Dicas de marketing digital para a área de alimentos.

ACM Digital 02:44 0 comentários



Dicas de marketing digital para a área de alimentos.


A revolução digital mudou os padrões de compra e colocou o consumidor no comando, o momento de decisão por determinado produto muitas vezes não ocorre mais na gôndola, mas bem antes, no ambiente digital.


É lá que o cliente busca detalhes sobre o que vai comprar, pesquisa avaliações de outros compradores e opiniões em sites especializados, entre outros meios que forneçam as informações necessárias para convencê-lo a escolher entre uma marca ou outra.


Essa mudança de hábito tem revolucionado os planos de marketing e transformado a relação das empresas com seus clientes. Afinal, se a maneira de comprar muda, a estratégia para vender – e encantar o público-alvo – também precisa ser diferente.



Comunicação personalizada e integrada.

O comportamento dos consumidores nos canais digitais gera dados valiosos para as marcas, principalmente sobre a jornada de compra do público-alvo. Essas informações, que podem ser obtidas por meio de soluções de Web Analytics e com CRM (Customer Relationship Management), permitem desenvolver estratégias personalizadas e, consequentemente, mais eficientes.


É o chamado marketing one to one: quando a marca coleta dados detalhados sobre seus clientes para conhecê-los mais a fundo, descobrir suas necessidades e oferecer o que precisam no momento certo.


Uma das grandes vantagens dessa segmentação feita com base nas afinidades do usuário é obter mais resultado com menor investimento. Afinal, os custos dos canais digitais são mais baixos quando comparados às mídias tradicionais e as chances de conversão em vendas são maiores pelo alinhamento às necessidades do consumidor.


Além disso, é preciso considerar que as plataformas online têm espaço ilimitado para abrigar o conteúdo de uma marca, ao contrário dos 30 segundos de um comercial de TV, por exemplo.


As empresas devem fazer bom proveito desse espaço, da variedade de formatos que a internet possibilita e do rico banco de dados que ela fornece. Mas tenha sempre em mente que a comunicação não deve ser dividida em on e off.

A palavra de ordem é coerência. O planejamento de comunicação deve estar integrado, dessa forma, as diferentes plataformas se complementam e reforçam a mesma mensagem para os consumidores em diferentes meios.


Seja transparente.

A verdade é um dos principais valores que as pessoas buscam em uma marca, por isso, seja claro sobre a produção e composição de seus produtos. Use os canais digitais para facilitar também esse tipo de comunicação e fornecer informações de maneira mais atrativa para os consumidores.

Você sabia, por exemplo, que é possível utilizar QR Codes nas embalagens? Ele funciona como um código de barras, com a diferença que o consumidor pode interagir com essa tecnologia.


Ao ser escaneado pela câmera do dispositivo móvel, o QR Code fornece conteúdos como vídeos, fotos e textos, o que proporciona uma experiência de compra diferente e ainda permite explorar outras plataformas e formatos. Basta usar a criatividade!


A Nestlé já anunciou que pretende implantar essa tecnologia em todos os seus produtos e o primeiro item a receber o código foi o Kit Kat. Por meio do QR Code, o usuário é direcionado para uma página na internet com informações como valores nutricionais e a história do alimento.



Interação digital com o consumidor.


Encare o ambiente digital como um importante espaço de diálogo direto com o consumidor. Com um planejamento bem estruturado de comunicação, é possível atrair, surpreender e gerar valor para o dia a dia das pessoas.

Criar este tipo de conexão com o público é fundamental para se diferenciar num mercado cada vez mais competitivo e fidelizar um público cada vez mais exigente.


A campanha da PepsiCo para o lançamento dos novos sabores de Doritos Mistery é um exemplo de como aproximar o consumidor da marca e gerar histórias que serão compartilhadas espontaneamente. A empresa desafiou as pessoas para tentarem descobrir quais eram os novos sabores do salgadinho e, assim, incentivar o boca-a-boca.


O lançamento usou estrategicamente as plataformas digitais para aguçar a curiosidade da geração Millennial. Para isso, em ação com parceria do Google, nenhuma pesquisa sobre o tema apresentava os resultados esperados sobre os sabores.


Ao realizarem pesquisas no buscador, os clientes eram direcionados para o site de Doritos. A marca também investiu em ações de marketing em outros canais, como o whatsapp, tudo elaborado para instigar o público e envolvê-los com o novo produto.  


Outro exemplo bem sucedido de interação realizada pela PepsiCo no Brasil foi a promoção Ruffles: Faça-me um Sabor, na qual os consumidores foram convidados a sugerir um novo sabor para a batata. E a possibilidade de inovar não ficava restrito ao sabor, mas na escolha do formato da batata, na descrição dos ingredientes e na mistura entre eles. Para participar, o consumidor comprava um produto e acessava a promoção no site com o código promocional.


Os três sabores finalistas, que foram para as prateleiras, venceram nos critérios de popularidade nas redes sociais, votos no site da promoção, além de passarem pela avaliação de uma comissão julgadora: # Burritatas (inspirado no famoso prato mexicano), #Calabreonda (que une o sabor da calabresa com cebola), e #Feijuuuca (com base no prato típico brasileiro). Os autores das ideias foram, inclusive, para as embalagens e o vencedor levou um prêmio de R$ 10 mil.


Mídia Online para alavancar campanhas de marketing.

A Mídia online compõe diversos formatos de anúncios pagos que ajudam a impulsionar os negócios e podem ser grandes aliados em campanhas pontuais, seja para o lançamento de um produto, ações institucionais ou promocionais. Mecanismos de busca como o Google e Redes Sociais como o Linkedin e o Facebook, contam com sistemas próprios para anúncios em suas plataformas.


Os anúncios aparecem em áreas estratégicas dessas mídias sociais. Então, a qualquer momento é possível criar pontos de contato entre sua empresa e o futuro cliente e gerar um maior número de conversões. Essas ferramentas apresentam várias vantagens, entre elas, a capacidade de segmentação por meio de palavras-chave, interesses e definição do público-alvo, o que vai garantir que os anúncios sejam exibidos para pessoas realmente interessadas por aquele produto ou serviço.


É possível ainda administrar o quanto e quando quer investir no anúncio e o pagamento só é feito quando alguém clica nele, ou seja, a marca tem mais flexibilidade em relação ao orçamento de mídia.


Outro benefício é que, diferentemente das mídias tradicionais, os relatórios gerados por essas ferramentas fornecem os números exatos de cliques e conversões, assim, é possível analisar as métricas, verificar onde os anúncios funcionam ou não, e ajustar rapidamente a estratégia da campanha de acordo com seus objetivos. 


A estratégia de investir em mídia online tem sido cada vez mais explorada pelas empresas. Um estudo realizado pelo IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil, mostrou que a publicidade online movimentou R$ 11,8 bilhões em 2016, um crescimento de 26% em relação ao ano anterior.


Aposte na força do conteúdo.

Outra estratégia eficiente para engajar seu público é transformar a marca em fonte de conhecimento, fornecendo informações relevantes e qualificadas. Mais do que publicidade, a comunicação pode ser um serviço para as pessoas através do Marketing de Conteúdo.

Para isso, é possível utilizar diversas plataformas: mídias sociais, vídeos, infográficos, webinar, blog, eBooks, e-mail marketing, entre outros canais.

E isso pode ser feito de diferentes maneiras, para não apenas informar, mas também encantar o consumidor. Storytelling, emotional branding, construção de imagem apostando no posicionamento emocional, são algumas das formas de contar histórias que se conectam de verdade com as pessoas e geram um valor que vai além dos produtos.


Portanto, criar conteúdo especializado e disseminá-lo estrategicamente nos meios digitais é uma oportunidade de atrair mais clientes e fidelizar quem já conhece sua marca, e isso pode ser aplicado através de outra estratégia digital: o Inbound Marketing.


Essas são algumas dicas de marketing digital que podem impulsionar seu negócio e realmente aproximar a marca de seu público. Lembre-se: é fundamental entender o comportamento dos clientes no online para desenvolver estratégias assertivas, que geram identificação com os valores dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.


Jornada de compra –  É o modelo usado para definir em qual estágio comercial o consumidor está. Ao entender seus hábitos de consumo e monitorar o que ele está buscando na internet, é possível descobrir em qual momento da compra ele se encontra.


CRM – Sigla para Customer Relationship Management (Gerenciamento de relacionamento com clientes). Softwares de CRM oferecem soluções para uma boa gestão de relacionamento com clientes, como organização e armazenamento de informações e controle de contatos (conversas, reuniões realizadas, agendamentos, etc).


Web Analytics – É a ação de mensurar, coletar, analisar e reportar os dados da Internet, com o propósito de entender e melhorar a usabilidade dos usuários e os resultados das ações em seu site e outros canais digitais.


Mídia Online –  É o espaço publicitário que um blog, site ou veículo de comunicação fornece para empresas para a divulgação e promoção de produtos/serviços e ou campanhas em diversos formatos, como Links Patrocinados e Rede de Display.


Assim como nos meios tradicionais (jornais, revistas, televisão, outdoors), essas propagandas podem ou não interessar ao consumidor. Porém, enquanto que na mídia offline as campanhas geram respostas indiretas, na mídia online as respostas são diretas, com acesso ao número de pessoas atingidas, pois é possível mensurar dados, a partir da produção de peças segmentadas de acordo com o público-alvo.


Links Patrocinados – São anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de buscas, em sites como Google e Bing ou em sites afiliados (rede de display). Em muitos casos, o termo é usado como sinônimo do Google Adwords. Na página de resultados, são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na busca e na rede de display, conforme o tema relacionado.

Rede de Display do Google – É uma grande rede de sites (blogs, portais, etc.) em que os anúncios de campanhas do Google Adwords são exibidos.


Marketing de Conteúdo – Criação de conteúdo relevante para atrair e construir um relacionamento com o público-alvo. Por esse motivo, pode-se dizer que é um “marketing de atração”. Entre suas ações, uma é direcionar conteúdos para pessoas nos diferentes estágios do Funil de vendas.


Inbound Marketing – O “novo marketing” é focado em atrair os potenciais clientes, conquistar sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. A ideia é que o cliente venha até a empresa, em vez da empresa ir até o cliente. Para isso, usa a criação de conteúdos relevantes (Marketing de Conteúdo) e estratégias em meios digitais para atingir o seu público-alvo e construir um relacionamento com ele.



A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos clientes.

Fale com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua empresa com o marketing digital!

Acesse nosso site para saber mais - http://acmdigital.com.br/


Central de Atendimento - (11) 2228.2871


Acm Marketing Digital

Desenvolvedor

Somos Profissionais da Internet Temos Condições de Ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes.

0 comentários :

Postar um comentário