Tendências em marketing digital para 2021.

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 Tendências em marketing digital para 2021.


A cada ano vão surgindo novas tecnologias que influenciam diversos aspectos do cotidiano das pessoas e também das empresas. Uma das áreas mais afetadas positivamente pelo uso de novas tecnologias é o marketing digital. Ter um marketing digital de qualidade na empresa ou até mesmo ser um profissional da área requer estar dentro do que há de mais recente entre as tecnologias que podem aproximar o cliente de uma empresa, marca ou negócio.


Entender quais são as tendências de tecnologias e o marketing digital associado a tais recursos é uma forma de planejar quais ações serão tomadas ao longo de 2021 e como extrair o máximo de produtividade delas. Saber quais são as tendências de marketing digital é uma etapa crucial para compreender os novos comportamentos dos consumidores, como eles relacionam-se com uma marca, empresa, produto ou serviço além de saber exatamente como atrair mais pessoas através das melhores ferramentas que o marketing digital possui.


Para que a empresa entenda perfeitamente o comportamento não linear dos clientes será preciso usar estratégias de automação de marketing para o marketing digital. Se não houver uma ferramenta desse tipo como ponto central para desenvolver as estratégias corretas, será quase impossível analisar e compreender o comportamento dos clientes. Por isso, a automação de marketing também é uma tendência para o marketing digital em 2021.


A automação do marketing é justamente uma ferramenta para que as ações e estratégias de marketing digital sejam aperfeiçoadas de acordo com o comportamento dos consumidores. Além de anúncios direcionados em redes sociais também será importante desenvolver métodos de interação personalizados de acordo com o interesse dos clientes de forma a atingir as demandas de cada um deles.


Gerenciador de tags do Google


A essa altura já está claro que as tendências de marketing digital para 2021 giram em torno do conhecimento do comportamento dos consumidores. Dessa forma, será importante utilizar novos recursos e também tecnologias já conhecidas para alcançar esse objetivo. Com isso, um dos destaques é o gerenciador de tags do Google que deve continuar sendo utilizado com inteligência para fortalecer o marketing digital.


O gerenciador de tags do Google é um serviço bastante eficiente, pois com algumas ferramentas simples será possível rastrear e entender o comportamento dos usuários em uma loja virtual, por exemplo. E a finalidade é ainda mais simples, pois uma vez que o padrão de comportamento foi conhecido basta compartilhar esses dados com plataformas de anúncios como Google Analytics, Google Ads, Facebook Business Manager e o cliente estará recebendo anúncios direcionados para compor a jornada não linear da sua compra ou engajamento com a empresa.

Acompanhamento de conversão off-line


As lojas físicas ainda são uma realidade e, em muitos casos, são a principal fonte de receitas de muitas empresas que também no mercado digital. Por isso, será muito importante analisar o processo de conversão off-line. Esse processo é nada menos que os efeitos que o marketing digital da loja online reflete para a loja física. Em outras palavras, a conversão off-line é a compra feita em um estabelecimento físico que foi gerado a partir de uma campanha do marketing digital.



Apesar de ser um campo relativamente novo esse tipo de monitoramento já vem ganhando bastante espaço e surge como tendência de ferramenta para o marketing digital. Já existem empresas capazes de vincular os resultados do marketing digital as compras off-line. Visando acompanhar essa evolução empresas como Google e Facebook já estão desenvolvendo ferramentas para rastrear as conversões off-line.


Marketing de pesquisa por voz


O grande crescimento no número de pessoas adquirindo dispositivos de voz seja para a residência ou um escritório abriu um novo flanco para o marketing digital que é justamente o marketing de pesquisa por voz. 


E como o consumidor vai mudando o seu comportamento de acordo com o lançamento de novas tecnologias com os dispositivos de voz não foi diferente. Com isso, o dispositivo que antes era utilizado para escutar música ou acender a luz do quarto hoje pode ser utilizado para montar uma lista de compras e encontra o melhor estabelecimento para efetuar a compra.


A expectativa é que os dispositivos de voz possam ser utilizados para o desenvolvimento de campanhas de marketing digital levando em consideração informações, dados e preferências de compras feitas anteriormente.


Dessa forma, de acordo com as novas tendências expostas nesta matéria o mais importante a destacar é que tanto empresas como profissionais de marketing digital devem sempre estar atentos às novas tecnologias disponíveis no mercado. São essas tecnologias e tendências que devem moldar as ações e ferramentas que serão utilizadas para agregar valor ao marketing digital e engajar os clientes.


Além disso, há uma grande quantidade de ferramentas e ações a serem utilizadas, pois além das tendências para os próximos anos ainda existem métodos já conhecidos que continuam eficientes. Por isso, escolher as ferramentas e ações que melhor se adaptam a necessidade e realidade da empresa também são passos importantes para fazer do marketing digital o principal aliado para atrair novos clientes.



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