Marketing digital nesse segundo semestre.

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Marketing digital nesse segundo semestre.

Já sabemos que os vídeos ganharam o seu espaço na internet. Basta olhar o feed do Facebook ou as conversas no WhatsApp para ver que eles dominaram o conteúdo digital.

Dentro de uma estratégia de vídeo marketing, um dos tipos de conteúdo mais envolventes são as lives. Quem nunca assistiu à transmissão ao vivo de um show, um jogo, uma palestra ou simplesmente uma conversa com um influenciador?

Cada vez mais esse tipo de vídeo ganha destaque na internet. Facebook e YouTube foram as primeiras redes a se lançar no streaming ao vivo. O Facebook ainda criou uma plataforma específica para vídeos, o Watch, que estimula as interações com as transmissões em tempo real.

No Instagram, também é possível fazer transmissões ao vivo nos Stories, que destacam esses vídeos à frente de outras publicações e ainda enviam notificações aos usuários quando a live começa.

O LinkedIn também deu um passo importante na direção das transmissões ao vivo e, no primeiro semestre de 2019, lançou o LinkedIn Live. Portanto, se você ainda não usou esse tipo de conteúdo nas suas estratégias de marketing, experimente no segundo semestre de 2019.

Não sabe muito bem o que você pode exibir nas suas lives? Veja agora algumas ideias que servem para todo tipo de negócio:

entrevistas com especialistas do mercado (podem ser, inclusive, os colaboradores da sua empresa!);
anúncios de novidades da sua empresa (mas precisam ser realmente relevantes para o público, ok?);
tutoriais sobre os seus produtos;
webinars sobre temas da sua área de atuação;
perguntas e respostas (Q&A) com os seguidores;
bastidores da empresa, do dia a dia dos colaboradores, do processo de produção, da gravação de um comercial;
eventos e shows dos quais a sua empresa participar (como ouvinte, apoiador, patrocinador etc.).
O mais bacana dos vídeos ao vivo é a autenticidade. Como não há possibilidade de editar antes de ir ao ar, a gravação é mais espontânea e descontraída, como uma conversa com o público. Então, não tenha medo de errar — aí está o grande diferencial das lives.


Se há tanto conteúdo na internet, você precisa produzir materiais que sejam realmente valiosos para o seu público. Mas relevância não significa apenas encontrar um assunto que interesse aos leitores — é preciso aprofundar os temas, explorar diferentes formatos, utilizar fontes confiáveis e, assim, gerar um valor que nenhum outro conteúdo ofereça.

Portanto, vá além dos conteúdos superficiais. Textos mais longos costumam ter bastante engajamento, mas não apenas porque têm mais palavras, e sim porque trazem mais profundidade.

Para tornar os seus conteúdos únicos, aborde a experiência da sua empresa, apresente cases ou entreviste colaboradores que são especialistas em suas áreas. Esse tipo de conteúdo só poderá ser encontrado nos seus canais!

Outro ponto importante é embasar as informações dos conteúdos em fontes atualizadas e confiáveis, como estudos de instituições reconhecidas ou grandes portais de notícias. Isso traz mais credibilidade ao texto (e mostra que os dados não foram tirados da sua cabeça).


Para baixar, eles informam o e-mail em troca do material. É com essa estratégia, então, que os conteúdos conseguem converter visitantes do site ou blog em leads, que serão nutridos no funil de vendas.

Para isso, as empresas costumam usar e-books. Esse tipo de conteúdo, apesar de ser bastante eficiente para nutrir leads no meio do funil, não é o único tipo de material que você pode entregar aos visitantes. Existem outros materiais que também são bastante relevantes, e são até mais fáceis de produzir, mas não são tão usados. Por exemplo:

templates;
checklists;
planilhas;
guias;
pesquisas.


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