O que é SEO.

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O que é SEO.

Vejamos então cada um destes itens para que você possa ter uma noção de o que é SEO e como ele funciona, para então conseguir gerar mais tráfego orgânico para o seu site e se colocar entre os primeiros resultados das páginas de respostas do Google.

Situando o SEO no marketing de busca

As páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, por exemplo, são divididas em duas áreas distintas, a de resultados pagos e a de resultados orgânicos.

Na área de resultados pagos, aqueles que são exibidos logo no início e ao final das páginas de respostas do Google, são exibidos links de empresas que pagaram para figurar logo entre os primeiros links listados quando é feita uma pesquisa no buscador.

Na área logo abaixo, na seção de resultados orgânicos são listadas páginas, que em função de sua relevância, são classificadas nestas posições. É justamente nesta área que o SEO faz toda a diferença. Para estar listado nas primeiras posições, não é preciso pagar nada, basta ser relevante.

O que significa SEO?

SEO é o acrônimo para a expressão em inglês Search Engine Optimization, otimização para ferramentas de busca, um conjunto de técnicas que visam colocar as páginas de um site em posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, Bing e Yahoo.

Como o bom posicionamento nas SERPs – Search Engine Response Pages, é fundamental para uma boa exposição neste canal, o SEO é considerado uma das principais ferramentas do marketing de busca.

Como funciona a otimização de sites para ferramentas de busca

Agora que você já sabe o que é SEO, vamos ver como ele funciona. Como dito anteriormente o SEO reúne um conjunto de técnicas, que quando aplicadas a um site, possibilitam que suas páginas sejam listadas logo no início da área de resultados orgânicos das páginas de respostas dos buscadores.

Estas técnicas são aplicadas em diversas dimensões do site, e devem trabalhar de forma integrada para que produzam a exposição desejada nas ferramentas de busca. Para que você possa entender melhor o funcionamento do SEO, vamos em primeiro lugar conhecer os pilares do processo de otimização de sites para ferramentas de busca.

Os pilares de SEO

Vamos começar a nossa explicação sobre o que é SEO por seus pilares, ou seja os conceitos fundamentais para que um site seja considerado pelo Google como mais relevante do que outros.

A relevância de um site tem como pilares os seguintes pontos:

Reputação do site – Conceito técnico do site junto aos buscadores, como estabilidade do provedor de hospedagem e estrutura de programação;

Autoridade do site – Relevância do site e seu conteúdo dentro do seu campo semântico em que se situa;

Popularidade do site – Quantidade de links de qualidade e dentro da mesma dimensão temática que apontam para o site.

Em nosso curso de SEO sempre faço questão de deixar claro que tentar fazer o trabalho de otimização sem compreender e levar em consideração estes pilares é uma verdadeira perda de tempo, pois o SEO moderno prioriza estes conceitos.

Os fatores de SEO

Visto o que é SEO em termos dos conceitos envolvidos, é hora de tratarmos das dimensões do trabalho de otimização para ferramentas de busca em um site.  É nesta etapa que aplicamos um conjunto de regras que vão da estrutura até formatação do conteúdo.

SEO de Estrutura – Um conjunto de técnicas que são aplicadas à estrutura do site, indo desde o relacionamento entre seções e páginas, até recursos técnicos específicos como mapas do site e outros que afetam seu posicionamento nas ferramentas de busca;

SEO Onpage – Técnicas que são aplicadas basicamente no conteúdo do site e sua estrutura, como a escolha da palavra-chave, URLs amigáveis, meta tags, tags de ênfase, imagens e estrutura de links internos e externos de cada página;

SEO Offpage – Técnicas que são aplicadas para promover a popularidade digital do site através da criação de links de qualidade apontando para o site, reforçando assim seu relacionamento com outros elementos online e a relevância do site.




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