recentes, permitindo que você interaja diretamente com eles, seja seguindo, conectando ou enviando mensagens.
Ao analisar essas métricas e informações, é possível obter um entendimento aprofundado sobre o alcance, engajamento e perfil dos assinantes da sua newsletter no LinkedIn, facilitando a tomada de decisões para aprimorar sua estratégia de conteúdo.
Conquiste leads e clientes com a newsletter do LinkedIn.
A newsletter do LinkedIn é uma ferramenta que permite a criação e envio de conteúdo recorrente para seus seguidores e conexões diretamente pela plataforma. Funciona como um boletim informativo que pode ser assinado por quem tem interesse em acompanhar suas publicações.
Isso quer dizer que os assinantes são notificados quando há uma nova publicação nesse formato. É possível criar newsletter diversas sobre nichos específicos, novidades do mercado e até mesmo investir em storytelling ao compartilhar histórias contínuas.
Diferente de outras ferramentas de comunicação, como e-mails e blogs, a newsletter do LinkedIn tem o benefício de ser enviada automaticamente para quem se inscreve, e ainda aparecer na linha do tempo dos seguidores.
Ou seja, é uma ótima maneira de manter sua audiência sempre atualizada sobre os assuntos que você domina, sem precisar implorar por atenção.
O interessante é que, por se tratar de uma rede social corporativa, os seguidores estão dispostos a falar sobre assuntos profissionais e buscar soluções, parcerias comerciais ou fornecedores, por exemplo.
Por que usar a newsletter do LinkedIn?
O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo, com mais de 830 milhões de usuários ao redor do mundo (LinkedIn, 2024). Não à toa, é o principal canal utilizado para distribuição de conteúdo em B2B, sendo utilizado por 96% dos profissionais de marketing (Product London, 2024).
Só isso já seria o suficiente para chamar a atenção de marcas que querem se destacar na plataforma em formatos como postagens regulares, artigos no LinkedIn Pulse ou transmissões online, apenas para citar alguns exemplos.
Os vídeos curtos no LinkedIn são conteúdos em formato audiovisual, geralmente com menos de dois minutos de duração, projetados para transmitir mensagens de maneira rápida e direta.
Eles são otimizados para visualização em dispositivos móveis, com um formato vertical (9:16), semelhante aos vídeos curtos populares em outras plataformas, como TikTok e Instagram. Apesar disso, existe a possibilidade de envio em outras dimensões, como o retangular.
No aplicativo do LinkedIn, você encontrará uma aba no rodapé dedicada exclusivamente a esse tipo de conteúdo, onde pode explorar vídeos curtos diretamente relacionados ao seu setor ou interesses profissionais.
Para passar de um vídeo para outro, basta deslizar o dedo pela tela. Eles também podem aparecer em formato de recomendação direto no feed.
No entanto, vale destacar que não é qualquer vídeo que aparece nessa aba. A princípio, o próprio LinkedIn faz uma curadoria rigorosa, selecionando apenas conteúdos que considera altamente relevantes.
Isso significa que, mesmo que você agende ou publique um vídeo no LinkedIn, não há garantia de que ele aparecerá automaticamente nessa seção dedicada.
A plataforma prioriza vídeos que agregam valor à comunidade profissional, reforçando a importância de criar conteúdos que sejam realmente úteis para sua audiência.
Nos últimos anos, os vídeos se tornaram um dos formatos de conteúdo que mais crescem no LinkedIn. Segundo dados da própria plataforma (2024), o número de uploads de vídeos aumentou 34% ano após ano, confirmando o poder dessa estratégia entre profissionais e empresas. Além disso, comparados a outros tipos de conteúdo, os vídeos geram 1,4 vezes mais interação.
A inserção do recurso em seu formato mais curto e horizontal é uma aposta da rede social para se adequar às preferências do usuário.
Vídeos curtos do LinkedIn - são como os Stories, mas na rede profissional.
Se você está buscando uma maneira de ampliar sua presença no LinkedIn e engajar sua audiência (ou quem sabe até se tornar um Top Voice), os vídeos curtos podem ser a solução.
O formato, que vem ganhando destaque nas plataformas interativas nos últimos anos, foi lançado oficialmente no LinkedIn em 2024 e já está transformando a maneira como profissionais e empresas compartilham seus insights, constroem autoridade e geram confiança.
Neste conteúdo, vamos explorar em detalhes como você pode tirar o máximo proveito dos short-form videos no LinkedIn, desde o impacto que eles causam na plataforma até as melhores práticas para garantir que sua mensagem seja vista, ouvida e lembrada.
Continue lendo e descubra como esse formato pode alavancar sua marca (pessoal ou corporativa), expandir sua rede de contatos e elevar a sua reputação a um novo patamar de credibilidade.
Assim como os Stories, o formato de vídeos curtos — e geralmente verticais — tem se consolidado como uma das principais tendências nas redes sociais.
Originalmente popularizado por plataformas como TikTok, Instagram e YouTube, o formato agora domina a forma como o conteúdo é consumido, especialmente nos dispositivos móveis.
O impacto desse formato não pode ser subestimado. Com mais da metade da população mundial (GSMA, 2023) possuindo um smartphone, negligenciar essa tendência é o mesmo que ignorar uma das maiores oportunidades de engajamento digital.
Além disso, 94% dos usuários seguram seus aparelhos na vertical ao consumir vídeos, reforçando a importância de adaptar o conteúdo ao formato que proporciona uma experiência mais confortável para a maioria dos espectadores.
Um painel de Pins, no Pinterest, é como uma pasta ou mural onde você organiza e salva os Pins (imagens, vídeos ou links) relacionados a um determinado tema ou interesse.
É uma maneira de agrupar ideias semelhantes, como um mural virtual, onde você pode reunir inspirações de decoração, receitas, moda, ou qualquer outro tópico que deseje explorar ou lembrar para o futuro.
Qual é o tamanho ideal de um Pin?
O tamanho ideal para um Pin é de 1000 x 1500 pixels, mantendo a proporção de 2:3. Esse formato é considerado o padrão de ouro, já que ocupa o espaço perfeito no feed e garante que o conteúdo seja visualizado sem cortes ou truncamentos.
Mas, se você quer se destacar ainda mais, os Pins longos também são uma ótima aposta. Um Pin com até 1000 x 2100 pixels pode ser utilizado sem ser cortado no feed, uma oportunidade para infográficos ou outros tipos de conteúdo que exigem mais espaço vertical.
Quais são os tipos de conteúdo populares no Pinterest?
O Pinterest oferece uma variedade de formatos de conteúdo, permitindo que as marcas explorem diferentes maneiras de engajar o público.
São o formato mais comum. Aqui, a ideia é usar fotos de alta qualidade e imagens que transmitam claramente a mensagem ou produto que você deseja promover. O visual é o ponto-chave no Pinterest, então capriche na estética!
Os vídeos estão em alta e são uma excelente maneira de contar histórias ou demonstrar produtos. O conteúdo dinâmico geralmente chama mais atenção e é perfeito para quem quer se destacar no feed.
Esse formato interativo permite que os usuários compartilhem tutoriais, passo a passo e outras ideias criativas. Perfeito para marcas que querem mostrar o processo de criação de seus produtos ou oferecer dicas valiosas ao público.
O Pinterest não é o aluno mais popular da escola (isso fica para o Instagram), mas certamente é o mais estiloso. Muitas vezes subestimada, é uma das plataformas mais poderosas para marcas que desejam se destacar por meio de conteúdo visual.
A rede funciona como um grande motor de descoberta, onde os usuários buscam inspiração, ideias e soluções para diferentes áreas de suas vidas, desde decoração e moda até receitas e bem-estar. Com a abordagem certa, ele pode se tornar um componente indispensável da sua estratégia de marketing digital.
Para social medias antenados, o Pinterest é uma mina de ouro visual esperando para ser explorada e potencial de alcançar mais de 50 milhões de usuários até 2028 (Statista, 2024). Pense nele como o Google das imagens com um personal stylist.
Se você ainda não está surfando na onda do Pinterest, relaxa! Vamos te mostrar como virar mestre dessa plataforma e fazer ela trabalhar por você!
O que é Pinterest?
O Pinterest é uma plataforma de compartilhamento de imagens e ideias visuais, onde os usuários podem descobrir, salvar e organizar conteúdo em Pins e painéis (ou boards), servindo como uma ferramenta de inspiração para diversos temas, como decoração, moda, receitas e muito mais.
Mas ele vai além disso. Funciona, também, como um grande motor de busca visual, onde os usuários procuram por ideias, produtos e inspirações todos os dias. Se pudéssemos descrever a ferramenta com uma palavra, seria “inspiração”.
Para empresas, isso significa uma oportunidade para alcançar um público superengajado no momento exato em que eles estão prontos para descobrir algo novo.
Diferente de outras redes, onde o conteúdo envelhece rapidamente no feed, os Pins no Pinterest têm uma vida útil muito mais longa.
Um bom Pin pode continuar gerando engajamento e tráfego por meses, até anos, após ser postado, sendo considerado uma boa fonte para conteúdo evergreen.
Você já ouviu falar que estabelecer uma presença online é fundamental para o crescimento de qualquer negócio? Pois é, com o mundo conectado que temos hoje, é praticamente impossível comercializar seus produtos ou serviços sem usar o que chamamos de Marketing Digital.
Pare para pensar um instante: como você, seus colegas, amigos e familiares costumam tomar uma decisão de compra? O fato de estarmos o tempo todo conectados mudou a maneira como nos relacionamos com as marcas e compramos. Cientes disso, as marcas também precisaram se reinventar e se adaptar a essa nova realidade.
O Marketing Digital, portanto, é entendido como o conjunto de técnicas e ferramentas que permitem promover uma marca, produto ou serviço online, em diferentes meios digitais, como sites, redes sociais, email e aplicativos móveis.
Além disso, inclui diversas frentes de atuação, como Marketing de Conteúdo, Email Marketing, redes sociais, dentre outras, o que aumenta seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores.
Mas, apesar de parecer desafiador, o Marketing Digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para reforçar sua marca e multiplicar suas oportunidades de negócio.
Apesar do grande número de possibilidades de aplicações do Marketing Digital, existem aquelas estratégias e técnicas que se destacam por serem usadas pela grande maioria e, normalmente, trazem resultados positivos.
Uma delas é o Inbound Marketing, estratégia usada para atrair clientes por meio de conteúdo relevante, sem gerar interrupções. Dessa forma, é possível criar conexão com seu público-alvo, oferecendo valor e soluções para seus problemas, levando-os naturalmente ao longo do funil de vendas até a compra.
No entanto, existem diversos canais e táticas que podem ser explorados dentro de uma estratégia digital de Marketing. E eles podem ser usados em conjunto, dependendo do contexto, para gerar melhores resultados. São eles:
Hoje milhões de empresas vêm tentando construir a sua presença online dentro de um universo muito disputado. As pessoas utilizam a web para quase todos os fins possíveis, desde o consumo, passando pela busca por conhecimento, até a procura pelas mais diversas formas de entretenimento.💻🖱
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Portanto, trata-se de um consenso no mundo dos negócios a opinião de que a presença online de empresas que atuam em praticamente todos os segmentos é a chave para a fidelização de clientes, aumento das vendas e uma maior exposição das suas marcas.🎯😉
🛒Como criar um perfil comercial no Instagram para empresa?💸💻
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Para aproveitar essas funcionalidades, é pré-requisito que sua empresa tenha uma fanpage no Facebook conectada a um perfil no Instagram com mais de 100 seguidores.😉
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Com o perfil comercial, as empresas podem escolher como querem que seus clientes entrem em contato, por email, telefone ou mensagem, clicando no botão de contato, além de ver o endereço da empresa.
📌O botão de contato aparece ao lado do botão de seguir.
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Abra o menu de configurações no Instagram e selecione “Alternar para perfil comercial”. Depois, escolha a página do Facebook que você deseja associar ao seu perfil.
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A sua conta no Instagram deve estar definida como pública. Perfis privados não podem ser alterados para contas comerciais.
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Por fim, verifique as informações de contato da sua empresa, altere o que for necessário e clique em Concluído.
WhatsApp Business é um aplicativo do mensageiro dedicado a empresas. Gratuito para download, foi criado para atender as necessidades de empresas, cada vez mais popular entre quem oferece serviços e produtos. Cadastre seu telefone fixo no WhatsApp Business.☎📢
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O que o WhatsApp Business tem de diferente para esses usuários é que o aplicativo facilita a interação com clientes, incluindo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.💻🖱
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O WhatsApp verificou que a conta pertence a uma marca autêntica. Uma conta verificada possui um ícone verde com um tique em seu perfil.🏭🙋
De forma bem resumida e em conceito original, podemos dizer que um algoritmo são passos que realiza uma tarefa, ou seja, é uma sequência de regras específicas cuja finalidade é solucionar um problema ou alcançar um objetivo.
Na tecnologia, ele realiza ações automatizada ao receber valores de entrada (input) e, então, produzindo valores de saída (output).
Pense assim: são as instruções para um resultado que o desenvolvedor deseja. É simples assim, porém fica complicado pois precisa englobar todos os cenários possíveis, o que faz com que o algoritmo cresça e se torne cada vez mais complexo.
Os algoritmos das redes sociais são basicamente softwares que identificam quais posts aparecerão na timeline do usuário baseado em seu consumo digital, a partir do grau de relevância daquele conteúdo para cada pessoa. Sendo assim, cada plataforma possui o seu próprio algoritmo.
O objetivo é que cada pessoa tenha uma experiência mais personalizada da rede social, melhorando a experiência do usuário, e consequentemente fazendo-o permanecer por mais tempo na plataforma e, é claro, vendo mais anúncios e quem sabe até realizando uma compra online?. Com isso, o ganho com publicidade da rede sobe.
Por isso, os algoritmos se tornaram tão importantes, pois podem ajudar (ou atrapalhar) o alcance do conteúdo de quem publica.
O Google Ads é uma plataforma de publicidade online que permite criar anúncios para promover produtos e serviços, aumentar o tráfego do site e a visibilidade da marca.
O Google Ads, anteriormente conhecido como Google AdWords, foi lançado em 2000 e é a principal fonte de receita do Google.
Os anúncios do Google Ads podem ser exibidos em vários locais, incluindo:
Página de resultados do Google;
Rede de Display, que inclui sites parceiros, como o Gmail, YouTube, Blogger e Google Finance ;
Aplicativos;
Vídeos do YouTube.
O Google Ads funciona por meio de leilões, onde é preciso definir o valor que a empresa está disposta a pagar por cada clique no anúncio. Os anúncios com lances mais altos ocupam posições mais altas nos resultados de pesquisa ou na rede de display.
A cobrança do Google Ads é feita automaticamente no primeiro dia de cada mês ou quando o saldo atinge o limite mínimo de pagamento.
O regionalismo é definido como uma identidade particular de um determinado local, onde características culturais, políticas e sentimentais são expressadas em grandes grupos de pessoas.🎯
Para atingir bons resultados com essa estratégia é necessário entender a comunidade como um todo, e não estereotipar o consumidor. Para isto, é preciso absorver a essência, ver quais são as características mais relevantes, e transmitir para a publicidade. 🛒
O marketing regional pode ser utilizado para ganhar, potencializar ou não perder mercado em um determinado local, onde a carga cultural é muito forte e pode atrapalhar o consumo de produtos ou serviços devido a essa identidade.💻🖱
Esse tipo de estratégia tem tanta importância, que grandes marcas estão começando a investir nesse caminho, com receio de perder público para a concorrência.😉👇
📌 Criação e Gerenciamento do site Profissional Institucional (Html5, CSS3, JavaScript, Responsivo - ajustável em todos os dispositivos, celular, tablet , notebook e desktop);
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📌 Gerenciamento de páginas nas redes sociais ( Facebook / Twitter / Linkedin /TikTok/ Pinterest/ Instagram / Blog e Canal no Youtube);
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📌 Otimização do site em todos os buscadores (Google / Bing e Yahoo);
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📌 Criação de identidade visual (Logo, Etc);
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📌 Criação de um Blog - (5 postagens semanais com conteúdo relevante aos serviços da sua empresa);
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📌 Postagens semanais nas redes sociais com promoções, informações, dicas, etc. (5 postagens semanais com conteúdo relevante aos serviços da sua empresa);
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📌 Criação de banner´s para ações promocionais no WhatsApp Business (semanal/quinzenal ou mensal);
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📌Edição de vídeos colocamos a logo e os dados da sua empresa em todos os videos.
A pandemia trouxe uma série de desafios financeiros. Para as empresas e os consumidores, era hora de conter gastos diante de um cenário tão incerto.💸
Embora o consumo já tenha melhorado, principalmente nas compras online, o ambiente econômico no Brasil segue desfavorável, com o dólar e a inflação em patamares altos. A realização de eleições em 2022 tende a trazer ainda mais instabilidade política e econômica.🛒📢
Por isso, o marketing também precisa ficar de olho na economia, na alta dos preços e nos hábitos de consumo dos brasileiros, que afetam o caixa das empresas. Em 2022, esse cenário pode afetar os investimentos em marketing e publicidade.💰💲
Por isso, marketing de conteúdo e SEO tendem a ser estratégias privilegiadas no orçamento das empresas. Afinal, não exigem investimento direto em mídia e trazem resultados consistentes no médio e longo prazo. A produção de conteúdo e a otimização de páginas são estratégias orgânicas com alto poder de retorno sobre investimento.😉👇
Como acontece com qualquer estratégia na área de negócios, o marketing digital também precisa de planejamento para dar certo. O primeiro passo é estabelecer o objetivo da marca com aquelas ações.
Alguns exemplos são: vender um produto online; direcionar clientes para as lojas físicas; aumentar a exposição da empresa na Internet para que mais pessoas a conheçam; se tornar uma marca mais relevante; melhorar o atendimento e a orientação; ou ainda gerar “leads”, expressão que significa alcançar pessoas que podem ser clientes em potencial, mas que ainda não aderiram à empresa.
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Também é fundamental escolher os canais que mais dão certo para os clientes, como site, blog ou redes sociais, e definir em quais estratégias a marca vai investir tempo e dinheiro.
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Para isso, a dica é conhecer o público alvo e estudar suas preferências.
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É válido também observar a concorrência e tentar criar um diferencial.
Para começar, podemos dizer que o Email Marketing é uma prática que conecta de forma direta empresas e seu público por meio de um canal de comunicação.
Por meio do email, as marcas conseguem comunicar promoções, novidades e conteúdos para públicos específicos e de forma personalizada. Por isso, essa estratégia consegue entregar bons resultados para diferentes objetivos de Marketing.
O email é um dos canais usados com mais frequência por profissionais da área, atrás apenas das Redes Sociais.
Com base nesses dados, é provável que você, que está lendo este conteúdo, tenha pelo menos uma caixa de email e receba mensagens de marcas das quais tem interesse com frequência, certo?
Isso quer dizer que o Email Marketing continua sendo uma forma eficiente de estreitar laços com seu público-alvo e vender mais.
Os Leads são o começo de sua jornada de compra. A pessoa se torna um Lead, ou contato, quando ela se inscreve em um conteúdo ou deixa o contato no seu site. Por exemplo, um visitante estava lendo seu blog post e, ao se inscrever em um eBook, pronto: ele virou Lead, pois se cadastrou com email ou telefone para receber mais materiais.
Leads qualificados são aqueles mais prontos para abordagens comerciais, isso, claro, depois de decisões entre time de Marketing e Vendas.
Pode ser um Lead com cargo de decisão ou com CNPJ. Essas informações, você descobre através de formulários nos quais as pessoas se cadastram para receber algo em troca, seja um eBook ou cupom de desconto.
Antes de começarmos a falar sobre estratégias de Marketing Digital, é importante explicar quatro conceitos básicos para quem quer divulgar um negócio na internet. A partir deles, é possível compreender melhor como e porque colocar essas estratégias em prática.
Um dos elementos que não podem faltar quando falamos de Marketing Digital é a definição das nossas buyer personas — também chamadas apenas de personas.
Diferentemente do público-alvo, que leva em conta um conjunto de perfis, de forma mais abrangente, a persona é a representação fictícia do seu cliente ideal.
Na prática, ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Mas, ela não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, e sim pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais.
Criar sua persona é importante porque, no Marketing Digital, se a gente sai falando com todo mundo dificilmente acertamos o alvo. A boa notícia é que quando delimitamos quem são nossas personas, tudo fica mais claro e personalizado.
Por isso, esse também é um passo importante para definir o tom e o estilo de seu conteúdo e os tópicos sobre os quais você deve escrever, além de entender onde seu público busca informações.
O Marketing Digital é uma abordagem para promover produtos ou serviços usando canais e ferramentas digitais. Na prática, ele se baseia na presença online e utiliza estratégias específicas para alcançar e engajar seu público-alvo, como:
SEO (Otimização para Motores de Busca), que melhora a visibilidade e a classificação de um site nos resultados dos motores de busca, como Google.
Marketing de Conteúdo para atrair e engajar o público-alvo através da criação de conteúdo valioso e relevante.
Marketing de Mídias Sociais, usando plataformas de redes sociais para construir a marca, engajar o público e gerar leads.
Email Marketing e WhatsApp para manter contato com clientes e prospects através de envios segmentados.
Mídia Paga para atingir o público-alvo através de anúncios pagos em plataformas como Google Ads e redes sociais.
O Marketing Digital é entendido como o conjunto de técnicas e ferramentas que permitem promover uma marca, produto ou serviço online, em diferentes meios digitais, como sites, redes sociais, email e aplicativos móveis.
Por acaso, você já ouviu falar que estabelecer uma presença online é fundamental para o crescimento de qualquer negócio? Pois é, com o mundo conectado que temos hoje, é praticamente impossível comercializar seus produtos ou serviços sem usar o que chamamos de Marketing Digital.
Pare para pensar um instante: como você, seus colegas, amigos e familiares costumam tomar uma decisão de compra? O fato de estarmos o tempo todo conectados mudou a maneira como nos relacionamos com as marcas e compramos. Cientes disso, as marcas também precisaram se reinventar e se adaptar a essa nova realidade.
Além disso, o Marketing Digital inclui diversas frentes de atuação, como Marketing de Conteúdo, Email Marketing, redes sociais, dentre outras, o que aumenta seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores.
Mas, apesar de parecer desafiador, o Marketing Digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para reforçar sua marca e multiplicar suas oportunidades de negócio.
A história do Email Marketing começou no fim da década de 1970, quando o gerente de Marketing da Digital Equipment Corp, o americano Gary Thuerk, enviou 400 emails promovendo computadores da companhia, o que resultou em 13 milhões de dólares em vendas.
Mas foi só nos anos 1990 que a internet massificou o Email Marketing. Naquela época, para tornar esse canal eficaz, era necessário aplicar boas práticas para evitar que as pessoas marcassem os emails como spam. Além disso, estabeleceram-se regras para proteger os consumidores do recebimento excessivo de emails.
Já nos anos 2000, ficou evidente que simplesmente enviar uma grande quantidade de emails, sem considerar o destinatário ou o conteúdo, não era mais eficaz. Desde então, o mercado reconheceu a importância de seguir à risca boas práticas.
O surgimento de tecnologias como os smartphones e de novas formas de relacionamento, como as redes sociais, teve impacto também sobre o Email Marketing.
No entanto, independentemente da tecnologia, sabemos que hoje é importante focar nas necessidades de cada contato. Desta forma, o que começou como uma ferramenta de comunicação em massa transformou-se em uma estratégia de relacionamento direcionada aos Leads e clientes.
Interaja com mais pessoas no Facebook, no Instagram e no Messenger. Esse tipo de anúncio pode ajudar você a receber mais mensagens, visualizações do vídeo, engajamento com a publicação ou participações no evento.
Mensagens.
Usar esta otimização de anúncios para fazer com que as pessoas interajam com sua marca no Messenger, no WhatsApp ou no Instagram.
Inicie mais conversas com anúncios de mensagem.
Um varejista de produtos para bebês e crianças, exibiu anúncios de clique para o Messenger a pessoas que visitaram o site da empresa, oferecendo uma experiência de compra mais personalizada ao público. O resultado obtido foi uma taxa de conversão três vezes maior.
Monitore as conversas por mensagem iniciadas. Elas são uma boa indicação de que seus anúncios de engajamento estão resultando em mensagens que podem ajudar a turbinar as vendas e a criar relacionamentos.
Sempre que o anúncio tiver a chance de ser exibido para alguém do seu público nas plataformas da Meta, como Facebook, Instagram e Messenger, ele entrará em um leilão que determina quem deve vê-lo. O objetivo de um leilão é simples: parear seu anúncio com as pessoas no seu público com maior probabilidade de ter interesse nele.
Ele ajuda você a obter o maior número de resultados possível para seu orçamento e fornece uma experiência positiva e relevante para seus clientes.
Ao contrário dos leilões tradicionais que escolhem um vencedor com base no lance mais alto, o sistema de leilões da Meta analisa vários fatores igualmente para determinar qual anúncio deve ser exibido.
Os anúncios com melhor desempenho no nosso leilão combinam cinco componentes: objetivo certo, direcionamento, orçamento suficiente, duração suficiente e criativo do anúncio atraente.
Crie conexões duradouras com clientes com os anúncios do Facebook e do Instagram, bem como os anúncios de clique para o WhatsApp e o Messenger.
Bilhões de pessoas usam os apps da Meta para se conectar e explorar tópicos com os quais se importam. Seus anúncios da Meta podem ser exibidos conforme seus clientes exploram o Feed do Facebook, assistem ao Instagram Reels ou verificam a caixa de entrada do Messenger.
Empresas como a sua usam os anúncios da Meta para aumentar as vendas online, gerar tráfego no estabelecimento e encontrar novos clientes.
Como as redes sociais aparecem nos resultados de pesquisa do Google?
As redes sociais estão em toda parte e, claro, não seria diferente no Google. Quando você faz uma busca, os resultados não são apenas páginas de sites, mas também perfis, postagens e conteúdos vindos das principais redes sociais.
A maneira como suas redes aparecem no Google pode variar bastante, dependendo da plataforma. Vamos dar uma olhada em como cada uma delas se comporta nos resultados de pesquisa:
Facebook: perfis e páginas de empresas no Facebook podem aparecer nos resultados orgânicos do Google. Isso inclui postagens públicas, eventos e até mesmo grupos. Quanto mais otimizado for o seu perfil, maior a chance de ele aparecer no topo das pesquisas;
Instagram: ainda que o conteúdo do Instagram não seja tão fácil de indexar, perfis públicos e postagens podem aparecer nas buscas, principalmente se forem mencionados em outros sites ou plataformas. Usar hashtags populares e palavras-chave estratégicas na bio ajuda;
X (antigo Twitter): o Google adora tweets! Postagens do X são frequentemente exibidas em tempo real nos resultados de pesquisa, especialmente em tópicos quentes e discussões populares;
Quora: como plataforma de perguntas e respostas, o Quora é muito bem indexado pelo Google. Respostas detalhadas, links relevantes e perfis completos têm grande potencial de aparecer nos primeiros resultados de busca, principalmente quando a pergunta é relacionada a tópicos populares;
Reddit: o Reddit, famoso por suas discussões de nicho, aparece frequentemente nos resultados do Google. Se o seu perfil ou post estiver relacionado a um tópico muito buscado, há boas chances de ele ganhar destaque nas pesquisas;
TikTok: o TikTok, sendo uma rede mais recente, já começou a aparecer nas pesquisas do Google. Perfis públicos e vídeos populares podem ser exibidos, especialmente se eles forem compartilhados em outras plataformas ou ganharem relevância em pesquisas de tendências;
YouTube: como propriedade do Google, o YouTube é uma das redes sociais mais visíveis nas buscas. Vídeos otimizados com títulos, descrições e tags adequadas aparecem com grande frequência, e seu canal pode ser uma porta de entrada para muito mais do que só visualizações;
LinkedIn: perfis profissionais e páginas de empresas no LinkedIn são bem otimizados para aparecer no Google. Isso é ótimo para profissionais que querem destacar suas competências ou empresas que buscam reforçar sua presença no mercado;
Threads: embora seja uma plataforma mais nova, o Threads já começou a mostrar sinais de integração com as buscas do Google. Perfis e discussões públicas podem aparecer;
Pinterest: o Pinterest é uma rede social extremamente amigável ao Google. Pinboards e perfis públicos são frequentemente exibidos nos resultados de busca, e se o conteúdo visual for relevante para a pesquisa, ele pode facilmente ganhar destaque.
Você já reparou que as redes sociais podem aparecer em diferentes lugares na página de resultados do Google?
Não é só nos resultados orgânicos que seus perfis podem dar as caras. Existem várias áreas estratégicas onde eles podem aparecer, aumentando ainda mais as chances de serem descobertos.
Se você tem uma empresa, pode integrar suas redes sociais ao seu perfil no Google Meu Negócio.
Isso permite que as pessoas encontrem seu negócio nas buscas locais e ainda tenham acesso direto às suas redes sociais, o que é perfeito para quem quer promover uma interação mais rápida com o público.
Já viu aquelas caixas informativas que aparecem no canto direito do Google, com informações sobre pessoas ou marcas?
Esse é o grafo de conhecimento, e suas redes sociais também podem aparecer ali, principalmente se você for uma figura pública ou sua marca tiver alta relevância.
Em alguns casos, os posts recentes das suas redes sociais podem ser exibidos diretamente nos resultados de busca. Isso acontece com mais frequência em redes como o Twitter (agora X) e o Google Meu Negócio, mas outras plataformas também podem ter destaque.
Quando falamos em SEO (Search Engine Optimization), a primeira coisa que vem à mente geralmente são os sites e blogs.
Mas você sabia que o SEO também é super relevante para as redes sociais? Sim! Ele pode ser o seu grande aliado para fazer com que os perfis das suas redes sociais ganhem destaque nos resultados de busca.
SEO para redes sociais significa otimizar seus perfis e conteúdo para que eles sejam encontrados facilmente tanto dentro das plataformas de redes sociais quanto nos motores de pesquisa.
Isso envolve o uso estratégico de palavras-chave, links, descrições bem elaboradas e até mesmo o formato das suas postagens.
A principal diferença entre o SEO de sites e o SEO para redes sociais é que, no caso das redes, você está lidando não só com o algoritmo do Google, mas também com os algoritmos das próprias plataformas.
Ou seja, existem duas formas de SEO para redes sociais: uma para aparição nos resultados dos buscadores (Google, Bing, Yahoo etc.) e outro para aparição dentro da própria rede social.
Como colocar suas redes sociais no topo das pesquisas do Google.
Você já se perguntou por que algumas redes sociais aparecem logo de cara nas pesquisas do Google, enquanto outras ficam perdidas no limbo da internet? É como uma piada que rola nos bastidores do mundo do marketing: o melhor lugar para esconder um cadáver é na segunda página do Google.
O truque de mágica (ou melhor, a ciência) por trás das primeiras colocações chama-se otimização. Por meio desta técnica, é possível que, ao digitar o nome da sua marca, seu perfil pessoal ou produto no maior buscador do mundo, o usuário aterrisse em uma das suas redes, exatamente como nos sites e blogs!
Existem diversos pontos estratégicos onde suas redes sociais podem brilhar na página de resultados do Google, também conhecida como SERP (Search Engine Results Page).
Desde os resultados pagos até os orgânicos, sem esquecer o famoso Google Meu Negócio, há muitas maneiras de garantir que seus perfis apareçam e chamem a atenção.
Mas, além disso, o algoritmo está de olho no que você posta, como você organiza suas informações e até nas palavras-chave que você utiliza.
Em terra de Instagram, quem não tem filtro é rei? É isso que o app BeReal propõe: fotos reais e sem edição, que devem ser tiradas e publicadas quando o usuário receber a notificação do aplicativo.
O app já foi baixado por mais de 20 milhões de usuários após ganhar repercussão em vídeos do TikTok. Seu criador, Alexis Barreyat, tinha a intenção de criar um ambiente diferente das redes sociais convencionais, onde os usuários utilizam filtros e edições em suas fotos e vídeos.
Após baixar e se cadastrar no app, o usuário recebe uma notificação em um horário aleatório do dia e tem até 2 minutos para tirar duas fotos (que são capturadas ao mesmo tempo), uma com a câmera frontal do celular e outra com a câmera traseira. A intenção é que a pessoa mostre aos amigos o que está fazendo naquele momento.
Caso o usuário não goste das fotos, é possível tirar novamente dentro destes mesmos 2 minutos, porém nesse caso o aplicativo envia notificações aos amigos para informar quantas tentativas foram feitas naquela publicação.
É importante lembrar que a rede não permite que o usuário utilize filtros, afinal, a proposta é que tudo seja o mais real possível.
Além disso, caso você não consiga tirar sua foto na janela de tempo após a notificação, o app permite que você tire depois. Mas, claro, ele vai te dedurar para os seus amigos e avisar que o clique veio atrasado ?
O BeReal não possui perfis públicos, portanto, os usuários podem escolher se suas fotos serão exibidas publicamente ou apenas às pessoas que forem adicionadas ou aceitas como amigos na rede.
A imagem ficará disponível até que o aplicativo envie uma nova notificação no dia seguinte. Outro ponto é que a foto precisa ser tirada com a câmera do próprio app e não é possível fazer upload de imagens da sua galeria.
Vale esclarecer também que o BeReal não possui curtidas, porém é possível reagir com os RealMojis, selfies dos próprios usuários que desejam reagir à foto, imitando um emoji.