Estratégias para vender mais com o email marketing.

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Estratégias para vender mais com o email marketing.

O email marketing pode parecer coisa do passado em tempos de social media e aplicativos de mensagens instantâneas em alta. Mas a verdade é que, mesmo com todas as inovações na área da comunicação, o email marketing continua sendo uma das mais eficazes maneiras de falar diretamente com seus clientes em potencial e aumentar as vendas rapidamente.

Mas não pense que basta escrever qualquer mensagem e enviar para seus contatos. Uma campanha de email marketing bem sucedida envolve muito planejamento, técnica e estratégia.


O que o email marketing pode fazer por mim?

O email marketing pode ser uma maneira de manter contato com clientes antigos, lembrando-lhes por que eles compraram de sua loja e mantendo-os atualizados sobre o que está acontecendo com sua empresa. É também uma forma de recompensar os clientes fiéis oferecendo descontos ou incentivar os clientes que não visitam há algum tempo a comprar na sua loja online


O formato de um email também oferece mais espaço para divulgar sua mensagem e dizer coisas que não cabem em um tweet de 280 caracteres, por exemplo. Mas qual é a melhor maneira de começar uma campanha por email e quais são algumas das melhores práticas de email marketing? Confira dicas rápidas e fáceis que ajudarão você a ajustar sua campanha e impulsionar suas vendas por meio de email marketing.


Personalize seus e-mails

Sempre que possível, direcione-se aos seus clientes pelo primeiro nome no seu email marketing. Se você não tiver essa informação, escreva o email com um tom familiar e amigável – como se estivesse mandando uma mensagem para seu melhor amigo. Emails personalizados costumam ter um retorno mais interessante do que aqueles escritos de maneira genérica.

Segmente os seus envios

Digamos que você tem uma lista com 10 mil contatos. É muito difícil que essas 10 mil pessoas tenham os mesmos interesses, morem nos mesmos lugares e procurem os mesmos produtos. Por isso, a menos que a sua empresa venda um único produto, é interessante que você organize listas de acordo com as informações que você possui sobre seus assinantes. Dessa maneira você poderá enviar emails segmentados de acordo com os interesses dos usuários – e, consequentemente, ter resultados muito mais interessantes com o email marketing.


Envie descontos em datas especiais

Os usuários respondem bem a descontos que são enviados a eles antes de eventos pessoais, como aniversários e aniversários de casamento. Naturalmente, você também pode tentar enviar descontos em todos os grandes feriados e datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Natal. Os emails da Black Friday e do Boxing Day tendem a ser bem recebidos porque as pessoas estão antecipando compras e pesquisando ativamente o que está em oferta.

Use um calendário de datas especiais para ficar à frente dos feriados

Não perca tempo na elaboração do email marketing do Dia dos Namorados no dia 11 de junho. Elaborando um calendário de 12 meses e planejando com antecedência os seus envios, você irá direcionar seu trabalho e economizar tempo, esforço e estresse.

Mostre novos produtos e ofereça pré-vendas

Apresentar sua nova coleção em um email e oferecer a oportunidade de pré-compra é uma forma de fazer com que os clientes fiéis se sintam recompensados ​​e, ao mesmo tempo, facilitar o seu trabalho. Ao organizar uma pré-venda você poderá organizar com antecedência o envio dos produtos e ter uma ideia do faturamento antes mesmo do produto estar pronto. 


Mostre os bastidores da sua empresa

Sua newsletter é uma excelente oportunidade para mostrar a seus clientes como é realmente o trabalho por trás da sua loja online. É também uma ótima maneira de interagir com seus clientes, o que ajuda a fortalecer seus relacionamentos. Não pense que emails como esse não ajudam a aumentar as vendas: as pessoas tendem a comprar mais das empresas que conhecem e confiam.


Continue vendendo, mesmo em emails transacionais

Emails automatizados, como confirmações de pedidos e notificações de envio, são esperados e abertos com mais frequência do que emails com um foco óbvio de vendas. Use essa oportunidade para promover seus outros produtos com uma seção de recomendação de “produtos relacionados”. Você também deve adicionar links para suas contas de mídia social nesses emails, pois eles não afetam diretamente a venda, mas ajudam sua empresa no geral.


Tenha uma caixa de inscrição bem visível em seu site

Você pode coletar endereços de email em uma caixa de inscrição posicionada junto ao seu conteúdo e em sua página Sobre Nós – se os clientes já demonstraram interesse em saber mais sobre sua empresa, eles vão gostar de receber as novidades em suas caixas de entrada.


Mas você também deve ter uma barra de inscrição no email em destaque na página da sua loja online para que sua lista de email, e consequentemente seu alcance, cresça o máximo possível. Convença seus clientes a se inscreverem oferecendo atualizações exclusivas e ofertas incríveis.

Use o email marketing para obter reviews

Os reviews dão às pessoas a confiança para clicar em “comprar” em seu site, mas eles são mais difíceis de conseguir do que você imagina. Ter um email automático enviado aos seus clientes alguns dias após o pedido deles é uma ótima maneira de coletar depoimentos. Se ninguém morder a isca, você pode adicionar um incentivo, como um sorteio ou um pequeno desconto na próxima compra.


No entanto, um email automático personalizado que peça às pessoas comentários sobre suas compras específicas, com a promessa de que você está ouvindo e compartilhará as resenhas, sejam elas boas ou ruins, geralmente funciona.

Envie newsletters para seus clientes
Manter contato com seus clientes por email pode ser assustador, então um bom começo é se comprometer a enviar uma newsletter por mês. Depois de começar, você pode aumentar sua frequência para o que achar melhor para sua empresa.


Não se esqueça de acompanhar a porcentagem de pessoas que estão abrindo seus emails e clicando para acessar sua loja. Essas informações valiosas fazem com que cada email enviado contribua para melhorar sua estratégia geral de email marketing!

Recompense os clientes fiéis

Como a maioria das coisas na vida, as vendas no comércio eletrônico geralmente seguem a regra 80/20 quando se trata de quem gera receita. Provavelmente uma grande parte de sua receita geral será proveniente de um pequeno número de clientes, e esses são os que você deseja recompensar, pois eles já estão mais propensos a se envolver com seus emails, resgatar seus cupons e repetir negócios.


Alguns especialistas recomendam dividir seus clientes em cinco níveis de acordo com a lealdade deles e segmentá-los de acordo com o nível de envolvimento deles com a sua marca. Você pode até não ter clientes suficientes para separá-los em 5 níveis, mas preste atenção em quem compra mais e envie incentivos por email.

Reconquiste os clientes perdidos

Configure emails automáticos para serem enviados a clientes que não visitaram sua loja virtual em 6 ou 12 meses. Esses emails de “sentimos a sua falta” devem oferecer um incentivo para clicar na sua loja online, como um desconto, mas muitas vezes é necessário um lembrete gentil de quem é sua marca e do que eles podem receber de você.


Algumas marcas, por exemplo, oferecem 20% de desconto aos clientes que não visitam o site há algum tempo. É mais provável que os compradores voltem se tiverem uma razão, e economizar dinheiro é um bom motivo. Oferecer um incentivo é uma maneira forte de mostrar que você se importa. O incentivo não precisa ser um desconto: pode ser frete grátis ou um pequeno brinde.


Coordene seu email marketing com outras campanhas de publicidade pagas
Nem todas as pequenas empresas podem pagar por publicidade – se você não pode, não se preocupe. No entanto, se você está pagando por publicidade, faça com que seus emails e sua  publicidade se relacionem.

Um estudo recente de um varejista dos EUA acompanhou usuários que viram emails de marketing e seus anúncios no Facebook relacionados. As pessoas que viram os anúncios coordenados do Facebook, bem como os emails, tinham 22% mais chances de fazer uma compra do que as pessoas que acabaram de ver um email. Esse é um motivo extremamente convincente para pensar “fora da caixa de entrada” e garantir que todos os seus esforços de marketing trabalhem juntos.

Construa oportunidades de conversão em seus emails para que as pessoas se acostumem a clicar
Ou, em outras palavras, construa muitas oportunidades para fazer as pessoas fazerem o que você quer. Pode ser algo pequeno como “siga-me no Twitter” ou grande como “torne-se um membro vitalício!”. Uma ótima dica é dar às pessoas algo de valor no email, pois elas vão querer clicar nele e se acostumar a receber links úteis e clicáveis ​​em seus emails. Você pode colocar um link para o seu e-book grátis ou outro conteúdo online gratuito, vídeos que você acha que seriam atraentes – qualquer coisa que os faça clicar no CTA (call to action, ou chamada para ação)!

Envie códigos de referência com seus emails
A maioria das pessoas deseja recomendar um produto a outras pessoas, mas poucas delas realmente o fazem, por isso é importante facilitar ao máximo que seus clientes falem aos outros sobre sua marca. Uma vez que o fazem, o crescimento das vendas é fácil, porque as pessoas confiam em referências de alguém que conhecem. Um bom exemplo são os emails da Uber: até mesmo os emails transacionais oferecem um código de referência na parte inferior e oferecem um incentivo para que você forneça o código a outra pessoa e recomende o serviço. Os usuários que usam códigos de referência recebem descontos ou incentivos e o amigo que acabou de se tornar um novo cliente também o faz – quem não gostaria de participar?

Use o senso de urgência a seu favor

As pessoas querem evitar perder oportunidades a todo custo, então tente enviar um email para seus clientes fiéis dizendo que eles têm um valor em crédito de loja para gastar nas próximas 24 horas. Em vez de 10 ou 20% de desconto – que muitas vezes não atraem os clientes, pois gostam de ouvir grandes porcentagens – seus clientes sabem exatamente quanto dinheiro livre estão perdendo por não agir rapidamente. O aumento da urgência também é um excelente motivador psicológico para aumentar as vendas.

Agradeça
Parece simples, mas um sincero obrigado faz com que todos se sintam bem e ajuda você a se conectar emocionalmente com seus clientes. Se você é grato por todos os seus inscritos, informe-os. Você não precisa enviar um email inteiro dedicado a agradecê-los, mas deixe que sua gratidão apareça nas suas mensagens. Também é útil enviar um agradecimento a seus clientes depois que você atingir um marco para incluí-los em seus sucessos.



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