O que não posso deixar de acompanhar?

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O que não posso deixar de acompanhar?

Você saberia responder como está a performance da sua equipe comercial? Infelizmente, muitos gestores de marketing desconhecem essa realidade, porém, é possível reverter essa situação se houver um olhar voltado para as métricas de vendas.

Essas métricas são informações que permitem identificar e analisar o desempenho da empresa, e são elas que mostram tanto os pontos fortes como as falhas mais críticas. Isso permite uma visão abrangente e a possibilidade de fazer ajustes em tempo hábil.

Pensando nisso, listamos as principais métricas para você observar. Continue acompanhando:

Objetivos e metas do negócio

Estabelecer os objetivos do negócio é uma ação indispensável para assegurar que cada colaborador tenha consciência da sua responsabilidade na empresa. Mas, como medir o objetivo?

Primeiro, convém levar em consideração que ele pode ser quantitativo — como o número de leads convertidos — ou qualitativo, como o propósito de melhorar o atendimento, por exemplo.

Para saber como alcançar o que foi estabelecido, é preciso determinar as metas, ou seja, os números que a sua equipe tem que produzir em um determinado período. Por esse motivo, cada um deve ter um objetivo particular. O seu papel é acompanhar se tudo está se encaminhando para gerar um resultado satisfatório.

Ticket médio

Esta métrica revela a média de lucro que o vendedor consegue por cada negócio fechado. Ela é muito útil para você identificar os colaboradores que se destacam sob o ponto de vista da estratégia aplicada.

Para calcular o ticket médio individual, basta dividir a receita gerada pela quantidade de vendas que o profissional fechou no período. Se alguém estiver com o número abaixo da meta, é sinal que precisa melhorar o desempenho. O mesmo procedimento pode ser feito para medir o resultado da equipe toda.

Taxa de conversão

Como você sabe, o usuário passa por diversas etapas até se tornar cliente, e é por isso que a taxa de conversão existe: para indicar quantos leads se tornaram clientes de forma rápida e prática.

Para calcular, é preciso considerar o número total de leads na lista de cada profissional de vendas, multiplicar pela quantidade de prospects convertidos e dividir por 100. Por exemplo: se o vendedor tem 200 leads e converte 20, sua taxa de conversão é 40.

Esses números variam bastante de uma empresa para outra, pois o tipo de serviço ou produto oferecido, além do perfil do público, influencia nos resultados. É preciso ficar de olho nessa métrica para monitorar a rentabilidade do seu negócio.

Ciclo de venda

Toda organização tem um ciclo de venda diferente para cada tipo de produto e isso significa o tempo total gasto para finalizar uma transação. Conhecer a duração desse percurso ajuda você, a saber, quantos dias leva para o usuário se tornar cliente.

Esse acompanhamento influencia positivamente no processo da venda, na gestão das reuniões de negociação e também em outras práticas. Caso algum vendedor feche o contrato de forma mais rápida que o tradicional, é interessante consultá-lo sobre o método utilizado e repensar o modelo antigo.

Como você viu conhecer e analisar as métricas de vendas é uma atitude que deve ser colocada em prática para promover o sucesso da sua empresa. Sem esses indicadores, gerenciar é como guiar um automóvel de olhos vendados.


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