Como avaliar os resultados de uma campanha no Google Adwords.

ACM Digital 05:25 0 comentários




Como avaliar os resultados de uma campanha no Google Adwords.


Estar presente na internet, atualmente, não é mais uma opção, mas uma necessidade para qualquer empresa que busca os melhores resultados. Nesse cenário, para cada objetivo há diversas oportunidades.


Você precisa saber como avaliar os resultados de uma campanha no Google Adwords.


Uma das metas mais comuns entre as marcas, por exemplo, é a de aumentar o seu conhecimento no mercado, atraindo novos consumidores. Nesse contexto, criar uma campanha no Google Adwords é uma solução.


Porém, não basta só investir nessa estratégia, é necessário planejar e executar ações para buscar um melhor retorno sobre o investimento.


Pensando nisso, criamos este artigo, com algumas dicas de como avaliar o desempenho e melhorá-lo.


A IMPORTÂNCIA DE CRIAR UMA CAMPANHA NO GOOGLE ADWORDS?

Sabemos que o Google é hoje uma das principais ferramentas utilizadas pelo público para encontrar soluções no mercado e buscar conhecimento.


Certamente, você já utilizou o buscador para encontrar alguma necessidade, seja um produto ou serviço, ou para saber mais sobre um determinado assunto.


Nesse caso, depois que você inseriu o termo no campo de busca apareceram muitas opções e, entre elas, algumas com a marcação de “anúncio”. Pois esses anúncios foram criados em uma campanha no Google Adwords.

Com essa estratégia, aumenta-se bastante o alcance da marca, gerando novos possíveis clientes e mais vendas de valor atraente.


Assim, com esse investimento, os resultados da empresa podem ser alavancados em um curto espaço de tempo.


QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MÉTRICAS PARA AVALIAR O DESEMPENHO DA CAMPANHA?

 

Como já falamos, não adianta criar a campanha no Google Adwords e esperar que os resultados melhorem sozinhos.


É preciso acompanhar o desempenho e focar em ações de otimização.


Para isso, você precisa conhecer os KPIs (ou Key Performance Indicators, também conhecidos como indicadores de desempenho). Entre os principais deles, estão:


Taxa de cliques



Quando se cria um anúncio, espera-se que muitas pessoas cliquem em seu link para ser direcionadas às páginas de destino. Então, nada mais interessante do que avaliar a taxa de cliques.


Também chamada de CTR (Click Through Rate), essa taxa de cliques mostra a relação entre a quantidade de vezes que o seu anúncio foi mostrado e quantos cliques ele recebeu.



Se o CTR está baixo, seu anúncio não tem uma boa eficiência, seja por estar direcionado ao público-alvo errado, conter um texto pouco atrativo, ou demais possibilidades.


Já se o CTR estiver alto, significa que muitas pessoas estão sendo efetivamente impactadas e direcionadas à página de destino.


Para calcular esse indicador na campanha no Google Adwords basta dividir o número de cliques pela quantidade de aparições do anúncio, multiplicando-o por 100 para encontrar o resultado em percentual.


Custo por clique



O custo por clique é outro indicador de desempenho importante. Ele mostra a relação de custo por cada novo potencial cliente que é direcionado ao site ou outro domínio da marca.


Para calculá-lo basta dividir o total investido no anúncio pelo número de cliques. Se o valor estiver alto, você precisa criar um anúncio mais atrativo, alterando título, imagens, texto ou outros elementos.


Taxa de conversão



A taxa de conversão é um indicador que relaciona a quantidade de visitantes no site e o volume de pessoas que tomam uma determinada ação esperada, seja fechar uma compra, assinar uma newsletter ou preencher um formulário.



Isso é muito importante para que você identifique se as suas estratégias estão, realmente, fazendo com que o público tome a ação desejada.


Caso queira descobrir a sua taxa de conversão em vendas, por exemplo, basta dividir o número de pedidos feitos pela quantidade de visitas, sempre levando em consideração um período específico de análise.


Taxa de rejeição



Por fim, monitore a taxa de rejeição das páginas do seu site. Esse indicador mostra a quantidade de pessoas que entram e saem de uma mesma página dentro do seu domínio, sem buscar outras informações.



Se a taxa de rejeição de uma página está alta, ela pode conter algum erro ou não apresentar o conteúdo esperado pelo público, necessitando de ajustes.



COMO APRIMORAR OS RESULTADOS?

 


Agora que já viu como acompanhar os indicadores de desempenho em uma campanha no Google Adwords, mostraremos três dicas para que você busque melhores resultados. Veja:


Use a palavra-chave no texto do anúncio



A palavra-chave é um elemento fundamental em qualquer estratégia digital, os mecanismos de busca avaliam esse termo e o colocam em destaque para apresentar respostas mais relevantes às procuras dos usuários, nas campanhas de Adwords, não é diferente.


Por isso, faça uma boa pesquisa da palavra-chave e a utilize no texto do seu anúncio.

Isso pode aumentar o interesse do seu público, fazendo com que a taxa de cliques se eleve e mais pessoas sejam direcionadas ao objetivo.


Aposte na segmentação do público



Outra importante dica para melhorar o desempenho é apostar na segmentação do público-alvo. Grosso modo, estamos falando de uma estratégia de investimento.


Você deverá aplicar um determinado valor para que seus anúncios apareçam em destaque no momento das buscas.


Então, nada mais interessante do que direcionar sua campanha para quem, de fato, pode ter interesse nos seus produtos ou serviços.


No momento de criar a campanha, certifique-se de estabelecer uma segmentação do público, incluindo características como faixa etária, interesses, localização geográfica e demais dados relevantes.



A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos clientes.

Fale com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua empresa com o marketing digital!

Acesse nosso site para saber mais - http://acmdigital.com.br/


Central de Atendimento - (11) 2228.2871



 






Acm Marketing Digital

Desenvolvedor

Somos Profissionais da Internet Temos Condições de Ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes.

0 comentários :

Postar um comentário