Converta visitantes em leads.

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Converta visitantes em leads.

O primeiro passo para conseguir captar e converter seus leads em clientes é entender todo o processo de vendas, e, por isso, como primeira forma de converter visitantes, precisamos pensar no Inbound Marketing.

O Inbound transformou o mercado. Antes dele, o processo de vendas era concentrado no produto. Um vendedor insistente e intrusivo fazia contato direto com o público-alvo da marca apresentando aquele item.

Muitas vezes, o contatado nem mesmo tinha o conhecimento a respeito do que tratava o produto ou dos motivos de por que ele deveria possuí-lo. Todo o resultado estava condicionado ao poder de persuasão do vendedor.

Então, o Inbound mudou esse cenário e colocou o foco no cliente. Com a expansão do acesso à internet, ficou muito mais fácil compartilhar experiências e conhecimentos.

Os consumidores passaram a buscar dados antes de comprar uma solução, justamente para embasar a sua decisão e torná-la mais certeira.

Nesse contexto, as empresas enxergaram a necessidade de compartilhar as informações, criando uma jornada de compra e nutrindo os seus potenciais clientes com o conhecimento necessário.

Todo cliente deve percorrer essa jornada, que começa com um simples desconhecido. Ele é atraído para o site ou blog com conteúdos relevantes e passa a ser um visitante.

Esse visitante encontra diversas opções para preencher seus dados e se cadastrar na empresa, processo de geração de leads. Esses leads serão fomentados com conteúdos relevantes até que estejam preparados para concretizar uma compra, tornando-se clientes.

Observando a jornada, conseguimos perceber que os estágios devem seguir a sequência descrita, pois cada um deles se relaciona a um material adequado. É como um conjunto de engrenagens que faz movimentar todo um sistema. Se uma peça falhar, todo o resultado será comprometido.

Por isso, no próximo tópico, vamos indicar o que fazer para converter os visitantes em leads.

Crie conteúdos relevantes

No tópico anterior, nós falamos sobre o Inbound Marketing e como ele transformou o mercado na forma de converter visitantes. O coração desse processo é a geração de conteúdo relevante!

Seu público-alvo procura por informações que os ajudem a entender suas necessidades, identificar as oportunidades, avaliar as melhores soluções e escolher as ofertas que mais os satisfazem.

Então, se eles estão nessa busca, a empresa que conseguir oferecer todas essas informações de forma clara e objetiva sairá na frente e poderá conquistar a preferência no momento da compra.

Explore cada tipo de conteúdo

Para uma boa geração de leads, você deve criar e divulgar conteúdos de qualidade. Mas existem vários tipos de conteúdo, e cada um deles possui características e oportunidades diferentes.

Você pode criar artigos como este que está lendo, e-books completos e infográficos com dados interessantes sobre o seu mercado ou sobre um tema específico.

O blogpost, por exemplo, pode ser utilizado para atrair um desconhecido até o seu site. Você pode escrever um artigo que desperte a curiosidade do leitor e que faça com que ele se interesse por mais informações.

O e-book já é um guia, um material mais completo e elaborado. É uma excelente ferramenta para transformar os visitantes em leads. Você pode, por exemplo, condicionar a leitura do e-book ao preenchimento de um cadastro, com nome e e-mail. Assim, aquele contato passa a entrar na sua lista de potenciais clientes.

Já o infográfico é muito interessante para transmitir dados sobre um determinado assunto. É uma comunicação mais objetiva e direta. Você pode divulgar números e resultados de pesquisas, atraindo a curiosidade do leitor e criando uma boa nutrição dos leads.

Elabore CTAs chamativos

O CTA — Call To Action — é a chamada para ação. Ao final de um conteúdo, seja ele um blogpost, e-book, infográfico ou qualquer outro, indique para o seu leitor o que ele deve fazer.

O CTA vai depender do objetivo de cada conteúdo. Se você deseja que o seu leitor curta as suas páginas nas redes sociais, por exemplo, indique isso. Já se o objetivo é o compartilhamento, mostre esse caminho. Outra possibilidade interessante é indicar outro material, para que o lead continue o seu aprendizado.

Agora, se você acredita que aquele contato já está pronto para baixar um e-book e ter acesso a um conteúdo mais específico, leve-o até uma landing page, peça seus dados de contato e disponibilize o conteúdo. Falaremos das landing pages a seguir.

Construa landing pages eficazes

A landing page tem papel fundamental na geração de leads na hora de converter visitantes. Ela representa o local onde o visitante será, efetivamente, transformado em lead. Infelizmente, muitas empresas pecam nesse ponto.

Elas criam o conteúdo relevante, disponibilizam-no em grandes canais de comunicação, mas não se atentam para a obtenção dos dados de contato. Então, como nutrir um lead e depois convertê-lo em cliente se você não sabe quem ele é?

Para criar landing pages eficazes, você deve manter todo o foco do seu leitor em preencher os campos de cadastro. Crie um ambiente limpo, atrativo. Retire os menus e as outras opções do seu site.

Feito isso, peça somente os dados realmente necessários, aqueles que você precisa para entrar em contato. Se você acha que somente o nome e o e-mail são suficientes, concentre-se nisso.


Um ponto que deve ser observado é que o preenchimento de um formulário deve ser uma troca entre o visitante e a empresa. Ao pedir que ele forneça seus dados, dê algo em troca.

Por exemplo: “complete o cadastro para baixar nosso e-book”. Certifique-se de que, depois do cadastro, o lead receba aquilo que foi prometido!

A geração de leads é um processo extremamente importante para o sucesso do seu negócio. Os leads são os potenciais clientes da sua marca, que devem ser nutridos com conteúdos relevantes, a fim de percorrer toda a jornada de compra e se tornar clientes, ou até mesmo promotores da marca.

Crie conteúdos relevantes, que ajudem seu público a tirar as dúvidas e embasar suas decisões. Explore cada tipo de conteúdo. Um blogpost, um e-book ou um infográfico, cada um deles representa um potencial para gerar e nutrir seus potenciais clientes.

Elabore CTAs chamativos, indicando a ação que seu leitor deve tomar, e crie uma boa landing page, obtendo os dados necessários dos seus visitantes.

Seguindo essas dicas que fornecemos, você conseguirá converter seus visitantes em leads e manter todo o seu processo de vendas bem encaminhado.

A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos clientes.

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