Como
usar a função Stories das redes sociais para alavancar seu negócio.
Redes sociais
populares como Facebook, Instagram e WhatsApp têm adotado o Stories, um recurso
que permite ao usuário postar vídeos curtos e fotos de momentos do seu dia
de um jeito mais informal. A ferramenta surgiu com o Snapchat, aplicativo bastante
popular, principalmente entre os mais jovens, e acabou indo parar na
concorrência também.
Em linhas gerais, a ideia do Stories,
que em inglês significa “histórias”, é que você compartilhe um pouco da sua
rotina.
Se você
empreende, provavelmente já utilizou as redes sociais para divulgar seus
produtos ou serviços. E por isso já sabe que quanto mais canais de comunicação existir
entre você e seus clientes, melhor.
Muitos empreendedores utilizam exclusivamente o WhatsApp. Por
meio dele, é possível enviar fotos e mensagens e divulgar seu trabalho de
forma mais direcionada.
Mas apostar em outras redes sociais – ainda mais com novas ferramentas –
pode ser uma forma de conquistar mais clientes. O Facebook oferece uma série de
recursos para empresas promoverem suas páginas, enquanto o Instagram já conta
não apenas com a ferramenta Stories, como também com a possibilidade de você
criar um anúncio.
Como funciona a função
Stories?
O Snapchat funciona
assim: usuários trocam mensagens em fotos e vídeos visíveis por, no máximo, 10
segundos. Eles podem selecionar para quais amigos querem enviar a imagem, ou
compartilhar com toda a sua rede de seguidores. Após 24 horas, os conteúdos
desaparecem do perfil. O aplicativo chama essa função de “Minha História”.
Em 2016, o Instagram passou a utilizar a mesma função, chamando-a de
Stories. O aplicativo é bastante usado para divulgar produtos e serviços. Com o
Stories, mais marcas estão interessadas em fazer divulgação de seus produtos
pela plataforma.
Além do perfil
e de anúncios, o Instagram permite que as empresas façam vídeos ao vivo por
meio do recurso Stories, algo que o Snapchat não permite, por exemplo.
Recentemente, o WhatsApp também
adicionou a função Stories ao aplicativo. Usuários podem postar fotos e vídeos
com até 45 segundos, que são visualizados pela sua lista de contatos. Em 24
horas, o conteúdo desaparece, como no Snapchat.
O Facebook foi
a última rede social a adicionar a ferramenta, que funciona exatamente como o Instagram
Stories e o Snapchat. Assim como seus antecessores, é possível adicionar
filtros e emojis na hora de editar as imagens e os vídeos, bem como marcar
perfis de terceiros, como daquela cliente especial ou mesmo de um fornecedor
parceiro, por exemplo.
Dicas
para a usar o Stories
1 – Lançamentos de produtos
A função Stories pode ser utilizada para apresentar
novos produtos aos seus clientes. A ferramenta trabalha com fotos e vídeos,
então faça boas imagens do que você pretende lançar.Se preferir fazer um
vídeo, poderá criar uma sequência de pequenas histórias de pessoas utilizando,
consumindo ou apresentando o produto. Mas invista em produções bem feitas para
que o tiro não saia pela culatra.
2 – Bastidores
Como os seus produtos são criados? Como é o dia a dia
no seu ateliê de costura? Como seus sorvetes artesanais são feitos? Mostrar
pequenos detalhes do cotidiano do seu negócio para consumidores poderá sanar a
curiosidade e fidelizar novos clientes. Revelar os bastidores aproxima os
consumidores e mostra o lado “humano” do negócio. É uma boa forma de gerar empatia.
3 – Faça pequenas
promoções
Como as histórias do Stories ficam online por um
período limitado de tempo, é possível usá-las para fazer promoções de produtos
ou serviços selecionados. Por exemplo, os primeiros 50 usuários que
visualizarem o vídeo e entrarem em contato pelo aplicativo que você está
usando, Facebook, Instagram ou WhatsApp, ganham cinco sorvetes do novo sabor
que você está lançando. Limitar a promoção para “apenas os 50 primeiros” ou
“válida por apenas 24 horas” gera uma certa adrenalina no usuário e é
divertido.
4 – Saiba quem é seu usuário
Uma das vantagens
do Stories no WhatsApp, Facebook, Instagram e Snapchat é visualizar os
seguidores que viram cada uma das histórias. Fique de olho nas pessoas que
sempre visualizam, entre no perfil delas, interaja e ofereça descontos
especiais quando possível. O tratamento mais pessoal poderá te ajudar a
fidelizar clientes, o que é muito interessante para o seu negócio.
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